Política
Com 30,3% de intenção de voto empresário do agronegócio, lidera pesquisa para prefeito em São Félix do Araguaia
As eleições no município de São Félix do Araguaia começa a se definir com nomes que despontam na corrida eleitoral deste 2020. Um desses nomes segundo pesquisa e do advogado Dr. Acácio Alves (PROS), que tem se demostrado otimista pelo apoio nas ruas e com prestígio com alguns deputados estaduais que vem dando apoio na sua corrida.
O segundo vice presidente da Assembleia Legislativa deputado João Batista, Presidente Estadual do (PRÓS) tem apoiado Dr. Acácio Alves fortalecendo ainda as politicas publicas na região.
Nesta semana o INFOPH Pesquisa e Consultoria realizou uma pesquisa eleitoral em São Félix do Araguaia – MT para avaliar o quadro político no município. As amostras foram colhidas nos dias 24 e finalizadas 30 de outubro, dezesseis dias das eleições 2020.
A pesquisa foi realizada na amostragem estimulada e espontânea, foram ouvidas 300 pessoas, com idade entre 16 e 70 anos, em vários pontos, da cidade. A margem de erro é de 4,98 pontos percentuais e a intervalo de confiança é de 95%.
O empresário, advogado e candidato do (PROS) lidera a pesquisa para a prefeitura de São Félix do Araguaia – MT. Apoiado pelo Deputado Estadual Max Russi (PSB) e o Candidato a Senador por Mato Grosso, Euclides Ribeiro (Avante).
O cenário aponta Dr. Acácio Alves (PROS), com 30,3% das intenções de voto, na estimulada. Em seguida, aparece a atual prefeita Janailza Taveira (SD) com 28,0%, seguido do candidato do MDB, Uslei Gomes, com 13,0%.
Em quarto lugar na pesquisa aparece Dr. Almir, com 4,3% das intenções de voto, depois vem o Antonio Bezerra, com 1,0% e Marcos Miranda (PP7), com 0,5%.
Já para o senado, Fávaro (PSD) 14,3 % das intenções de voto, depois Valdir Barrando (PT) com 10,6%, seguida pela Cel. Fernanda (Patriota) 9,0%, Nilson Leitão (PSDB) com 8,3%, Euclides Ribeiro (Avante) aparece com 6,0 %, Pedro Taques (Solidariedade) com 3,0%, José Medeiro (Podemos) 1,3%, Sgt. Elizeu 3,0%, Reinaldo (PSC) 0,3% e ão souberem em quem votar 44,0%.
A questão apresentada aos eleitores foi sobre como votaria o eleitor se as eleições fossem hoje. “Se as eleições fossem hoje, em quem você votaria para vereador, prefeito de São Félix do Araguaia e senador por Mato Grosso?
Com proximidade das eleições 2020, época em que os partidos e as lideranças começam a se organizar para as eleições. Portanto, muitas pesquisas são realizadas em todos os municípios pelos grupos políticos que pretendem disputar, algumas são mantidas em sigilo, pois contém dados qualitativos fundamentais para o sucesso das campanhas.
Veja abaixo os gráficos e a lista dos candidatos à vereadores e prefeitos de São Félix do Araguaia e Senadores Por Mato Grosso.
Clique aqui


Política
Secretário vê risco em reabrir escolas e afirma que neta estudante foi infectada
Andhressa Barboza/ rdnews
O retorno das aulas presenciais em Mato Grosso não deve ocorrer em breve. Com risco alto de contaminação pela Covid-19, as escolas são locais críticos para espalhar o vírus e preocupa autoridades como o secretário chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho. Ele relata ter visto toda sua família ser infectada após sua neta de apenas 4 anos, que estava frequentando a escola, ficar doente e acabar contaminado parentes próximos.
“Na minha família, até dias atrás, estavam todos contaminados e quem trouxe o vírus para casa foi minha neta de 4 anos que estuda em uma escola privada”
Chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho
Ele contou o caso, que é recente, após ser questionado sobre um Projeto de Lei que tramita na Assembleia que prevê a inclusão das instituições de ensino públicas e privadas na lista de serviços essenciais.
“Eu tenho muita dúvida com relação a isso. Na minha família, até dias atrás, estavam todos contaminados e quem trouxe o vírus para casa foi minha neta de 4 anos que estuda em uma escola privada. Então, tenho muita dúvida com relação ao retorno das aulas”, alertou.
Na última semana, o governador Mauro Mendes (DEM) sinalizou que não deve sancionar o projeto que já passou em primeira votação pela AL. Ele também alertou, sem citar o caso de Carvalho, que crianças podem ser infectadas e contaminar parentes.
“Você pega uma escola estadual como a presidente Médici, tem 2 ou 3 mil alunos uma escola dessa. Como vamos fazer? Temos que avaliar cientificamente e eu não gostaria de dar a minha opinião, até pelo que aconteceu com a minha família, mas é uma situação que vamos avaliar com muito carinho”, ponderou Mauro Carvalho.
Em relação ao PL, o secretário preferiu não ser direto em defender uma postura contrária. Mas quis deixar evidente o risco de abrir escolas em um momento crítico para a saúde pública que está em colapso há mais de um mês. Já são mais de 8,4 mil mortos pela doença no Estado e, diariamente, a fila de espera de pessoas graves que aguardam vaga em UTI passa de 100 pessoas.
“Eu não conversei com o governador sobre essa situação (do PL), mas isso merece um estudo bem aprofundado para que a gente não cometa nenhum ato que vá prejudicar as pessoas. Os critérios precisam ser pensados com muito equilíbrio”, concluiu.
-
Polícia7 dias atrás
Após denúncia de técnica, PM cobra do MP investigação de morte de major em Cuiabá
-
Saúde7 dias atrás
Vacina inédita contra HIV tem resultados promissores
-
Brasil / Mundo7 dias atrás
Lula ultrapassa Bolsonaro na corrida para 2022
-
Polícia7 dias atrás
Operação prende 353 e aplica R$ 629 mil de multas por aglomerações em MT
-
Política7 dias atrás
No auge da pandemia, AL aprova retorno de aulas presenciais em escolas de MT
-
Saúde7 dias atrás
MT bate novo “recorde macabro” e registra 128 mortes em 24 horas
-
Cidades7 dias atrás
Cuiabá recebe mais 22,5 mil vacinas
-
Política7 dias atrás
Deputado exige ajuda do agro em MT: “para eleger senador são bons”