conecte-se conosco


Mato Grosso

Ciopaer ministrará palestra em Congresso Internacional de Ciências Policiais

Publicado

O Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer-MT) ministrará uma palestra sobre a atividade da aviação policial em Mato Grosso durante o 1º Seminário de Operações Aéreas. A capacitação faz parte do Congresso Internacional de Ciências Policiais que é promovido pela Polícia Militar do Distrito Federal. O evento será realizado de 05 a 07 de dezembro em Brasília.

Três pilotos e dois tripulantes da unidade apresentarão práticas com o tema padrão operacional que aborda assuntos como quantidade de aeronaves e viaturas disponíveis; horário de operação; escala de serviços; missões executadas; configuração da tripulação e equipamentos e condução de presos a bordo.

O grupamento de Mato Grosso foi escolhido entre outras 50 unidades aéreas do país. Além desta palestra, o encontro trará assuntos relacionados ao emprego do armamento a bordo; operações com cordas; transporte de equipes táticas e com cães; operações com óculos de visão noturna e utilização de instrumentos de menor potencial ofensivo.

Para cada tema, três ou quatro unidades que tem o reconhecido conhecimento na área farão uma breve apresentação sobre as suas formas de atuação. Em seguida será feita uma troca de conhecimento através da interação entre plateia e palestrante a respeito dos procedimentos adotados em cada grupamento aéreo.

Leia mais:  Secretário Nacional de Defesa Civil vem a Cuiabá para tratar de redução do risco de desastres

Segundo o comandante do Ciopaer, tenente-coronel PM Juliano Chiroli, a participação no congresso é fundamental para o aprimoramento da atividade de aviação policial. “É um evento que recebe pilotos do país inteiro. As discussões junto ao compartilhamento de informações e experiência tem fundamento para que nós possamos buscar maneiras de melhorias nos voos de segurança pública”, explicou.

Interessados em participar devem se inscrever através do site http://www.iscp.edu.br/cicp/index.php no campo “Quero Participar do SEMINÁRIO do CPAER”. As vagas são limitadas.

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Servidor é preso por roubar pneus novos utilizados em caminhões e retroescavadeiras

Publicado

Foram desviados pelo menos 12 pneus novos utilizados em caminhões e retroescavadeiras, causando um prejuízo de aproximadamente R$ 35 mil.

Um servidor público suspeito de desviar pneus de veículos da prefeitura de Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá, prestou esclarecimentos na delegacia do município. Segundo a Polícia Civil, ele deve responder pelo crime de peculato.

As investigações começaram no dia 22 de março, quando o prefeito Adilson Gonçalves de Macedo registrou um boletim de ocorrência denunciando o suposto desvio.

O delegado Wilyney Santana Borges disse que várias buscas foram realizadas, até que o suspeito acabou confessando o crime. Em depoimento, ele contou que os pneus foram repassados para um comerciante como parte do pagamento na aquisição de um carro dele de luxo.

Os pneus desviados eram de veículos da Secretaria Municipal de Urbanismo.

De acordo com a polícia, nas investigações, foi apurado que pneus adquiridos para serem utilizados nas automóveis da secretaria foram desviados nos meses de novembro e dezembro de 2020, por um servidor  que exercia funções no setor de frotas da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Leia mais:  Operação autua 67 pessoas por descumprirem lei de trânsito

Segundo o delegado, os indícios apontados no inquérito indicam que foi possível constatar o desvio de pelo menos 12 pneus novos utilizados em caminhões e retroescavadeiras, causando um prejuízo de aproximadamente R$ 35 mil.

A Polícia Civil informou que o investigado pela venda dos pneus deverá responder ação penal pelo crime de peculato, vez que na época dos desvios, exercia o cargo de funcionário público. Já o comerciante que recebeu os pneus desviados, em troca de pagamento, responderá pelo crime de receptação.

A delegacia de Barra do Garças continua as investigações para saber se havia a conivência ou participação de outros servidores municipais, envolvidos no caso dos pneus desviados.

Por G1 MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana