conecte-se conosco


Mato Grosso

Cine Teatro recebe o 7° Festival Tudo Sobre Mulheres

Publicado

A mostra competitiva do 7° Festival Tudo Sobre Mulheres – festival de cinema feminino – começa na segunda-feira (28.10), às 19h, no Cine Teatro Cuiabá. A cerimônia de abertura contará com Pocket Show de Paulo Monarco e Luisa Lamar, além da primeira exibição de curtas  e médias da mostra. Ao todo, são 31 filmes até 31 de outubro, no CineClube Coxiponés e no Cine Teatro Cuiabá. Entre as várias temáticas acerca do universo feminino, os filmes selecionados abordam questões importantes como a diversidade LGBTQ+, a diversidade de etnias, nacionalidades e características.  

No primeiro dia do evento, serão exibidos os seguintes filmes: curtas Diriti de Bdè Burè (doc., GO), Bodas (fic., RJ), Guaxuma (ani., BR-FR), La Flaca (Doc. USA-MEX.), Véu de Amani (Fic. DF), A Bolsa (Fic., SP) e Alfazema (Fic., RJ). Também haverá a Mostra Homenagem à Debora Ivanov, produtora executiva e ex-diretora da Ancine (Agência Nacional de Cinema). A programação contará com os filmes: “Querô”, “Que Horas Ela Volta?”, “Chega de Saudade”, “O Lobo Atrás da Porta”. Estes filmes, porém, serão exibidos no Cineclube Coxiponés, sempre às 14h, de 28 a 31 de outubro. A homenagem à Debora Ivanov será durante a cerimônia de encerramento do festival.

A premiação ocorrerá no dia 31 de outubro, às 19h. O júri do festival contará com a produtora Keiko Okamura, a roteirista e dramaturga Marithê Azevedo, a curadora e atual gestora do Sesc MT Fernanda Solon, o diretor de fotografia João Bertoli e o pesquisador e diretor do Festival de Cinema de Cuiabá Luiz Borges. Os jurados irão outorgar 08 prêmios: Melhor Filme, Melhor Filme Universitário, Melhor Filme de Estreia, Melhor Filme Região Conne, Melhor Filme Região Fames, Melhor Filme RJ/SP. Há também o prêmio Elo Company (com júri composto por representantes da própria empresa), que constitui a representação comercial do filme por 18 meses. O público também vota, e além dos prêmios das empresas parceiras (O2 Play, Coletivo C/As4tro, Academia Internacional de Cinema, Mistika Post e Elo Company), os premiados recebem reproduções da tela troféu “Maria Taquara Onírica”, da artista plástica Ruth Albernaz.

Leia mais:  Operação “Choque de Ordem” apreende drogas, maletas com pistolas e recupera veículos

Nesta sétima edição do Tudo Sobre Mulheres as noites iniciarão com música, sempre às 19h, com pocket shows de Luisa Lamar, Paulo Monarco, CravoCanel, Laura Paschoalick, Jéssica Sabiá, Banda Coronela, Hendson Santana. O show de encerramento será com Estela Ceregatti, e participação especial do Coral Desvendar a Voz, do Sesc, com regência também de Estela Ceregatti..

Rodas de Conversa

As rodas de conversa já são parte da tradição do Tudo Sobre Mulheres, e este ano os temas serão: Protagonismo Feminino nas Artes (29/10, 16h), Gordofobia na Mídia e Audiovisual (30/10, 16h) e Roda de Conversa sobre o cenário audiovisual brasileiro com Debora Ivanov e Mulheres do Audiovisual Matogrossense (31/10, 9h).

Dia 30, às 18h, no foyer do Cine Teatro, acontece o lançamento do livro “Passagem Estreita”, de Divanize Carbonieri (Ed. Carlini e Caniato), e em seguida a última sessão da Mostra Competitiva, com exibição dos curtas: Entretantos (Exp., SP), Sob o Mesmo Teto (Doc., RJ), Duas em Um (Exp., MT), Peixe (Fic., MG), Marco (Fic., CE), Sexta Série (Fic., PE), Que Som Tem a Distância? (Doc., RS), Egrégora (Ani., SP), Beat é Protesto – O Funk Pela Ótica Feminista (Doc. SP).

No dia 31, às 16h, acontece o painel “Protagonismo Feminino na Política”, que contará com as presenças das políticas Manuela D´Àvila, deputada Estadual Janaina Riva, deputada federal Benedita da Silva e a deputada federal Rosa Neide Sandes. Após o painel, Manuela D´Àvila lançará e autografará seus livros “Revolução Laura” e “Por que Lutamos? – Um Livro Sobre Amor e Liberdade).

Leia mais:  Agentes penitenciários apreendem 31 celulares, 50 chips e drogas

O Festival se consolida, a cada ano, como um instrumento de valorização, empoderamento e visibilidade das mulheres no audiovisual brasileiro, com o reconhecimento e a credibilidade de estar no calendário de eventos cinematográficos nacionais. O evento contará com presenças de artistas regionais e figuras do audiovisual nacional.

Em 2019, o Tudo Sobre Mulheres está sendo realizado de forma colaborativa e voluntária, e para se tornar possível, contamos com muitos apoios, parcerias, entre elas a da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). A realização é da Cumbaru Produções Artísticas, e temos patrocínio do Shopping Estação Cuiabá, além dos apoios: Aline Wendpap Assessoria, Genius Publicidade, Môlera Filmes, Assembleia Social (AL), Ana Bugs, Cineclube Coxiponès, Fato Educacional, BPW Brasil, Cafeína Conteúdos Inteligentes, Carlini e Caniato Editorial, Portal Rosa Choque, Pequi com Câmera, Kinin, MTO Produções, Procev, Cult Conteúdos Inteligentes, Donna Car, Cena Onze, Cine Teatro Cuiabá, Jornal O Estado de Mato Grosso, Bell Som e Luz, Rádio Cultura FM, Canal Brasil e Mídia Ninja. Os apoios gastronômicos são: Armazém Mamur, Natural Club, Galeto Cuiabano, Talavera, Pé de Picolé, Choppão, Raposa Vegana e Quintal da Domingas (Associação Cultural Flor Ribeirinha).

Serviço

7º Tudo Sobre Mulheres

21 a 25 – Oficinas (Cine Clube Coxipones)

28 a 31 – Mostras de Filmes, Rodas de Conversa, Painel e Lançamentos Literários (Cine Teatro Cuiabá)

Mais informações: www.tudosobremulheres.com, @festivaltsm, [email protected]

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Servidor é preso por roubar pneus novos utilizados em caminhões e retroescavadeiras

Publicado

Foram desviados pelo menos 12 pneus novos utilizados em caminhões e retroescavadeiras, causando um prejuízo de aproximadamente R$ 35 mil.

Um servidor público suspeito de desviar pneus de veículos da prefeitura de Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá, prestou esclarecimentos na delegacia do município. Segundo a Polícia Civil, ele deve responder pelo crime de peculato.

As investigações começaram no dia 22 de março, quando o prefeito Adilson Gonçalves de Macedo registrou um boletim de ocorrência denunciando o suposto desvio.

O delegado Wilyney Santana Borges disse que várias buscas foram realizadas, até que o suspeito acabou confessando o crime. Em depoimento, ele contou que os pneus foram repassados para um comerciante como parte do pagamento na aquisição de um carro dele de luxo.

Os pneus desviados eram de veículos da Secretaria Municipal de Urbanismo.

De acordo com a polícia, nas investigações, foi apurado que pneus adquiridos para serem utilizados nas automóveis da secretaria foram desviados nos meses de novembro e dezembro de 2020, por um servidor  que exercia funções no setor de frotas da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Leia mais:  Operadora terá que indenizar cliente por não fornecer 4G integral em MT

Segundo o delegado, os indícios apontados no inquérito indicam que foi possível constatar o desvio de pelo menos 12 pneus novos utilizados em caminhões e retroescavadeiras, causando um prejuízo de aproximadamente R$ 35 mil.

A Polícia Civil informou que o investigado pela venda dos pneus deverá responder ação penal pelo crime de peculato, vez que na época dos desvios, exercia o cargo de funcionário público. Já o comerciante que recebeu os pneus desviados, em troca de pagamento, responderá pelo crime de receptação.

A delegacia de Barra do Garças continua as investigações para saber se havia a conivência ou participação de outros servidores municipais, envolvidos no caso dos pneus desviados.

Por G1 MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana