Mato Grosso
CGE denomina auditório de Gilson de Barros
Publicado
2 anos atrásGilson Duarte de Barros. Este é o nome do auditório da Controladoria Geral do Estado (CGE-MT). A portaria (nº 053/2018/CGE) instituiu a denominação foi publicada no Diário Oficial do Estado de 24/10/2018.
Trata-se de uma homenagem ao secretário-chefe da então Auditoria Geral do Estado (AGE), no período de 1991 a 1994, quando comandou trabalhos importantes, como as auditorias que identificaram rombos milionários nos extintos Ipemat, Cemat, Casemat e Aeromat.
O filho de Gilson de Barros, o juiz de Direito Gonçalo Antunes de Barros Neto, compartilhou a portaria nas redes sociais. “Obrigado a todos desse importante órgão governamental, em especial ao secretário José Celso Dorilêo Leite (CGE), pela homenagem a Gilson Duarte de Barros. Como filho e eterno admirador, fico muito honrado, assim como toda a nossa família”, comentou ele.
A repercussão da homenagem foi positiva. “Merecida homenagem”, pontuou a desembargadora Maria Helena Gargaglione Póvoas
“Parabéns pela justa homenagem. Precisamos resgatar a memória dos homens públicos que honraram a República. Gilson de Barros fez política com idealismo e amor à pátria”, comentou o economista Vicente Vuolo.
“Homenagem mais que justa ao meu querido amigo Gilson de Barros, homem público de primeira grandeza”, comentou o jornalista Mauro Camargo.
“Homenagem merecida ao maior orador da Câmara Municipal de Cuiabá, com quem muito aprendi”, destacou o escritor Moisés Martins.
“Parabéns, muito merecido! O Estado reconhecendo aquilo que o povo fez por várias vezes”, disse o ex-prefeito de Barra do Garças, Zózimo Chaparral.
Combativo
Conhecido como Xerife e Hulk, devido a seu jeito enérgico e combativo, Gilson de Barros chegou a ser ameaçado de morte por causa dos trabalhos desenvolvidos na então AGE. Enfrentou também uma tentativa política de extinção do órgão.
“Por tudo o que tem feito e até pela natureza das suas funções, a Auditoria Geral do Estado tem incomodado muita gente. É natural, portanto, que existam pessoas corruptas ou protetoras de corruptos, tentando sua extinção. Mas tal propósito é um absurdo, tanto do ponto de vista técnico, como administrativo, político e ético”, declarou Gilson de Barros em 26 de setembro de 1991, em face dos rumores de extinção.
Apesar dos boatos, que não se concretizaram por pressão popular e da imprensa, o então secretário-auditor não esmoreceu. Permaneceu na função até o encerramento da gestão do então governador Jayme Campos.
Biografia
Gilson Duarte de Barros nasceu em Cuiabá, em 28 de fevereiro de 1941. Formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Mato Grosso, foi também sargento do Exército Brasileiro, jornalista e radialista.
Ocupou, interinamente, o cargo de secretário de Estado de Fazenda no governo de José Fragelli (1970-1974) e foi membro do Conselho Estadual de Transporte.
Foi vereador por Cuiabá na década de 1970 e deputado federal por Mato Grosso por dois mandatos, de 1979 a 1987.
Seu último cargo público foi de ouvidor-geral do Estado de Mato Grosso, entre os anos de 2003 e 2008. Gilson de Barros faleceu em Cuiabá, no dia 7 de março de 2008, aos 67 anos, vítima de infarto.


Mato Grosso
Novo gestor de Chapada troca todos os secretários e traz ex-prefeito na equipe
Publicado
2 semanas atrásO novo prefeito de Chapada dos Guimarães (67 km ao norte de Cuiabá), Osmar Froner (MDB) anunciou a equipe de secretários que irá compor sua gestão, com a troca de todos os nomes do primeiro escalão. Entre os nomes anunciados está o ex-prefeito do município, Gilberto Mello.
Gilberto até chegou a apresentar a candidatura para a prefeitura, mas precisou ser substituído após ser barrado pela Lei da Ficha Limpa. Ele assume a Secretaria Municipal de Governo, um dos cargos mais importantes do secretariado.
Na Secretaria de Administração, o comando será do biólogo e bacharel em direito Marcos Soares Souza. Já a Secretaria de Planejamento e Orçamento é de responsabilidade do bacharel em história e pós-graduado em Gestão de Cidades, Aislan Sebastião Cunha Galvão.
A Secretaria de Finanças foi assumida pelo ex-vereador e técnico em contabilidade Dagoberto Garcia Belufi. A Educação será comandada pelo professor Benedito Antônio de Oliveira Lechner.
A pasta de Esporte e Lazer será gerida pelo empresário e líder comunitário Mauro José Conceição de Paula. A Secretaria de Saúde terá como gestora a enfermeira e ex-vereadora, Rosa Maria Blanco Manzano.
Para a Assistência Social, o prefeito escolheu a bacharel em direito e ex-conselheira tutelar Fernanda Ferreira da Silva. Já a Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente tem como titular o publicitário e empresário Alexandre Parreira Severino.
Luis Carlos de Freitas, que é geólogo, economista e ex-prefeito de Chapada dos Guimarães, assumiu a Secretaria de Agricultura. E a Procuradoria Geral do Município fica a cargo da bacharel em direito Rosana Costa Itacaramby. (Com informações da assessoria)


Prefeitura publica calendário de pagamento do IPTU; veja datas

Assembleia aprova em definitivo implantação do BRT em Cuiabá e VG

AL cita denúncias e fará “pente fino” para descobrir servidores fantasmas

Delegados de Mato Grosso ganham o maior salário do Brasil

Deputado assina TAC e promete não realizar mais festas
Polícia


Delegados de Mato Grosso ganham o maior salário do Brasil
Um levantamento realizado pelo Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindpesp) mostrou que os delegados de...


Delegada conclui inquérito e indicia empresário que agrediu influencer cuiabana
A delegada Patrícia Fronza, da Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso de Florianopólis, concluiu...


Assaltantes morrem em confronto com policiais durante furto em loja de eletrodomésticos em MT
Segundo a o batalhão da Ronda Ostensiva Tático Móvel (Rotam), quatro suspeitos foram flagrados retirando produtos do estabelecimento e colocando...

Mato Grosso


Novo gestor de Chapada troca todos os secretários e traz ex-prefeito na equipe
O novo prefeito de Chapada dos Guimarães (67 km ao norte de Cuiabá), Osmar Froner (MDB) anunciou a equipe de...


Vale do Araguaia abandona pecha de “Vale dos Esquecidos” e assume condução do progresso econômico de MT
O Vale do Araguaia, que compreende 25 cidades à Nordeste de Mato Grosso, carregou durante anos a pecha de “Vale...


STJ nega pedido e vê perseguição de Rogers a delegados
Foi negado pela Quinta Turma do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) o habeas corpus ao ex-secretário de Segurança Pública de...
Entretenimento


A Voz do Brasil faz 85 anos
O programa de rádio A Voz do Brasil completa 85 anos nesta quarta-feira (22). Idade avançada para pessoas e para instituições no Brasil. Uma...


Hamilton repete outra marca de Schumacher e assume liderança na F-1
Lewis Hamilton colocou mais um recorde da Fórmula 1 no currículo neste domingo (19). Ao ganhar o Grande Prêmio da...


Instagram proíbe conteúdo que promova a terapia de conversão sexual
O Instagram proibirá qualquer conteúdo que promova terapia de conversão depois que ativistas pediram que ela impedisse os provedores de...
Esportes


Apresentado, Rogério Ceni cita Zico e promete Flamengo ofensivo
Apresentado à torcida e à imprensa como técnico do Flamengo, Rogério Ceni prometeu um time agressivo, “com o máximo de...


Pelé 80 anos: vida longa ao rei do futebol
O futebol brasileiro tem vários personagens. Mas nenhum deles tem o protagonismo de Edson Arantes do Nascimento. A importância de...


Fórmula 1 cancela GP Brasil este ano em Interlagos
A Fórmula 1 cancelou hoje (24) o Grande Prêmio (GP) do Brasil que ocorreria em 15 de novembro. Será a...