conecte-se conosco


Cidades

Cata-treco amplia atendimento e chega a 120 bairros atendidos em seis meses

Publicado

Mais de 120 bairros de todas as regiões da Capital já foram atendidos pela Prefeitura de Cuiabá com o programa Cata-treco, durante o primeiro semestre de 2019. É o que aponta o relatório de atividades da Secretaria de Serviços Urbanos, Pasta responsável pela coordenação da ação de zeladoria. O trabalho conta com nove equipes atuando diariamente, por meio das solicitações feitas pelo telefone (65) 3645-5518 e WhatsApp (65) 99243-6502. 

O programa foi implantado em 2017 e, recentemente, passou por adequações que permitiram a ampliação do atendimento. Alinhado ao investimento de aproximadamente R$ 1 milhão aplicado na aquisição de quatro novos caminhões, o Município implantou o sistema de agendamento, o que permite que qualquer cidadão utilize o Disque Cata-treco para requisitar o recebimento do serviço.

Com a realização das melhorias, o número de comunidades alcançadas foi potencializado. Em 2017, foram cerca de 150 comunidades beneficiadas. Durante 2018, o número foi de aproximadamente 200. Neste ano, somente nos seis primeiros meses, o Cata-treco já chegou a mais de 120. Ainda segundo o levantamento, as ações resultam no recolhimento de uma média de 30 toneladas de materiais por bairro.

Leia mais:  Prefeitura divulga novas listas de convocação para as funções de Professor e Técnico em Nutrição Escolar (TNE)

“A princípio, as demandas eram colhidas, em sua maioria, por meio dos presidentes das Associações de Moradores e indicações dos vereadores. Com a implantação do Disque Cata-treco, o próprio morador pode ligar e agendar a ação. Temos a orientação do prefeito Emanuel Pinheiro de aproximar a população dos serviços públicos e, com toda certeza, essa é uma inciativa que tem cumprido com esse objetivo”, explica o secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa.

Importante ferramenta no combate aos bolsões de lixo, o Cata-treco atua também como mecanismo de saúde preventiva, evitando a proliferação de vetores transmissores de doenças. Conforme explica o diretor de Resíduos Sólidos, Anderson Matos, os caminhões não fazem o recolhimento de entulhos ou restos de construções. Desta forma, a população pode solicitar o Cata-treco quando a intenção é desfazer-se de objetos como cama, sofá, geladeira, porta, janela e outros tipos de materiais que não possuem mais utilidade.

“Assim como todas as ações de limpeza que realizamos diariamente, o Cata-treco também necessita de uma participação ativa da comunidade, para que os resultados positivos sejam colhidos. Também contamos com o fundamental apoio das cooperativas de catadores, que é para onde aqueles materiais que podem ser reciclados são levados”, destaca Matos.

Leia mais:  Prefeito Emanuel Pinheiro lança programa Climatizar é Humanizar

 

 

Comentários Facebook
publicidade

Cidades

Agências da Caixa não abrem neste sábado

Publicado

Diferentemente das últimas três semanas, as agências da Caixa Econômica Federal não abrirão neste sábado (26) para saques do auxílio emergencial e do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). As retiradas serão retomadas ao longo dos próximos dias, num calendário escalonado de pagamentos.

Em relação ao auxílio emergencial, cerca de 1,9 milhão de inscritos no Bolsa Família, com o Número de Inscrição Social (NIS) de final 8, poderão sacar o benefício na próxima segunda-feira (28). Os cerca de 19 milhões de beneficiários do Bolsa Família recebem o auxílio emergencial nos dez últimos dias úteis de cada mês.

Para os demais beneficiários, a Caixa depositará, ao longo da próxima semana, mais uma parcela do auxílio emergencial para nascidos em outubro, novembro e dezembro. Na segunda-feira (28), o crédito será feito para cerca de 7,8 milhões de pessoas nascidas em outubro e novembro. Na quarta-feira (30), será a vez de 3,8 milhões de beneficiários nascidos em dezembro receberem o depósito.

O dinheiro será creditado na conta poupança digital e só poderá ser movimentado por meio do aplicativo Caixa Tem, que permite o pagamento de boletos, compras em sites comerciais com cartão de débito virtual ou compras com QR code (versão avançada de código de barras que pode ser fotografada com a câmera do celular) em estabelecimentos parceiros.

Leia mais:  SUGESTÃO DE PAUTA – CCI Padre Firmo será entregue à comunidade após passar por obras de revitalização

O saque em dinheiro do auxílio emergencial segue um cronograma diferente, com a retirada liberada algumas semanas depois do depósito da parcela na conta poupança digital. Os saques ocorrerão na terça-feira (29) para os nascidos em março, na quinta-feira (1º) para os nascidos em abril e no próximo sábado (3) para os nascidos em maio.

FGTS

O saque emergencial de até R$ 1.045 do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) também terá uma pausa neste sábado. O calendário de retiradas em dinheiro só será retomado no próximo sábado (3), quando os trabalhadores nascidos em junho poderão fazer o saque.

Em relação ao depósito do FGTS na conta poupança digital, a Caixa já depositou o dinheiro para todos os trabalhadores. O pagamento começou em 29 de junho para os nascidos em janeiro e terminou na última segunda-feira (21), para os nascidos em dezembro.

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana