conecte-se conosco


Cidades

Cata-treco amplia atendimento e chega a 120 bairros atendidos em seis meses

Publicado

Davi Valle

Mais de 120 bairros de todas as regiões da Capital já foram atendidos pela Prefeitura de Cuiabá com o programa Cata-treco, durante o primeiro semestre de 2019. É o que aponta o relatório de atividades da Secretaria de Serviços Urbanos, Pasta responsável pela coordenação da ação de zeladoria. O trabalho conta com nove equipes atuando diariamente, por meio das solicitações feitas pelo telefone (65) 3645-5518 e WhatsApp (65) 99243-6502. 

O programa foi implantado em 2017 e, recentemente, passou por adequações que permitiram a ampliação do atendimento. Alinhado ao investimento de aproximadamente R$ 1 milhão aplicado na aquisição de quatro novos caminhões, o Município implantou o sistema de agendamento, o que permite que qualquer cidadão utilize o Disque Cata-treco para requisitar o recebimento do serviço.

Com a realização das melhorias, o número de comunidades alcançadas foi potencializado. Em 2017, foram cerca de 150 comunidades beneficiadas. Durante 2018, o número foi de aproximadamente 200. Neste ano, somente nos seis primeiros meses, o Cata-treco já chegou a mais de 120. Ainda segundo o levantamento, as ações resultam no recolhimento de uma média de 30 toneladas de materiais por bairro.

Leia mais:  600 presos passam a varrer ruas de Cuiabá a partir de novembro

“A princípio, as demandas eram colhidas, em sua maioria, por meio dos presidentes das Associações de Moradores e indicações dos vereadores. Com a implantação do Disque Cata-treco, o próprio morador pode ligar e agendar a ação. Temos a orientação do prefeito Emanuel Pinheiro de aproximar a população dos serviços públicos e, com toda certeza, essa é uma inciativa que tem cumprido com esse objetivo”, explica o secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa.

Importante ferramenta no combate aos bolsões de lixo, o Cata-treco atua também como mecanismo de saúde preventiva, evitando a proliferação de vetores transmissores de doenças. Conforme explica o diretor de Resíduos Sólidos, Anderson Matos, os caminhões não fazem o recolhimento de entulhos ou restos de construções. Desta forma, a população pode solicitar o Cata-treco quando a intenção é desfazer-se de objetos como cama, sofá, geladeira, porta, janela e outros tipos de materiais que não possuem mais utilidade.

“Assim como todas as ações de limpeza que realizamos diariamente, o Cata-treco também necessita de uma participação ativa da comunidade, para que os resultados positivos sejam colhidos. Também contamos com o fundamental apoio das cooperativas de catadores, que é para onde aqueles materiais que podem ser reciclados são levados”, destaca Matos.

Leia mais:  Prefeito lamenta morte de ex-procurador do Estado, José Vitor Gargaglione

 

 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
publicidade

Cidades

Secretaria de Educação divulga as listas de inscrições deferidas e indeferidas

Publicado

por

Jorge Pinho

A Secretaria de Educação de Cuiabá divulga as listas de inscrições deferidas e indeferidas da eleição para novos gestores das unidades educacionais de Ensino da rede pública municipal. O prazo para entrar com recurso é segunda-feira (21), na Coordenadoria de Gestão e Legislação e o resultado final será divulgado na terça-feira (22), no site da Prefeitura de Cuiabá e também na sede da secretaria.

A eleição para novos gestores (diretores, coordenadores e secretários) ocorre em várias etapas. Após a divulgação final das inscrições deferidas, os candidatos participarão de 21 a 23 de um ciclo de estudos e, para diretores e coordenadores, elaboração de Proposta de Trabalho e Plano de Ação.

A prova escrita será no dia 9 de novembro e a eleição dos novos gestores será no dia 06 de dezembro.

Cerca de 470 servidores das unidades educacionais da rede publica municipal de Ensino passarão pela eleição.

Confira em anexo:

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
Leia mais:  Em Cuiabá, dia nacional do livro é comemorado com atividades de incentivo à leitura
Continue lendo

Deixe sua Opinião

Como você define o governo de Mauro Mendes, até agora ?

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana