conecte-se conosco


Política

Câmara realiza sessão em homenagem ao Centenário do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso

Publicado

Entidade fundada por Dom Aquino Correa é reconhecida por um século de trabalho em prol da preservação da memória, história e geografia de Cuiabá e Mato Grosso.
Uma sessão solene proposta pelos vereadoresLuiz Claudio (Progressista) e por Toninhode Souza (PSD), hoje deputado estadual, comemorou os 100 do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IHGMT). A sessão foi realizada na manhã desta quarta-feira (15), no plenário da Câmara de Vereadores de Cuiabá.
Para o vereador Luis Cláudio, que presidiu a sessão, o momento foi uma homenagem de reconhecimento a centenária e pioneiraentidade que vem preservando, de maneira exemplar, o patrimônio histórico, geográfico,
cultural e de ciências sociais no estado. Disponibilizando, ainda, seu acervo à população e a pesquisa.
“Não poderíamos deixar passar em branco o centenário desta importante entidade criada em 1919 por Dom Aquino Correia. E desta sessão especial nasce um projeto de parceria entre a Câmara de Vereadores e o Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso para fazermos a nomenclaturade ruas e escolas com nomes de personalidades importantes da nossa história que ainda não foramhomenageados, personagens que merecem o nosso reconhecimento. Também queremos estimular a inclusão no currículo escolar da Geografia e História de Mato Grosso criando, ao mesmo tempo, um programa de visitação dos nossos estudantes municipais, não só ao Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, mas aos museus e outros espaços culturais da cidade. Pois conhecer nossa história, nossa cultura, nossa literatura é um passo importante para conquista da cidadania”, enfatizou o vereador Luis Cláudio.
A sessão solene contou com a participação de artistas e autoridades acadêmicas e políticas, como o Secretário de Estado de Cultura Allan Kardec e a presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, professora e escritora Elizabeth Madureira Siqueira, que na ocasião foi agraciada com Título Honorífico Ordem do Mérito Cuiabá 300 anos. Em seu discurso a professora afirmou que homenagem recebida pela Câmara de Vereadores é o reconhecimento à uma entidade que luta há um século para preservar e destacar a importância de Cuiabá e de Mato Grosso como marco Histórico e Geográfico de desenvolvimento e expansão da Brasil, desde os tempos coloniais. “Uma história repleta de heróis, personalidades e acontecimentos, um acervo inestimável queprecisa ser preservado, conhecidas e pesquisado pelas novas gerações”, destacou Elizabeth Madureira.
Representando o Governador Mauro Mende, o Secretário de Estado de Cultura,Allan Kardec, enalteceu a iniciativa dos vereadores Luis Claudio e Toninho de Souza em homenagem ao centenário do IHGMT. E disse que o Governo Estadual está aberto as iniciativas que visam promover a história, a geografia e a literatura de Mato Grosso e que trabalhará, também, para incluir o ensino destas disciplinas na grade curricular das escolas.

Paulo Wagner | Assessoria Vereador Luís Cláudio

Leia mais:  Vereador defende CPI para investigar possíveis “aluguéis fantasmas”

Imprimir Voltar Compartilhar:  

Fonte: Câmara de Cuiabá
Comentários Facebook
publicidade

Política

Câmara fecha parceria com Unimed e descontos podem chegar a até 37% para servidores

Publicado

por

Câmara fecha parceria com Unimed e descontos podem chegar a até 37% para servidores

A Câmara Municipal de Cuiabá fechou parceria com a Unimed, uma das maiores cooperativas de saúde do país. O intuito é proporcionar melhor qualidade de vida aos servidores efetivos e comissionados, com descontos que variam de 24% a 37%, analisado conforme a categoria do plano e faixa etária de idade.
Os trabalhos de adesão têm início nesta segunda-feira (20) e vai até sexta-feira (24) e podem ser feitas no Saguão da Câmara de Cuiabá. A secretária de Gestão Pessoal do Parlamento Municipal, Bárbara Helena de Noronha Pinheiro, explica que para os servidores que já fazem parte do plano, não haverá necessidade de uma nova adesão.
“Os servidores da Câmara serão beneficiados com um desconto diferenciado, isso terá validade para quem aderir até sexta-feira, ou para aqueles que fazem parte dos planos mais antigos. Além da redução do custo, a Unimed proporcionará zero de carência para as adesões feitas até sexta-feira, para os servidores que já tem o plano o procedimento para migrar será automático”, explica a secretária.
A Unimed Cuiabá conta com mais de 1300 médicos cooperados e cerca de 1 mil colaboradores. Em nível local, é a maior e melhor empresa do ramo. Os 220 mil clientes da Unimed Cuiabá contam com uma ampla rede credenciada. Entre laboratórios, clínicas e hospitais, são mais de 200 serviços prontos para atender com qualidade.

Kamila Arruda | Câmara Municipal de Cuiabá

Imprimir Voltar Compartilhar:

Fonte: Câmara de Cuiabá
Comentários Facebook
Leia mais:  Mesmo em situação de vulnerabilidade social, mães ficam fora da lista de matrícula para creches de Cuiabá
Continue lendo

Deixe sua Opinião

Como você define o governo de Mauro Mendes, até agora ?

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana