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Política

Caixa libera saque de R$ 500 do FGTS para 8,8 milhões nesta sexta

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A Caixa Econômica Federal vai liberar a partir desta sexta-feira (8) o saque de até R$ 500 do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para 8,8 milhões de trabalhadores nascidos em abril e maio. Nesta etapa, o banco prevê a distribuição de R$ 3,4 bilhões.

O chamado saque imediato faz parte de uma medida emergencial do governo para tentar aquecer a economia.

Nessa modalidade de saque, todos os trabalhadores que têm saldo em contas ativas ou inativas do FGTS podem realizar a retirada de até R$ 500, sem que isso prejudique o resgate do valor total do fundo nas ocasiões previstas em lei, como na demissão sem justa causa.

Trabalhadores com poupança na Caixa tiveram os valores automaticamente disponibilizados em suas contas. Os demais podem realizar os saques de acordo com o calendário de pagamentos organizado conforme o mês de nascimento.

Para facilitar o atendimento, 2.381 agências da Caixa terão horário estendido nesta sexta (8) e na segunda-feira (11).

Nas localidades em que as agências abrem habitualmente entre 9h e 11h, o atendimento ao público será antecipado em uma hora. A lista das agências com horário especial de atendimento está no site fgts.caixa.gov.br.

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Até o dia 5 de novembro, foram pagos mais de R$ 17,4 bilhões do saque imediato do FGTS para cerca de 41,3 milhões de trabalhadores, o que representa 43% dos 96 milhões de contemplados pela medida.

Regras da modalidade de saque

O trabalhador que optar pelo saque imediato continua com o direito de retirar todo o saldo da conta do FGTS, caso seja demitido sem justa causa ou nas demais regras previstas em lei, como a aposentadoria.

O saque de até R$ 500 por conta, ativa ou inativa, do FGTS também não significa adesão ao saque-aniversário nem a perda do direito à multa rescisória de 40%.

Nos saques feitos na agência, não haverá a cobrança de tarifa quando o trabalhador optar por transferir o valor para outro banco.

O calendário termina em dezembro, com o pagamento para nascidos nos meses de novembro e dezembro.

Os trabalhadores, independentemente do mês de aniversário, terão até o dia 31 de março de 2020 para pegar o dinheiro.

Caso o saque não seja feito até essa data, os valores retornam para a conta de FGTS do trabalhador.

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A Caixa possui uma central de atendimento telefônico para tirar dúvidas sobre o saque imediato do FGTS. O número é o 0800-7242019.

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Cidades

Pandemia mudará a experiência de ir às compras em shopping centers

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Sinalizações no chão para indicar o sentido correto para a movimentação dos clientes e evitar aglomerações. Bancos ocupados por manequins para impedir que as pessoas sentem. Banheiros também sinalizados, para garantir o respeito ao limite máximo de usuários por vez. Medidas que devem fazem parte do novo normal em shopping centers.

De acordo com a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), 158 estabelecimentos já estão reabertos para o público em todo o país. Eles representam quase 30% do total. Até o momento, ao menos oito estados editaram novas regras que permitem o funcionamento dos centros comerciais respeitando protocolos de segurança. Nos municípios paulistas que entraram na segunda fase do plano estadual, os shoppings podem abrir as portas partir da próxima semana, desde que haja o consentimento da prefeitura da cidade onde a unidade está instalada.

No shopping Jardim Pamplona, que fica na zona oeste da capital, todas as adaptações já foram planejadas. “Vamos realizar nebulização do ambiente, controle de acesso, medição de temperatura dos clientes e horário de funcionamento reduzido”, explica Marina Dias, diretora de Operações Imobiliárias da Property Division, empresa que administra o shopping.

O secretário de Saúde da Prefeitura de São Paulo, Edson Aparecido, afirmou à CNN que deve levar, cerca de duas semanas para que atividades comerciais possam retomar o funcionamento na capital paulista. “Vamos discutir o protocolo com os setores, aprovar na vigilância sanitária, assinar, publicar no Diário Oficial. Esse processo deve levar pelo menos 15 dias “, disse Aparecido

O Alphashopping, que fica em Barueri, na Grande São Paulo, também já adotou todas as novas medidas de segurança. Dentre elas, a instalação de totens com álcool em gel, acionados por pedais, para que o cliente não precise encostar as mãos.

Por enquanto, Barueri não faz parte do grupo das cidades autorizadas a flexibilizar a quarentena a partir de segunda-feira (1º), mas a superintendente do shopping, Adriana Saad, espera essa permissão venha nas próximas duas semanas. “A expectativa dos lojistas é grande, no primeiro momento todos devem começar com a equipe reduzida. Queremos reabrir e mostrar ao consumidor que é seguro frequentar o shopping”, diz.

Em todo o Brasil, mesmo após a autorização do Estado e das prefeituras, a orientação da associação brasileira de shopping centers e para que a reaberturas dos centros comerciais aconteçam de forma gradual.

Veja abaixo as duas fases do protocolo de reabertura dos shoppings propostas pela Abrasce:

FASE 1: Abertura parcial dos shoppings center

1. Não promova evento de reabertura do shopping. O momento é de restabelecer a confiança do consumidor, não buscar fluxo intenso.

2. Funcionamento em horário reduzido. Adequação do horário de abertura e fechamento para retomada gradual das atividades.

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3. Lojas funcionam, com exceção dos cinemas, entretenimento e atividades para crianças. Quaisquer atividades que possam gerar concentração e consequente aglomeração de pessoas em mesmo espaço e horário devem ser suspensas.

4. Mantenha suspensos os eventos. Não promova atividades que possam atrair grande número de público.

5. Atenção especial para restaurantes e praças de alimentação. Importante observar a separação e distanciamento das mesas, tanto das praças de alimentação, quanto dentro dos próprios restaurantes, reduzindo o número de cadeiras. Restaurantes também devem disponibilizar álcool gel para uso dos clientes.

6. Funcionários do shopping e lojistas devem utilizar máscaras. Disponibilize máscaras para os funcionários dos shoppings e instrua e incentive que os lojistas façam o mesmo com seus colaboradores.

7. Funcionários do shopping que estejam no grupo de risco devem permanecer em home office. Mantenha colaboradores que estão no grupo de risco atuando com trabalho remoto e oriente que seus lojistas façam o mesmo, caso os tenham em seu quadro de funcionários.

8. Aferição de temperatura. Utilize termômetros manuais para aferir temperatura dos funcionários e clientes que ingressarem no Shopping. Quem estiver com temperatura acima de 37,2° e/ou mostrar sintomas de gripe/resfriado será orientado a buscar ajuda médica.

9. Uso de máscaras pelos consumidores e frequentadores. Recomende e estimule a importância do uso de máscaras por meio de uma comunicação cuidadosa e educacional.

10. Oriente os consumidores sobre a importância da desinfecção das mãos por álcool gel e a lavagem com água e sabão. Propague a relevância e efetividade desse cuidado, orientando que seja feito com frequência. Disponibilize dispensers de álcool gel para uso dos clientes em diferentes áreas do empreendimento.

11. Aumente a frequência de desinfecção das áreas públicas. Reforce a frequência da higienização das áreas comuns e das superfícies de grande contato, como interior e painel de elevadores, corrimãos de escadas e escadas rolantes, balcões de informação, sanitários, áreas de descarte de lixo etc.

12. Mantenha todos os canais de comunicação da empresa abertos e com rápido atendimento. Utilize uma comunicação eficiente para informar os horários de abertura e tirar dúvidas dos consumidores sobre as medidas de proteção adotadas pelos shoppings. As redes sociais funcionam bem neste caso.

13. Avalie os recursos e possibilidades para atrair seu cliente e garantir atendimento de forma segura. Utilize os canais on-line do shopping para continuar atendendo clientes que ainda estão em regiões com acesso restrito ao shopping e incentive as compras por drive-thru.

14. Faça campanhas de marketing ressaltando a segurança que o shopping irá oferecer ao consumidor. Procure destacar medidas de cuidado e higiene que o shopping está fazendo, buscando gerar essa confiança no consumidor. Evite campanhas com apelo emocional, que possam gerar aglomeração em um único dia e horário.

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15. Mantenha uma comunicação clara e eficiente com seus funcionários, lojistas e clientes. Promova um canal de comunicação frequente e assertivo com orientações de saúde e bem-estar e envolva os lojistas nessas comunicações.

16. Tenha atenção com a comunicação sobre a reabertura. O momento é delicado e a mensagem de empatia e cuidado ao cliente deve ser priorizada.

17. Evite a operação de valet nessa fase. Nesse momento, preserve seu cliente, colaboradores e prestadores, evitando contato direto entre as pessoas.

18. Tenha cuidado com objetos que dificultem higienização do local. Evite qualquer decoração ou adornos que possam prejudicar a limpeza.

19. Faça a troca dos filtros do ar-condicionado. Os padrões da vigilância sanitária sobre ar-condicionado são rigorosos; siga protocolos de manutenção e use pastilhas bactericidas nas bandejas.

20. Realize controle de acesso de clientes estabelecendo o distanciamento entre pessoas. Promova o distanciamento entre as pessoas, evite formação de filas e, se necessário, faça demarcações e sinalizações no piso.

21. Isole áreas do shopping para dimensionar fluxo de pessoas. Reduza áreas do estacionamento, ajuste entradas e saídas para melhor coordenar o fluxo, sem impactar a segurança do empreendimento.

22. Cuidados na administração. Mantenha a limpeza e desinfecção de escritórios da administração e procure realizar reuniões por videoconferência.

23. Valorize e divulgue campanhas de saúde pública. Utilize os espaços físicos, os canais de comunicação do Shopping e as redes sociais para propagar informações e campanhas públicas de saúde e higiene.

FASE 2: Abertura completa dos shoppings center

1. O shopping funciona de forma normal e com horário restabelecido.

2. Voltam as operações de entretenimento, ações e serviços regulares dos empreendimentos

3. Recomende, estimule e propague a importância da utilização de máscaras.

4. Propague a importância e efetividade da desinfecção das mãos por álcool gel e a lavagem com água e sabão.

5. Mantenha a frequência de desinfecção das áreas públicas, como interior e painel de elevadores, corrimãos de escadas e escadas rolantes, balcões de informação, sanitários, áreas de descarte de lixo etc.

6. Mantenha a disponibilização de dispensers de álcool gel para uso dos clientes.

7. Restaurantes e praças de alimentação: monitore a abertura e o funcionamento de restaurantes, tanto das praças de alimentação, quanto dentro dos próprios restaurantes, que também devem disponibilizar álcool gel para uso dos clientes.

8. As atividades promocionais, bem como eventos, devem ser monitoradas e desenvolvidas com cautela e gradualmente.

9. Reuniões continuam a ser conduzidas, preferencialmente, por videoconferência.

10. Mantenha a troca dos filtros de ar conforme exige a legislação. Use pastilhas bactericidas nas bandejas.

11. Mantenha a limpeza e desinfecção de escritórios da administração.

 

Karla Chaves e Bruno Laforé, da CNN, em São Paulo

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