Política
Bosaipo é condenado a 28 anos por lavagem de dinheiro e desvio de recursos públicos
Publicado
2 anos atrásO juiz Jorge Luiz Tadeu Rodrigues, da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, julgou procedente o pedido do Ministério Público com o fim de condenar o ex-deputado Humberto Bosaipo a 28 anos e 10 meses de prisão em regime fechado, pelos crimes de lavagem de dinheiro e desvio de recursos públicos enquanto atuou na Assembleia Legislativa nos cargos de presidente e primeiro-secretário. A defesa de Bosaipo tentava suspender os processos contra ele, que foram julgados pela então juíza Selma Arruda. Ela teria sido acusada de ser imparcial.Bosaipo havia ingressado com pedido de exceção de suspeição, afim de suspender os processos contra ele julgados por Selma, após acusações de que a juíza teria agido de forma imparcial, pois supostamente teria dado prioridade a casos midiáticos, como o de Bosaipo.
Em março deste ano a Justiça suspendeu quatro ações contra Bosaipo, para que as denúncias fossem apuradas.
O juiz Jorge Luiz Tadeu explicou que a exceção de suspeição é dirigida ao magistrado que tem sua imparcialidade questionada, mas que Selma não jurisdiciona no caso, já que está aposentada, portanto se exaure o objeto do pedido.
“De mais a mais, ratifico todos os atos praticados pela magistrada anterior, posto que, ao analisar os autos em cognição exauriente, em nenhum momento detectei qualquer irregularidade na sua atuação”.
O magistrado então, em uma decisão deste segunda-feira (22), julgou procedente o pedido do Ministério Público com o fim de condenar Humberto Bosaipo a 28 anos e dez meses de prisão em regime fechado, e pagamento de 200 dias-multa, fixado o valor do dia-multa em um salário mínimo. Os crimes cometidos pelo ex-deputado foram investigados na “Operação Arca de Noé”.
A operação foi deflagrada em 2002 pela Polícia Federal em conjunto com outros órgãos de investigação para desmantelar o crime organizado em Mato Grosso chefiado na ocasião pelo bicheiro e agiota João Arcanjo Ribeiro.
Um dos réus, o ex-deputado José Geraldo Riva, que foi presidente e 1º secretário da Assembleia Legislativa à época dos fatos, teria autorizado a emissão de cheques para empresas fantasmas, os quais foram descontados nas factorings de João Arcanjo e assim quitar dívidas de campanha eleitoral e desviar dinheiro público.
Ao todo, 80 ações penais foram instauradas pelo MP, tendo Humberto Bosaipo como um dos investigados. Ele ainda pode aguardar em liberdade o julgamento em segundo grau, de acordo com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF).
Por: Vinicius Mendes/Olhardireto

O governador Mauro Mendes (DEM) cobrou nessa terça-feira (26) uma atuação mais firme da Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (Deccor), com respostas objetivas às denúncias que chegam à unidade.
A Deccor foi criada em outubro de 2019 e inaugurada em dezembro daquele ano. Desde então, atua sob responsabilidade do delegado Eduardo Botelho.
O “puxão de orelha” ocorreu após Mendes ser questionado se estava satisfeito com a atuação da delegacia, após ter reclamado do andamento das investigações contra o seu desafeto político, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), quando das eleições municipais de 2020.
Já cobrei isso publicamente. Eles precisam dar mais respostas objetivas, com segurança, sem pirotecnia, com responsabilidade
À imprensa, Mendes afirmou que não cobra que a Deccor dê resposta apenas aos casos envolvendo o emedebista.
“A Delegacia não tem a função de investigar as mazelas do prefeito de Cuiabá. Ela tem a função de investigar toda e qualquer mazela, seja ela da Prefeitura de Cuiabá, qualquer prefeitura, do Governo, daqueles ligados ao ente estadual sobre a qual ela tem jurisdição”, afirmou.
O governador salientou já ter feito cobranças por resultados não apenas da delegacia, mas do próprio diretor-geral da Polícia Civil, Mário Resende.
“Já cobrei isso publicamente. Eles precisam dar mais respostas objetivas, com segurança, sem pirotecnia, com responsabilidade”, disse.
“Devem investigar toda e qualquer denúncia apresentada e dar efetividade, dar resolutividade. Não dá para engavetar, como nós sabemos que tem algumas denúncias que estão há anos nos bastidores da burocracia e não vão para a frente”, cobrou.
G1


Vacina contra Covid-19 em Cuiabá: veja quem pode ser vacinado hoje e o que fazer

Jovem agredida em resort de luxo recebe apoio da polícia para retirar objetos pessoais da casa do marido em MT

Em MT, 76 mil alunos desistiram dos estudos na pandemia

VG autoriza retomada das aulas presenciais a partir de março

Mato Grosso registra 1.659 casos e 24 óbitos por Covid
Polícia


Jovem agredida em resort de luxo recebe apoio da polícia para retirar objetos pessoais da casa do marido em MT
A jovem de 21 anos agredida pelo marido em uma suíte de um resort de luxo, no Lago de Manso,...


Delegados de Mato Grosso ganham o maior salário do Brasil
Um levantamento realizado pelo Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindpesp) mostrou que os delegados de...


Delegada conclui inquérito e indicia empresário que agrediu influencer cuiabana
A delegada Patrícia Fronza, da Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso de Florianopólis, concluiu...

Mato Grosso


Novo gestor de Chapada troca todos os secretários e traz ex-prefeito na equipe
O novo prefeito de Chapada dos Guimarães (67 km ao norte de Cuiabá), Osmar Froner (MDB) anunciou a equipe de...


Vale do Araguaia abandona pecha de “Vale dos Esquecidos” e assume condução do progresso econômico de MT
O Vale do Araguaia, que compreende 25 cidades à Nordeste de Mato Grosso, carregou durante anos a pecha de “Vale...


STJ nega pedido e vê perseguição de Rogers a delegados
Foi negado pela Quinta Turma do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) o habeas corpus ao ex-secretário de Segurança Pública de...
Entretenimento


A Voz do Brasil faz 85 anos
O programa de rádio A Voz do Brasil completa 85 anos nesta quarta-feira (22). Idade avançada para pessoas e para instituições no Brasil. Uma...


Hamilton repete outra marca de Schumacher e assume liderança na F-1
Lewis Hamilton colocou mais um recorde da Fórmula 1 no currículo neste domingo (19). Ao ganhar o Grande Prêmio da...


Instagram proíbe conteúdo que promova a terapia de conversão sexual
O Instagram proibirá qualquer conteúdo que promova terapia de conversão depois que ativistas pediram que ela impedisse os provedores de...
Esportes


Apresentado, Rogério Ceni cita Zico e promete Flamengo ofensivo
Apresentado à torcida e à imprensa como técnico do Flamengo, Rogério Ceni prometeu um time agressivo, “com o máximo de...


Pelé 80 anos: vida longa ao rei do futebol
O futebol brasileiro tem vários personagens. Mas nenhum deles tem o protagonismo de Edson Arantes do Nascimento. A importância de...


Fórmula 1 cancela GP Brasil este ano em Interlagos
A Fórmula 1 cancelou hoje (24) o Grande Prêmio (GP) do Brasil que ocorreria em 15 de novembro. Será a...
Mais Lidas da Semana
-
Cidades2 dias atrás
Confiança do consumidor cai pelo quarto mês consecutivo
-
Cidades2 dias atrás
Lotação das UTIs de hospitais particulares chega a 86% em MT
-
Cidades2 dias atrás
TJ autoriza Governo determinar férias compulsórias de servidores na pandemia
-
Cidades2 dias atrás
MT recebe 10 pacientes de Rondônia nesta terça
-
Cidades2 dias atrás
MPF abre procedimento para fiscalizar vacinação em MT
-
Política2 dias atrás
2021 começa ‘quente’ nos partidos políticos em Mato Grosso
-
Política1 dia atrás
Governo sinaliza que deputado não irá para Governo e descarta escritório do BRT
-
Política1 dia atrás
Serasa dá dicas para economizar na compra do material escolar