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BMW M1 recordista de velocidade, e abandonado, é leiloado por quase R$ 700 mil

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BMW M1
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BMW M1 recordista não se encontra mais em seus dias de glória. Entretanto, sua nova família dará o cuidado que merece

Este BMW M1 é a prova de que até os mais gloriosos podem ter um destino não tão digno. O lado bom é que, agora, o seu retorno pode carregar novas esperanças. Arrematado no leilão britânico Coys na Alemanha por € 160.000 (ou quase R$ 700.000 em conversão direta) o supercarro — que, em 1981, bateu o recorde de velocidade (301,4 km/h) entre os carros movidos a gás liquefeito de petróleo (GLP) — foi leiloado como estava: sujo, com marcas do tempo e com o motor parcialmente desmontado.

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Este exemplar pertenceu ao ex piloto de Fórmula 1 Harald Ertl , que se destacou na categoria durante os anos 70, e nas provas de velocidade na década de 80. E isso é uma deixa para explicar a origem do BMW M1. Harald comprou o carro praticamente zero-quilômetro de seu primeiro dono em 1979, e em 1981, iniciou a sua busca por patrocinadores para ajudá-lo a modificar o carro.

Um dos primeiros foi a British Petroleum, mais conhecida como BP, que na época estava procurando formas de divulgar seu novo produto, o Autogas — nome comercial para o GLP (gás liquefeito de petróleo) pensado para o automobilismo — além de sua vertente para uso doméstico em fogões, aquecedores e outros.

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A BP acabou financiando boa parte do projeto de Ertl, que levou o BMW M1 para uma oficina alemã chamada Gustav Hoecker Sportwagen-Service GmbH. Lá, o carro recebeu dois turbocompressores KKK K26 e outras modificações — o bastante para que passasse a desenvolver cerca de 410 cv, números impressionantes para a época, uma vez que os Fórmula 1 de sua época produziam ao redor de 480 cv.

A carroceria também foi redesenhada, com uma porção traseira especial, mais comprida, além de três enormes dutos — dois nas laterais, para aumentar o fluxo de ar no cofre do motor, e outro no lugar do vigia traseiro. A ideia era aumentar a eficiência aerodinâmica, que se somava também ao bico feito sob medida, mais longo e baixo, e o spoiler traseiro integrado à tampa do motor.

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Como veio a terminar desse jeito?


BMW M1
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Motor precisa de manutenção preventiva, pois mesmo que volte a funcionar com pouca restauração, poderá quebrar

Com a morte do piloto em 7 de abril de 1982, em um acidente de avião, o M1 trocou de dono diversas vezes entre 1984 e 1993, passando pela Alemanha, Holanda, Japão e Reino Unido. No seu último paradeiro, foi comprado pelo o britânico descendente de indianos Pummy Bhatia, que morando com a mulher e o filho em um apartamento, não tinha onde guardar mais um carro. Com isso, ficou estacionado na rua, mas ainda era mantido em boas condições, com vezes em que saía para dar uma volta, para manter a integridade da mecânica.

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Infelizmente, faleceu em 1995, deixando o BMW à sua esposa e ao seu filho, que tinha apenas três anos de idade na época. Com quase nenhum cuidado adequado, ficou do jeito que estava desde aquela época até o leilão. Dizem que foram feitos outros dois M1 com especificações semelhantes ao exemplar de 1979, sendo que um deles foi destruído há mais de três décadas, e o paradeiro do outro é desconhecido.

Fonte: IG Carros
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Mercedes de R$ 1,7 milhão tem 5 unidades vendidas no Brasil

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Mercedes AMG GTR Pro arrow-options
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Mercedes-Benz AMG GTR Pro tem itens exclusivos baseados nos carros de corrida da marca alemã sediada em Stuttgart

A restrita lista dos supercarros mais caros do Brasil recebe mais um integrante: o Mercedes AMG GTR Pro, que tem 5 unidades vendidas o País, cada uma pelo equivalente a R$ 1,7 milhão. Ao todo, apenas 750 serão fabricadas. O modelo tem produção limitada e é considerado o mais rápido feito pela marca alemã com itens e acertos exclusivos para se aproximar dos carros de corrida.

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Estamos falando de um superesportivo com motor V8 4.0 biturbo, de 577 cv e 71,3 kgfm de torque, números para acelerar de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos, diz a fabricante. Para conter todo esse ímpeto esportivo, o Mercedes AMG GTR Pro vem com freios de fibra de cerâmica que ficam parcialmente à mostra atrás das enormes rodas de aro 20.

Além disso, tanto a parte estrutural quando a aerodinâmica receberam mudancas em relação do AMG GTR convencional. Há defletores de ar e aerofólio de carbono, além de difusores na traseira para ajudar a manter o supercarro o mais grudado no chão possível. Para melhorar o arrefecimento do motor e dos freios, foram adotadas novas entradas de ar.

Muda também a suspensão, com ajustes manuais tanto das molas quanto dos amortecedores, seguindo o acerto adotado no AMG GT4 de competição. Para completar, instalaram novas barras estabilizadoras e vetorização de torque por frenagem, o que ajuda a tornar o carro ainda mais equilibrado nas curvas.

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 Como não poderia deixar de ser em um superesportivo que deverá ser usado tanto nas ruas quanto nas pistas,  ao volante do Mercedes AMG GTR Pro é possível escolher por quatro modos de condução: básico, avançado pro e mestre, com variações em diversos ajustes, inclusive na atuação dos controles eletrônicos de estabilidade e tração.

Fonte: IG Carros
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