conecte-se conosco


Brasil / Mundo

Bases que abrigam tropas dos EUA são atacadas no Iraque; Irã assume responsabilidade

Publicado

Por G1

Duas bases no Iraque que abrigam forças americanas e iraquianas foram atingidas por mais de uma dúzia de mísseis iranianos na noite desta terça (7) – madrugada de quarta (8) no horário local -, informou o Pentágono.

A base aérea de Ain Al-Asad, no oeste do país, é uma das que foram atingidas, e a outra está em Erbil, na região curda do Iraque. A Guarda Revolucionária do Irã assumiu a responsabilidade pelos lançamentos dos mísseis a ambas as bases.

Resumo dos acontecimentos até agora:

  • mais de 12 mísseis foram lançados pelo Irã contra 2 bases no Iraque que abrigam forças americanas e iraquianas
  • o Pentágono confirmou o ataque, o Irã assumiu a responsabilidade e ameaçou realizar ataques dentro dos Estados Unidos se os americanos revidarem a ofensiva
  • a ação é vingança pelo assassinato do general iraniano Qassem Soleimani
  • até o momento há o relato de vítimas iraquianas, mas não se sabe quantas, nem o estado de saúde delas
  • Donald Trump deve falar à nação ainda na noite desta terça
Leia mais:  Motoristas de aplicativo fazem paralisação nesta quarta

Uma fonte de segurança do Iraque disse à CNN que 13 foguetes atingiram a base de Al-Asad, e que eles foram lançados de uma distância de cerca de 10km.

Ainda segundo fontes de segurança do Iraque, há relatos de vítimas iraquianas, mas não há informações sobre quantas são ou se elas foram mortas ou feridas. Autoridades americanas informaram à CNN que não há relatos de vítimas dos EUA.

Um porta-voz das forças armadas da Noruega disse à Associated Press que cerca de 70 soldados noruegueses estavam na base de Al-Asad, mas que não houve relatos de feridos.

Bases iraquianas sofrem ataques — Foto: Cida Gonçalves/G1

Mais cedo, uma rede estatal de TV iraniana havia informado que “dezenas de mísseis” foram lançados contra a base de Al-Asad. A agência de notícias Tasnim falou em uma “segunda rodada de ataques” pelo Irã, mas não ficou claro a quais ofensivas essa “rodada de ataques” se referia.

Segundo a rede de televisão árabe “Al Mayadeen”, citada pela Reuters, helicópteros americanos estiveram presentes em ao menos um dos locais atacados, e um estado de “alerta total” foi ativado.

Leia mais:  Construção da praça de pedágio entre Alta Floresta e Carlinda é tema de reunião entre parlamentar e prefeito

O presidente americano, Donald Trump, foi informado dos ataques pouco depois, e deve falar à nação ainda esta noite. “O presidente foi informado e está monitorando a situação de perto e consultando sua equipe de segurança nacional”, disse a Casa Branca em comunicado.

Comentários Facebook
publicidade

Brasil / Mundo

Rajadas de ventos arrancam teto de aeroporto de Fortaleza; Olhe vídeo

Publicado

por

Segundo a empresa responsável pela administração do Aeroporto Internacional Pinto Martins, ninguém ficou ferido após o incidente.

Comentários Facebook
Leia mais:  Bolsonaro é o 38º presidente do Brasil
Continue lendo

Deixe sua Opinião

Como você define o governo de Mauro Mendes, até agora ?

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana