conecte-se conosco


Política

Barra do Garças: Cenário político indefinido para eleições deste ano

Publicado

O município de Barra do Garças, (500), km de Cuiabá começa a mexer seu tabuleiro político,  cidade importante no contexto, Barra tem nomes importantes na disputa nessas eleições de 2020.Os eleitores já começam a ficar de olho naquele candidato  que traz a melhor proposta para desenvolvimento na região.

Os próprios deputados  de Mato Grosso acompanham,  já que sabem da importância politica da região no cenário estadual. Esta semana uma nova pesquisa realizada pelo jornal Jornal O+Positivo  movimentou a cidade.Na pergunta estimulada, quando os nomes dos pré-candidatos são citados pelo entrevistador, o delegado Adilson Gonçalves tem 23,69%.Segundo colocado o ex-prefeito Paulo Raye com 21,95% e na sequência vem o empresário Sandro da Cathedral, com 15,46%.

O vice-prefeito Welington Marcos alcançou 8,23% da preferência do eleitor até o momento e na retaguarda está o advogado Domingos Sávio com 2,49%. 28,18% não souberam ou não responderam.Faltando pouco mais de três meses para os eleitores irem às urnas escolher seus representantes para os próximos quatro anos o cenário político continua indefinido no município de Barra do Garças.

Pesquisa realizada pelo Jornal O+Positivo e registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número MT-00831/2020 aponta que, na pergunta estimulada, quando os nomes dos pré-candidatos são citados pelo entrevistador, o delegado licenciado Adilson Gonçalves (PSD) tem 23,69%.
O segundo colocado é o ex-prefeito Paulo Raye (Pros) com 21,95% e na sequência vem o advogado e empresário Sandro da Cathedral (Podemos), com 15,46%.

O vice-prefeito Welington Marcos (Democratas) alcançou 8,23% da preferência do eleitor até o momento e na retaguarda está o também advogado Domingos Sávio (PRTB) com 2,49%. 28,18% não souberam ou não responderam.O questionário aplicado também perguntou em quem os barra-garcenses votariam para prefeito de forma espontânea, quando os nomes dos pré-candidatos não são citados.

Leia mais:  Estado insere DNA de 1.500 condenados por crimes hediondos em banco nacional

Nessa modalidade Adilson Gonçalves segue com pequena vantagem (12,22%) em relação a Paulo Raye (9,72%).

Sandro da Cathedral também está em terceiro aqui com 7,98% da preferência. Welington Marcos atingiu 1,99% e outros nomes lembrados 1,74%. 66,35% não souberam ou não responderam.A rejeição dos possíveis candidatos também foi aferida na pesquisa e 23,19% não votariam de jeito nenhum no ex-prefeito Paulo Raye, enquanto 14,56 não digitaria o número de Domingos Sávio. O vice-prefeito Welington Marcos tem 9,48% de rejeição e Adilson Gonçalves 9,23%. O menor índice de não votaria é de Sandro da Faculdade Cathedral com 6,48%. 37,15% não souberam ou não responderam.

 

A pesquisa

A amostragem da pesquisa é realizada em dois estágios. No primeiro, os setores censitários são sorteados com probabilidade proporcional ao tamanho (método PPT). No segundo, (e último) os respondentes são selecionados a partir de cotas proporcionais, considerando as variáveis sexo, faixa etária, grau de instrução e nível econômico, estabelecidas de acordo com dados do TSE (06/2020) e IBGE (2010).

O sistema interno de controle e verificação, conferência e fiscalização da coleta de dados e do trabalho de campo, com coleta de dados com o uso de tablets (questionário com questões espontâneas e estimuladas), enviando as coletas diretamente do campo para a base de dados das entrevistas. A equipe é formada por 5 entrevistadores treinados, com acompanhamento de um supervisor, realizando a verificação no próprio local.

Leia mais:  Comissão da AL vê "afagos" do TCE a Taques e rejeita contas

A pesquisa quantitativa foi feita com entrevistas pessoais no município de Barra do Garças- Mato Grosso, com questionário elaborado de acordo com os objetivos da pesquisa. O universo (população de interesse) é constituído pelos eleitores registrados em Barra do Garças, com idade igual ou superior a 16 anos (46.109 eleitores, de acordo com dados de 06/2020 do TSE). Foram entrevistados 400 barra-garcenses de todos os setores do município. O intervalo de confiança estimado é de 95% com margem de erro estimado de 4,9%, para mais ou para menos.

Em Barra do Garças 47,75% dos entrevistados são do sexo masculino 52,25% feminino. A idade é de 16 a 24 anos para 13,75%; 25 a 34 anos para 20,50%; 35 a 44 anos para 20,25%; 45 a 59 anos para 25% e 60 anos ou mais para 20,50%. O grau de instrução de 35,50% é Analfabeto/Fundamental; 39% Médio e 25,50% Superior. Já o nível econômico de 61% é até 1 salário mínimo; 20,25% mais de um a dois salários mínimos; 13% mais de dois a cinco salários mínimos e 5,75% mais de cinco salários mínimos.

Mais informações sobre a pesquisa podem ser encontradas no site do TSE em: www.tse.jus.br/eleicoes/pesquisa-eleitorais/consulta-as-pesquisas-registradas

Comentários Facebook
publicidade

Política

Deputado assina TAC e promete não realizar mais festas

Publicado

O deputado estadual Faissal Calil (PV) assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público Estadual (MPE) no qual se compromete a não realizar festas em sua residência, localizada no bairro Shangri-lá em Cuiabá, que excedam o volume de som permitido na “Lei do Silêncio”. O desrespeito à norma renderá multa no valor de R$ 3 mil.

“Se abster, a partir desta data, de produzir nos eventos realizados em sua residência ou sob sua responsabilidade, ruídos em níveis tais que possam resultar em danos à saúde humana”, diz o promotor 17ª Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística e do Patrimônio Cultural de Cuiabá, Gerson Natalício Barbosa.

 

De acordo com o TAC, chegou ao conhecimento da promotoria de Justiça que o deputado realizou uma festa para comemorar a vitória do vereador Marcus Brito Jr. (PV), que é seu aliado político. O termo de compromisso foi assinado no dia 15 de dezembro.

Ainda consta no documento que as celebrações são realizadas com frequência no local. “De acordo com a notícia, as festas organizadas pelo senhor Faissal Jorge Calil Filho são recorrentes e causam grande perturbação à vizinhança”.

Leia mais:  Museu do Rio recebe festival de celebração ao Dia da Consciência Negra

 

Veja vídeo da festa 

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana