conecte-se conosco


Política

Barra do Garças: Cenário político indefinido para eleições deste ano

Publicado

O município de Barra do Garças, (500), km de Cuiabá começa a mexer seu tabuleiro político,  cidade importante no contexto, Barra tem nomes importantes na disputa nessas eleições de 2020.Os eleitores já começam a ficar de olho naquele candidato  que traz a melhor proposta para desenvolvimento na região.

Os próprios deputados  de Mato Grosso acompanham,  já que sabem da importância politica da região no cenário estadual. Esta semana uma nova pesquisa realizada pelo jornal Jornal O+Positivo  movimentou a cidade.Na pergunta estimulada, quando os nomes dos pré-candidatos são citados pelo entrevistador, o delegado Adilson Gonçalves tem 23,69%.Segundo colocado o ex-prefeito Paulo Raye com 21,95% e na sequência vem o empresário Sandro da Cathedral, com 15,46%.

O vice-prefeito Welington Marcos alcançou 8,23% da preferência do eleitor até o momento e na retaguarda está o advogado Domingos Sávio com 2,49%. 28,18% não souberam ou não responderam.Faltando pouco mais de três meses para os eleitores irem às urnas escolher seus representantes para os próximos quatro anos o cenário político continua indefinido no município de Barra do Garças.

Pesquisa realizada pelo Jornal O+Positivo e registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número MT-00831/2020 aponta que, na pergunta estimulada, quando os nomes dos pré-candidatos são citados pelo entrevistador, o delegado licenciado Adilson Gonçalves (PSD) tem 23,69%.
O segundo colocado é o ex-prefeito Paulo Raye (Pros) com 21,95% e na sequência vem o advogado e empresário Sandro da Cathedral (Podemos), com 15,46%.

O vice-prefeito Welington Marcos (Democratas) alcançou 8,23% da preferência do eleitor até o momento e na retaguarda está o também advogado Domingos Sávio (PRTB) com 2,49%. 28,18% não souberam ou não responderam.O questionário aplicado também perguntou em quem os barra-garcenses votariam para prefeito de forma espontânea, quando os nomes dos pré-candidatos não são citados.

Leia mais:  Lúdio Cabral debate privatização dos Correios em audiência pública

Nessa modalidade Adilson Gonçalves segue com pequena vantagem (12,22%) em relação a Paulo Raye (9,72%).

Sandro da Cathedral também está em terceiro aqui com 7,98% da preferência. Welington Marcos atingiu 1,99% e outros nomes lembrados 1,74%. 66,35% não souberam ou não responderam.A rejeição dos possíveis candidatos também foi aferida na pesquisa e 23,19% não votariam de jeito nenhum no ex-prefeito Paulo Raye, enquanto 14,56 não digitaria o número de Domingos Sávio. O vice-prefeito Welington Marcos tem 9,48% de rejeição e Adilson Gonçalves 9,23%. O menor índice de não votaria é de Sandro da Faculdade Cathedral com 6,48%. 37,15% não souberam ou não responderam.

 

A pesquisa

A amostragem da pesquisa é realizada em dois estágios. No primeiro, os setores censitários são sorteados com probabilidade proporcional ao tamanho (método PPT). No segundo, (e último) os respondentes são selecionados a partir de cotas proporcionais, considerando as variáveis sexo, faixa etária, grau de instrução e nível econômico, estabelecidas de acordo com dados do TSE (06/2020) e IBGE (2010).

O sistema interno de controle e verificação, conferência e fiscalização da coleta de dados e do trabalho de campo, com coleta de dados com o uso de tablets (questionário com questões espontâneas e estimuladas), enviando as coletas diretamente do campo para a base de dados das entrevistas. A equipe é formada por 5 entrevistadores treinados, com acompanhamento de um supervisor, realizando a verificação no próprio local.

Leia mais:  Governo e entidades fazem esclarecimento sobre a nova lei de incentivos fiscais em Mato Grosso

A pesquisa quantitativa foi feita com entrevistas pessoais no município de Barra do Garças- Mato Grosso, com questionário elaborado de acordo com os objetivos da pesquisa. O universo (população de interesse) é constituído pelos eleitores registrados em Barra do Garças, com idade igual ou superior a 16 anos (46.109 eleitores, de acordo com dados de 06/2020 do TSE). Foram entrevistados 400 barra-garcenses de todos os setores do município. O intervalo de confiança estimado é de 95% com margem de erro estimado de 4,9%, para mais ou para menos.

Em Barra do Garças 47,75% dos entrevistados são do sexo masculino 52,25% feminino. A idade é de 16 a 24 anos para 13,75%; 25 a 34 anos para 20,50%; 35 a 44 anos para 20,25%; 45 a 59 anos para 25% e 60 anos ou mais para 20,50%. O grau de instrução de 35,50% é Analfabeto/Fundamental; 39% Médio e 25,50% Superior. Já o nível econômico de 61% é até 1 salário mínimo; 20,25% mais de um a dois salários mínimos; 13% mais de dois a cinco salários mínimos e 5,75% mais de cinco salários mínimos.

Mais informações sobre a pesquisa podem ser encontradas no site do TSE em: www.tse.jus.br/eleicoes/pesquisa-eleitorais/consulta-as-pesquisas-registradas

Comentários Facebook
publicidade

Política

Cerca de 200 mulheres saem em passeata em apoio à Dr. Paulo Raye

Publicado

Cerca de duzentas mulheres do município de Barra do Garças, (500km) de Cuiabá  saíram às ruas em passeata de apoio à candidatura a prefeito do Dr. Paulo Raye no início da manhã de sábado 24. 

O evento também foi em apoio à campanha do Outubro Rosa de conscientização de alerta sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama (e mais recentemente, sobre o câncer de colo do útero).

Durante todo o percurso,  foram mencionadas palavras de ordem sobre atenção à saúde pública do município  além da manifestação de apoio à candidatura do Dr. Paulo Raye.

Vestidas de rosa, como manda o figurino das manifestações do gênero neste mês de outubro, e portando bandeiras e cartazes com palavras de ordem em defesa da saúde da mulher a passeata foi a única dentre as candidaturas na cidade a abraçar a causa das mulheres e que vem de encontro ao discurso de Paulo Raye e de sua bandeira de fortalecimento da saúde na cidade e interior do município, defendendo todos os seus direitos, inclusive o de escolher o tipo de parto que preferem fazer pela rede pública.

Liliane Raye (esposa de Paulo Raye) e Luzineide Arantes, (esposa de Dr. Edvaldo) que agradeceram a participação voluntária das mulheres em apoio tanto à campanha do Outubro Rosa quanto da candidatura de Raye à prefeito. 

 

Comentários Facebook
Leia mais:  Vereador Dr. Xavier avalia o mês de março como “período de intenso trabalho social”
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana