Saúde
Bariátricas continuam suspensas em MT
Publicado
3 meses atrásOs hospitais estaduais em Mato Grosso devem retomar as cirurgias eletivas a partir de novembro, após sete meses de suspensão por causa da pandemia. No entanto, o Hospital Metropolitano, em Várzea Grande, irá continuar atendendo apenas os casos de Covid-19. Por causa disso, as cirurgias bariátricas, que são feitas apenas nessa unidade, continuarão suspensas no estado.
As eletivas foram suspensas em março deste ano, como medida preventiva a contaminação do nova coronavírus.
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou, por meio de nota, que a gestão ainda estuda e planeja, juntamente com os municípios, a maneira mais adequada de retomar os procedimentos eletivos no cenário da pandemia.
A funcionária pública Ilana Karine Müller conta que, depois de dois anos de espera, finalmente tinha a data marcada da cirurgia bariátrica.
Ela mora em Água Boa, a 736 km da capital, e já tinha conseguido até as passagens para Várzea Grande, na região metropolitana, onde é feito o procedimento.
“Quando eu recebi a ligação, foi uma alegria muito grande. Mas durou pouco, porque logo a cirurgia foi cancelada. A gente liga no hospital e eles falam que não tem nenhuma informação, nem previsão”, conta.
Ilana é obesa desde criança. Após muita luta, conseguiu a cirurgia, que deve ajudá-la a melhorar a qualidade de vida, já que sofre, atualmente, com muitos problemas de saúde como a hipertensão, desvio de coluna e problema no joelho.
A diarista Patrícia Aquino, de Pontes e Lacerda, a 483 km da capital, conta que também tem problemas de saúde, como hipertensão e diabetes, e que a cirurgia irá ajudá-la.
“Não tenho condições de trabalhar no momento devido ao meu peso. Tenho 28 anos e decidi lutar pela cirurgia para que eu tenha uma qualidade de vida melhor, não só pela estética, mas pela saúde”, explica.
Pacientes de todo o estado estão na fila de espera para o a cirurgia bariátrica. A fila para as cirurgias eletivas, que são aquelas agendadas, cresceu muito durante a pandemia, já que foram suspensas.
Segundo o Ministério da Saúde, em Mato Grosso, 23 mil pessoas aguardam por cirurgias eletivas. Com a queda no registro de casos de Covid-19, os hospitais foram liberados para voltar a fazer os procedimentos.
As eletivas deverão ser retomadas primeiro no Hospital Estadual Santa Casa, com os procedimentos oncológicos, ortopédicos e clínicos.

Dez pacientes diagnosticados com Covid-19 esperam por vaga em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, após aumento no número de casos da doença e superlotação nos hospitais.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, nos últimos 30 dias, o município registrou 2.435 novos casos. Atualmente, Rondonópolis tem 33 leitos de UTI para atender casos da Covid.
Segundo o boletim divulgado nesse domingo (13) pela secretaria, 21 leitos são UTIs da rede privada e 12 na rede pública de saúde.
A situação preocupa porque resta apenas um leito disponível na rede pública. Já na rede particular há superlotação.
Na enfermaria, segundo o município, tem 78 leitos livres entre rede pública e particular. Há também 10 leitos semi-intensivos livres na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Rondonópolis.
Outras cidades do sudeste do estado também dependem da estrutura de Rondonópolis para atender casos da doença.
Dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) apontam que Mato Grosso, até esse domingo (13), registrava 166.974 casos confirmados da Covid-19 e 4.259 óbitos em decorrência do coronavírus.


Lei institui fila única para cirurgia bariátrica em MT

2021 começa ‘quente’ nos partidos políticos em Mato Grosso

Lotação das UTIs de hospitais particulares chega a 86% em MT

MPF abre procedimento para fiscalizar vacinação em MT

MT recebe 10 pacientes de Rondônia nesta terça
Polícia


Delegados de Mato Grosso ganham o maior salário do Brasil
Um levantamento realizado pelo Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindpesp) mostrou que os delegados de...


Delegada conclui inquérito e indicia empresário que agrediu influencer cuiabana
A delegada Patrícia Fronza, da Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso de Florianopólis, concluiu...


Assaltantes morrem em confronto com policiais durante furto em loja de eletrodomésticos em MT
Segundo a o batalhão da Ronda Ostensiva Tático Móvel (Rotam), quatro suspeitos foram flagrados retirando produtos do estabelecimento e colocando...

Mato Grosso


Novo gestor de Chapada troca todos os secretários e traz ex-prefeito na equipe
O novo prefeito de Chapada dos Guimarães (67 km ao norte de Cuiabá), Osmar Froner (MDB) anunciou a equipe de...


Vale do Araguaia abandona pecha de “Vale dos Esquecidos” e assume condução do progresso econômico de MT
O Vale do Araguaia, que compreende 25 cidades à Nordeste de Mato Grosso, carregou durante anos a pecha de “Vale...


STJ nega pedido e vê perseguição de Rogers a delegados
Foi negado pela Quinta Turma do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) o habeas corpus ao ex-secretário de Segurança Pública de...
Entretenimento


A Voz do Brasil faz 85 anos
O programa de rádio A Voz do Brasil completa 85 anos nesta quarta-feira (22). Idade avançada para pessoas e para instituições no Brasil. Uma...


Hamilton repete outra marca de Schumacher e assume liderança na F-1
Lewis Hamilton colocou mais um recorde da Fórmula 1 no currículo neste domingo (19). Ao ganhar o Grande Prêmio da...


Instagram proíbe conteúdo que promova a terapia de conversão sexual
O Instagram proibirá qualquer conteúdo que promova terapia de conversão depois que ativistas pediram que ela impedisse os provedores de...
Esportes


Apresentado, Rogério Ceni cita Zico e promete Flamengo ofensivo
Apresentado à torcida e à imprensa como técnico do Flamengo, Rogério Ceni prometeu um time agressivo, “com o máximo de...


Pelé 80 anos: vida longa ao rei do futebol
O futebol brasileiro tem vários personagens. Mas nenhum deles tem o protagonismo de Edson Arantes do Nascimento. A importância de...


Fórmula 1 cancela GP Brasil este ano em Interlagos
A Fórmula 1 cancelou hoje (24) o Grande Prêmio (GP) do Brasil que ocorreria em 15 de novembro. Será a...
Mais Lidas da Semana
-
Cidades1 hora atrás
TJ autoriza Governo determinar férias compulsórias de servidores na pandemia
-
Cidades1 hora atrás
Gabaritos do Enem serão divulgados nesta quarta-feira
-
Cidades1 hora atrás
Confiança do consumidor cai pelo quarto mês consecutivo
-
Cidades1 hora atrás
MT recebe 10 pacientes de Rondônia nesta terça
-
Cidades55 minutos atrás
MPF abre procedimento para fiscalizar vacinação em MT
-
Cidades42 minutos atrás
Lotação das UTIs de hospitais particulares chega a 86% em MT
-
Política35 minutos atrás
2021 começa ‘quente’ nos partidos políticos em Mato Grosso
-
Política21 minutos atrás
Lei institui fila única para cirurgia bariátrica em MT