conecte-se conosco


Cidades

Banda marcial de escola da rede municipal leva primeiro lugar em várias categorias da 4ª Copa Nacional do Pantanal

Publicado

A Banda Marcial da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Prof. Ranulpho Paes de Barros foi premiada durante a 4º Copa Nacional do Pantanal de Bandas e Fanfarras, realizada em Cuiabá entre os dias 14 e 15 de outubro, no ginásio do Complexo Esportivo Dom Aquino. O grupo ficou com os títulos de 1º lugar nas categorias Geral Sopros, Corpo Musical, Pavilhão e Baliza e com o segundo lugar nas categorias Corpo Coreográfico e Regente.

A banda é composta por 70 jovens de 07 a 17 anos de idade, estudantes da escola, da comunidade, e também das EMEB’s Maria Eunice e Tancredo de Almeida Neves. Os jovens participam do Projeto Interdisciplinar de Arte, o Prinart, desenvolvido com o objetivo de utilizar a arte para incentivar o estudo e a permanência na escola, além de fomentar novos talentos.

A banda marcial foi formada em 2011 com o objetivo de oportunizar aos jovens do bairro Santa Izabel a participação em uma atividade que daria a eles a chance de aprender novos valores, objetivos e perspectivas, numa realidade totalmente adversa com altos índices de criminalidade e delinquência juvenil.

Leia mais:  Secretaria de Saúde recebe estoque de insumos

“A ideia do projeto é utilizar a música como instrumento de educação e socialização, aproveitando o tempo ocioso dos jovens para a prática instrumental, possibilitando o desenvolvimento intelectual e cultural de forma criativa, com base nos pressupostos de transformação, autonomia e dialogicidade”, explicou o coordenador geral da banda, regente e professor de teoria musical e instrumentos de sopro, maestro Francisval Costa.

Segundo Francisval o trabalho começou de forma tímida, com poucos alunos que não tinham ideia da dimensão das propostas que viriam e fariam o grupo se tornar a grande banda que é hoje. No início, a escola começou a adquirir aos poucos, alguns instrumentos usados, outros foram emprestados para ensinar os alunos.

Hoje a banda marcial participa de grandes eventos e concursos e tem se destacado como uma das melhores do estado e fora dele, sendo premiada no Concurso de Bandas e Fanfarras da Cidade de Guarujá (SP) em 2012, São Luiz (MA) em 2013, Sorriso (MT) também em 2013, 2015, 2016 e 2017 e em Cuiabá, de 2012 a 2016.

Entre os eventos que participa estão desfiles cívicos de 7 de setembro e abertura de grandes eventos municipais e Estadual nas cidades de Tangará da Serra, Campo Verde, Nobres, Nossa Senhora do Livramento, Distrito de Nossa Senhora da Guia, Primavera do Leste, Sorriso, Jaciara e 
Cuiabá.

Leia mais:  Trechos das avenidas das Torres e Beira Rio serão bloqueados para obras de viadutos

Além do maestro, também participam voluntariamente da formação dos alunos os professores de percussão, Lucas Michel, a professora de coreografia Maria Grasiella e a professora de baliza, Emily Canabarro.

 

O evento

A 4º Copa Nacional do Pantanal de Bandas e Fanfarras contou com a participação de 85 grupos inscritos de Mato Grosso, e dos estados de Rondônia, Acre e Mato Grosso do Sul.

O evento foi criado para incentivar a cultura musical entre os jovens e como um espaço de intercâmbio estudantil entre os alunos da rede pública e privada. O evento é realizado pela Sociedade Musical Mestre Inácio.

A 4ª Copa Nacional do Pantanal de Bandas e Fanfarras tem apoio cultural da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo de Cuiabá.

 

Comentários Facebook
publicidade

Cidades

Prefeitura publica calendário de pagamento do IPTU; veja datas

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá estabeleceu a programação para pagamento do IPTU em 2021, que deve começar a partir de 1º de março. O Decreto nº 8.285, que determina o cronograma, foi publicado na Gazeta Municipal.

 

Assim como em outras edições, o pagamento poderá ser feito em cota única ou em até oito parcelas. O valor mínimo de cada parcela será de R$ 57,26.

 

Aqueles que não tiverem débitos de anos anteriores e optarem por quitar o IPTU em cota única até o dia 14 de abril, terão desconto de 10%. Os carnês serão enviados para todos os contribuintes que contam no Cadastro Imobiliário do Município.

 

Já as guias do IPTU de imóveis territoriais deverão ser retiradas nos postos de atendimentos do Município ou por meio do site.

 

A retirada presencial poderá ser feita no Centro Integrado de Atendimento ao Contribuinte (CIAC), nas Lojas de Atendimento ao Contribuinte (LAC-Norte e LAC-SUL), e em outros postos de atendimento que serão indicados pela Prefeitura de Cuiabá.

Leia mais:  Secretaria de Saúde recebe estoque de insumos

 

Outra informação que o munícipe deverá ficar atento é em relação ao pedido de isenção do pagamento, que neste ano poderá ser feito no período de 1º de junho a 30 de julho, com validade até 2024.

 

Caso a solicitação seja indeferida, será concedido um prazo de 30 dias, a partir da ciência do contribuinte quanto à decisão, para que o valor seja pago sem desconto e sem a incidência de juros e multa.

 

“De acordo com os termos do art. 5º da Lei nº 5.355/2010, alterado pela Lei nº 5.797/2014, estão isentos do Imposto Predial e Territorial Urbano os imóveis residenciais com valor venal atualizado igual ou inferior a R$ 33.921, excluindo-se os imóveis territoriais, comerciais, unidades autônomas desdobradas com cadastro individualizado para fins tributários, chácaras de recreio e garagens de edifícios”, explica o decreto municipal.

 

Veja calendário de pagamento: 

 

Primeira parcela e cota única: 14 de abril

 

Segunda parcela: 14 de maio

 

Terceira parcela: 14 de junho

Leia mais:  Semob participa de projeto da UFMT que propõe soluções à Mobilidade Urbana

 

Quarta parcela: 14 de julho

 

Quinta parcela: 13 de agosto

 

Sexta parcela: 14 de setembro

 

Sétima parcela: 14 de outubro

 

Última parcela: 12 de novembro

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana