conecte-se conosco


Cidades

Atuação da Prefeitura garante melhoria em estruturas do bairro Campo Velho

Publicado

Mais dois espaço de lazer foram entregues à população nessa quarta-feira (05). Desta vez, os principais beneficiados com a atuação da Prefeitura de Cuiabá foram os moradores do bairro Campo Velho, situado na região Leste da Capital. Como parte do conjunto de ações de melhorias realizadas para centenas de comunidades, O Município levou para o bairro a execução dos trabalhos de climatização do centro comunitário e a completa revitalização da praça pública.

Os avanços, que garantem mais conforto e segurança aos cidadãos durante o usufruto das áreas, são resultados de uma atuação integrada entre as secretarias municipal de Serviços Urbanos, Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e também de Planejamento, que exerceu um importante papel na busca dos recursos para a execução das obras. O trabalho em conjunto, assegurou que os dois espaços passassem por um verdadeiro processo de transformação visual e estrutural.

Em parceria com o Legislativo, por meio da aplicação de emenda parlamentar do vereador Wilson Kero Kero e de recursos da Fonte 100 da Prefeitura, foi investido aproximadamente R$ 140 mil. O emprego do valor possibilitou que no centro comunitário fossem instalados quatro aparelho de ares-condicionados e um transformador, garantindo a estabilidade elétrica do local. Já a praça pública recebeu uma nova iluminação, pintura, jardinagem e paisagismo, calçamento e colocação de aparelhos de ginástica.

Leia mais:  Servidora afastada fala sobre batalha contra câncer de mama e alerta para prevenção

“Estamos trabalhando diariamente para que nosso conceito de qualidade de vida e de humanização seja desfrutado por toda a população cuiabana, principalmente aqueles que residem em bairros mais distantes da região central. A climatização do centro comunitário e revitalização da praça é mais um resultado desse nosso empenho. Com ações que são vistas por alguns como simples estamos fomentando a convivência social e o lazer entre amigos e familiares. Tenho a certeza que isso contribui diretamente para a melhoria da saúde e da autoestima de cada cidadão que tem a oportunidade de aproveitar desses espaços”, destacou o prefeito Emanuel Pinheiro.

Para a presidente da Associação de Moradores do Campo Velho, Morgania Souza dos Santos, a intervenção da Prefeitura nas estruturas deve impulsionar a utilização dos espaços com maior frequência. Segundo ela, as reformulações da praça e do centro comunitário são vistas, pelos habitantes da região, como um sonho que se tornou realidade, principalmente pela sensibilidade e atuação do prefeito Emanuel Pinheiro, que acelerou o processo em benefício da população.

Leia mais:  TCE manda investigar prefeito de MT por descontar valores dos servidores e não repassar à Previdência

“Esse é um sonho que buscamos há muitos anos. Cuiabá é uma cidade extremamente calorenta e o ar-condicionado passou a ser uma grande necessidade. Todas as quartas-feiras mais de 80 pessoas se reúnem no centro comunitário para se confraternizar e vimos que, quando a temperatura estava muito elevada, ocorria uma grande escassez de público. Quanto à praça, também gostamos muito do que foi feito. O local já estava com sua estrutura comprometida e essa revitalização irá trazer de volta as crianças e motiva às famílias utilizarem a área”, pontuou a presidente.

Participaram do ato de inauguração os secretários municipais de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Juares Samaniego, e de Planejamento, Zito Adrien. Também estiveram presentes os adjuntos de Desenvolvimento Urbano, Danilo Zanetti, de Relações Comunitárias, Jonail da Costa, de Governo e Relações Institucionais, Lincoln Sardinha Costa, além do ex-prefeito Roberto França, dos vereadores Wilson Kero Kero e Vinícius Hugueney, e lideranças comunitárias de Cuiabá.

 

 

 

 

Comentários Facebook
publicidade

Cidades

Consultório Itinerante leva atendimentos para mais comunidades

Publicado

por

Davi Valle

Desenvolvido pela Diretoria de Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Cuiabá (SMS), o ‘Programa Consultório Itinerante’ vem cumprindo sua missão de levar atenção integral e humanizada à saúde da população nas comunidades rurais e terapêuticas, onde não há abrangência das unidades da Estratégia Saúde da Família. Nesta semana, as comunidades rurais Conquista I e terapêutica Paraíso recebem os serviços.

Reestruturado pela gestão Emanuel Pinheiro, em menos de dois anos, o programa ofertou 28 mil atendimentos inerentes à Atenção Básica. Dentre eles estão consultas, pré-consultas, procedimentos ambulatoriais, exames clínicos diversos, atualização do calendário de vacinação, atendimento odontológico, entrega de kits de higiene bucal, medicamentos, entre outros procedimentos.

Nesta semana, a unidade móvel que é composta por um médico generalista, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem, um técnico de saúde bucal, um psicólogo, um agente administrativo e um motorista, contemplam as comunidades rurais Conquista I e terapêutica Paraíso. Esta última atende pessoas em vulnerabilidade social em tratamento contra dependências químicas.

Leia mais:  SUGESTÃO DE PAUTA – Programa “Um Por Todos e Todos Por Um” tem atividade de encerramento nesta sexta-feira (23)

Além dos procedimentos de praxe, a equipe ainda realiza encaminhamentos para exames e consultas especializadas e para tratamentos odontológicos, psicológicos, preventivos do colo uterino e demais especialistas.

O enfermeiro e responsável técnico pela unidade móvel, Marcelo Coelho enfatiza que as ações realizadas pela equipe do ´Consultório Itinerante´ reforçam a continuidade de um trabalho que vem se solidificando desde o início do projeto e fortalece o compromisso da atual administração  municipal, que é garantir a prevenção, promoção e a recuperação da saúde da população consoante aos princípios e diretrizes da Atenção Básica de Saúde.  

“Por meio das visitas podemos intervir sobre os fatores de risco aos quais a população está exposta e ainda humanizamos as práticas de saúde através do estabelecimento de vínculos com a população. Além disso, o reflexo desse trabalho é evidenciado quando verificamos que os cartões de vacina tanto de crianças quanto os de adultos estão em dia, quando pacientes hipertensos e diabéticos comparecem nos dias de atendimento para monitorar a pressão arterial, mensurar a glicemia capilar e retirar as medições de uso continuo ou ainda quando percebemos mudanças de hábitos de vida de alguns pacientes que passaram a praticar atividades físicas, controlando o peso e mantendo dentro de sua possibilidade uma alimentação mais saudável, após as nossas orientações”, destacou o enfermeiro.

Leia mais:  Servidora afastada fala sobre batalha contra câncer de mama e alerta para prevenção

A unidade móvel ambulatorial também coleta informações sobre a população contemplada, observando suas carências e necessidades para posterior planejamento das ações da Secretaria de Saúde de Cuiabá. Também é objetivo do ´Consultório´ humanizar as práticas de saúde com o estabelecimento de um vínculo entre os profissionais de saúde e a população; proporcionar o estabelecimento de parcerias através do desenvolvimento de ações que contribuam para a democratização do conhecimento do processo saúde/doença, da organização dos serviços e da produção social da saúde.

Confira o calendário de atendimentos do Consultório Itinerante para o mês de fevereiro;

18/02 – Comunidade Conquista I

19/02 – Coleta Conquista I

20/02 –  Casa Terapêutica Paraíso

21/02 – Coleta Paraíso

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana