conecte-se conosco


Educação

Arduino Day Univag 2019 reúne estudantes e amantes da tecnologia de todo estado

Publicado

O Arduino é uma ferramenta para criar dispositivos eletrônicos que são controlados por um software escrito numa linguagem de programação

O Arduino Day Univag 2019 proporcionou aos amantes da tecnologia um sábado de muito aprendizado e inovação. O evento aconteceu no dia 16 de março no campus do Univag – Centro Universitário de Várzea Grande, com palestras de renomados especialistas em eletrônica, oficinas e exposição de projetos.

Este é o terceiro ano que o Arduino Day é co-organizado pelo Centro Universitário em parceria com o YouTube Arduino Brasil. Para o vice-reitor, professor Flávio Foguel, é muito gratificante poder proporcionar essa oportunidade não só aos alunos, mas também a toda comunidade interessada na plataforma Arduino.

“Enquanto instituição de ensino o evento está dentro da nossa filosofia educacional, de trabalhar inovação e estar sempre à frente e é essa filosofia que nos coloca na posição de destaque da qualidade que temos, não só no estado, mas também no país”, ressaltou.

Referência mundial na área de eletrônica, o professor Newton C. Braga abriu o evento falando da importância da plataforma Arduino. Com mais de 160 livros publicados em diversos países, Newton ressaltou que conhecimento não se guarda, conhecimento se compartilha.

Leia mais:  Cuiabá convoca 288 aprovados em concurso público; veja a lista

“No Arduino Day estudantes e interessados em eletrônica agregam conhecimentos com o uso da plataforma, que pode ser usada também na aplicação profissional de outros setores. É uma honra participar desse evento no Univag”, afirmou.

Um dos palestrantes, Waldyr Reis, trouxe a discussão sobre o Arduino e as Novas Tecnologias – Até quando podemos usar a plataforma em nossos projetos. “Esse é terceiro ano que venho no Univag ministrar uma palestra sobre o Arduino. O evento tem uma grande importância para a educação, quanto mais melhor, para despertar a curiosidade eletrônica nas pessoas”, disse.

O Arduino Day ainda contou com palestras dos especialistas em tecnologia Rodolpho Chrispim, Marcelo Maximiano e Andressa Siqueira. Além de seis oficinas simultâneas, onde alunos de diversas escolas competiram com projetos feitos por eles, com ajuda de professores e dicas de grupos da internet sobre Arduino.

“É a entrada para um novo universo, as mudanças estão acontecendo muito rápido e é preciso se atualizar para acompanhar. Para nós, do canal Arduino Brasil, é uma grande satisfação essa parceria com o Univag, que está sempre de portas abertas para nós”, destaca o presidente do canal do YouTube Arduino Brasil, Nascimento Junior”.

Leia mais:  Secretaria de Educação publica portarias de elevação de nível dos profissionais da pasta.

O Arduino é uma ferramenta para criar dispositivos eletrônicos que são controlados por um software escrito numa linguagem de programação específica que é instalada no computador. O programa é criado no computador e transferido para o dispositivo, que utiliza a placa Arduíno.

Confira as escolas que tiveram seus projetos premiados no Arduino Day UNIVAG 2019:

Categoria: Maker

1º Lugar – Escola Chave do Saber – ECSA

2º Lugar – Colégio Notre Dame de Lourdes

3º Lugar – Escola Estadual Professor José Mesquita de Carvalho

Categoria: Youtube

1º Lugar – Colégio Notre Dame de Lourdes

2ª Lugar – Escola Chave do Saber – ECSA

3º Lugar – Escola Estadual Professor José Mesquita de Carvalho

Comentários Facebook
publicidade

Educação

Secretaria de Educação vai nomear 342 professores em dezembro

Publicado

Após as nomeações, governo vai verificar as necessidades de cada polo do Estado para fazer novas convocações

O Governo do Estado irá realizar o chamamento de 342 professores que estão no cadastro de reserva do último concurso da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). A convocação ocorrerá em dezembro deste ano, afirmou o secretário de Estado de Educação, Alan Porto.

“Quero tranquilizar os professores de que vamos chamar os profissionais do cadastro de reserva ainda neste ano. Já conversamos com a Seplag, que garantiu a infraestrutura para a posse e em dezembro. Os docentes serão convocados por municípios, e após este período, por regiões”, explicou o gestor a respeito da convocação.

Os mais de  300 professores atenderão as necessidades de 52 municípios, para ministrar aulas em diversas disciplinas: língua portuguesa, matemática, inglês, história, educação física, entre outras habilitações.

O secretário também esclareceu que apesar da recuperação fiscal do Estado, não há a previsão de novo concurso para a Educação, já que o último processo seletivo realizado em 2017 ainda está vigente, e o Estado está num processo de enquadramento financeiro dentro da Lei de Responsabilidade Fiscal, que limita gastos com folha de pagamento.

Leia mais:  Carlos Alberto Decotelli pede demissão a Bolsonaro

Na ocasião, o gestor apontou ainda que as escolas serão preparadas para o retorno gradual das aulas no ano que vem, com manutenção predial, tecnologia não só para os alunos, mas para os professores, e medidas de segurança para prevenir o contágio com o coronavírus.

“O professor dentro de sala de aula é o que faz a diferença, mas a pandemia nos ensinou que é possível fazer o ensino à distância, e os professores mostraram isto”, afirma, sobre o ensino durante a pandemia.

Os professores empossados substituirão os com contratos temporários que atuam na rede estadual de ensino. No total, a Seduc possui em torno de 37 mil servidores e destina cerca de 88% do orçamento para a folha de pagamento.

Desde a homologação do certame em 2018, a Seduc convocou mais de 5 mil aprovados no concurso da Educação para os cargos de Professor da Educação Básica, para Apoio Administrativo Educacional (AAE) e para Técnico Administrativo Educacional (TAE).

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana