conecte-se conosco


Cidades

Apresentações do ‘Lê Pra Mim?’ encerram nesta quinta-feira

Publicado

As apresentações do projeto nacional ‘Lê Pra Mim?’ de incentivo à leitura encerram nesta de quinta-feira (21), na Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça, no Palácio da Instrução. A entrada é gratuita e são reservados 20 lugares para o público espontâneo e as senhas são distribuídas com 1h de antecedência.

As sessões acontecem nos dois períodos, sendo a da tarde com início às 14h. E, neste encerramento, as crianças da rede de ensino infantil do município terão a leitura do cantor e compositor sul-mato-grossense Márcio de Camillo, que em seu último trabalho fez uma releitura dos poemas de Manuel de Barros, voltado ao público infantil.  

“Uma ação de grande relevância na caminhada da inclusão social, que o prefeito vem desenvolvendo. Esses dois dias foram muito bons, de leitura e de grandes ensinamentos, trabalhando variados temas com a garotada. Por isso, convido vocês para prestigiarem este encerramento e pode conhecer um pouco desta ação maravilhosa”, convida o secretário-adjunto de Cultura, Justino Astrevo.

Leia mais:  Sorriso terá voo direto para Brasília a partir de agosto

Serviço:

Assunto: Encerramento ‘Lê Pra Mim?’

Data: Quinta-feira (21)

Horário: encerramento no período vespertino, às 14h

Local: Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça, no Palácio da Instrução

 

Comentários Facebook
publicidade

Cidades

Fim do Vazio Sanitário: produtor deve ter cautela para iniciar o plantio, orienta Aprosoja

Publicado

Produtores rurais estão autorizados a plantar soja em Mato Grosso. Termina o Vazio Sanitário da Soja no Estado, após três meses de vigência. Para Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) mesmo com a liberação, produtores precisam ser cautelosos para iniciar o plantio devido as atuais condições climáticas. O período proibitivo existe há 14 anos e é uma das medidas fitossanitárias mais importantes para a prevenção e controle da ferrugem asiática na oleaginosa.

Presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Antonio Galvan, ressalta a importância de o produtor estar atento ao iniciar o plantio, já que o Estado passa por um longo período de estiagem. Conforme as previsões do Projeto AproClima, as chuvas só devem acontecer na última semana de setembro, em Mato Grosso. Cautela é o melhor caminho, afirmou o presidente.

“Se tem uma coisa que o produtor rural tem é otimismo, mas nossa orientação se baseia na cautela, já que meteorologistas falam do período um pouco tardio das chuvas, principalmente este mês de setembro. Não coloque agora as duas culturas em risco (soja e milho), é preciso cautela e esperar a chegada das chuvas”, orientou.

Leia mais:  Apoio da Semob continua no segundo dia de prova do Enem

Galvan lembra que a entidade tem lutado e apoia integralmente o Vazio Sanitário da soja. “Incansavelmente temos lutado para manter esse período e o apoiamos, inclusive, livre de qualquer tipo de pesquisa que tenha soja. O defendemos desde a criação em 2006 e continuaremos lutando para que o vazio exista em sua totalidade”, reforçou.

Ferrugem Asiática – A ferrugem asiática da soja ocasiona perdas em torno de 20% ao ano, provocando a desfolha precoce da planta e impedindo a completa formação dos grãos, o que gera redução na produtividade, sendo considerada uma doença de importância econômica.

Vazio Sanitário – O Vazio Sanitário foi instituído pela Instrução Normativa conjunta nº 002/2015, entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT).

Clima safra 20/21 – De acordo com o professor PhD em Meteorologia pela Universidade de Wisconsin (USA), Luiz Carlos Molion, as chuvas na safra 2020/2021 devem ficar dentro da média. “Produtores rurais não precisam ter pressa para o plantio da safra 2020/2021, embora as chuvas possam atrasar um pouco, pode-se esperar um volume maior de água para o início de 2021, mas no geral estará na média. Não precisa se preocupar com chuvas nessa safra”, pontuou durante palestra online promovida pela Aprosoja.

Leia mais:  Covid-19: Brasil registra 67.860 novos casos confirmados em 24h

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana