conecte-se conosco


Cidades

Amor, respeito, dedicação e alegria, Joelma é servidora pública municipal há 30 anos

Publicado

 

Em comemoração ao Dia do Servidor Público, a Prefeitura de Cuiabá homenageia uma representante da categoria, a servidora Joelma de Souza Siqueira em nome de todos os mais de 18 mil servidores.

O amor dedicado às pessoas e pela profissão vem ao encontro do foco principal da gestão atual, que se preocupa com seus colaboradores e tem como destaque o conceito de valorização e humanização do servidor.

Joelma, trabalha no Município desde 1987 quando decidiu fazer estágio e foi lotada no Programa “Terra da Gente”. Na época com 22 anos ela fazia o curso de edificações pela Escola Técnica Federal. Como estagiária ficou por dois anos e foi a partir daí que o amor pela topografia e pelo trabalho começaram.

O ano era 1990 quando o prefeito da época Frederico Campos, autorizou um concurso público, Joelma não pensou duas vezes, fez a prova e passou, começando aí sua carreira e história por Cuiabá.

Ela conta que foram 15 anos atuando como agente administrativo. No início trabalhava junto com um engenheiro civil, fazendo serviços de campo, ia para os bairros, fazia a identificação dos lotes e quadras. Depois chegava na Secretaria e fazia à mão um memorial descritivo, o caminhamento de lote que seriam os números, distâncias, marcos e por fim, as escrituras. “Todos os bairros da baixada cuiabana eu tenho conhecimento. Os bairros Santa Isabel, Planalto, Novo Horizonte, até hoje tem no processo a minha letra. Atualmente temos GPS, drone, tudo moderno, tem programa no computador que você só coloca os pontos e o computador já calcula os marcos, antigamente não era assim”, explica.

Com 30 anos de casa e com um sorriso estampado no rosto, o orgulho de ser servidora pública não cabe no peito de Joelma, as histórias e a gratidão chegam a emocionar. Como está há muitos anos trabalhando na mesma área, ela conhece muitos colegas que atuam em diversas áreas e setores da Prefeitura e isso faz com que Joelma ajude pessoas que precisam de outros serviços que não estão ligados à habitação. Ela se recorda de um senhor que procurou a Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária para solucionar um problema, em meio a conversa Joelma descobriu que não era a ali que resolveria a situação e gentilmente o orientou de qual seria a melhor solução para o caso. Com o passar do tempo foi em uma audiência pública, o mesmo senhor estava presente e pediu para o cerimonialista fazer um agradecimento ao microfone. “Ele disse que eu era um anjo que só foi na audiência porque sabia que eu estaria lá e que tinha resolvido o problema dele. Eu nem lembrava mas daquele senhor”, relata. 

Leia mais:  Futsal feminino abre a primeira rodada de competições da Confraternização Cultural dos Servidores da Educação

Atualmente Joelma é diretora técnica de Regularização Fundiária, ela acredita que tirou um pouco da imagem ruim que alguns servidores públicos passam para a população. Ela observa que infelizmente ainda existem funcionários que trabalham com a cara fechada, mas que isso está mudando. “As pessoas humildes veem no poder público a imagem que o funcionário não dá muita importância, atenção para as pessoas e para os problemas. Antiga no setor e na Prefeitura, conhece a maioria dos servidores e sabe onde ficam as coordenações, com isso orienta os cidadão da forma correta a procurar seus direitos ou ir atrás das necessidades. Antigamente sabia o nome das pessoas, mas agora mudou, agora eu ligo pra alguém conhecido e peço pra pessoa procurar e resolver o problema daquele cidadão. Com isso ganho muitas orações, abraços, mimos, isso pra mim já vale mais do que meu próprio salário”, afirma.

Em um dos momentos mais emocionantes da entrevista, a servidora relembrou de uma história que aconteceu ainda na antiga gestão. Ela narra que foi escalada para ir em uma área no Bairro Dr. Fábio que seria desapropriada, chegando no local se deparou com aquele caos, pessoas chorando, outras brigando, gritaria e uma senhora lhe chamou muita atenção. De acordo com Joelma a senhora dizia que havia perdido o esposo há três dias e não poderia perder a casa também. A reação dela foi abraçar aquela mulher e perguntar se ela acreditava em Deus, respondendo que sim apenas disse pra ela confiar que Deus jamais abandonaria o seu filho. Quatro meses depois ela voltou no mesmo bairro para fazer um trabalho e chegando lá viu a mulher que a reconheceu, “na hora que ela me viu se ajoelhou no chão e agradeceu a Deus e me disse, aquele dia eu estava tão desesperada você me abraçou e me deu esperança e hoje em oração eu pedi a Deus pra que no dia da entrevista fosse você que viesse na minha casa”, finaliza emocionada.

Leia mais:  Assistência Social fecha 2019 com saldo positivo das ações e mais de 100 mil atendimentos

Faltando 2 anos para se aposentar, Joelma descarta o fato de “pendurar a caneta” e afirma que não vai parar de trabalhar tão cedo. Pra ela não existe coisa mais importante na vida do que levantar todos os dias colocar um sorriso no rosto e saber que pode mudar e ajudar a vida de alguém.

Vale lembrar que cada servidor é importante para a instituição, cada trabalho executado é de grande valia. Por isso, é compromisso da Prefeitura de Cuiabá buscar sempre valorização do servidor.

Reconhece também o imenso valor de todos que fazem parte da administração do município. Um município não se administra sozinho, mas com a união de todos.

A todos os servidores que trabalharam e trabalham com empenho, honestidade e dedicação, Parabéns e muito obrigado!

Comentários Facebook
publicidade

Cidades

Empresas elevam preços de insumos e medicamentos em até 6000%

Publicado

por

Algumas empresas de medicamentos e insumos para unidades hospitalares elevaram alguns produtos em até 6.313%, como no caso do avental cirúrgico descartável manga longa, ou 1.799% de aumento nas máscaras cirúrgicas descartáveis com elástico. A atitude dos empresários neste momento de pandemia deve gerar até mesmo uma operação policial.

Comentários Facebook
Leia mais:  Prefeito lamenta morte do desembargador aposentado Teomar Oliveira
Continue lendo

Deixe sua Opinião

Como você define o governo de Mauro Mendes, até agora ?

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana