conecte-se conosco


Mato Grosso

Alunos simulam partidos políticos e agitam comunidade com propostas

Publicado

Alunos do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) 15 de Outubro, localizado no município de Barra do Bugres (a 168 quilômetros a médio-norte da Capital) encerraram o Programa Voto Consciente, uma parceria com a 13ª Zona Eleitoral de Barra do Bugres, realizado pela primeira vez no interior do Estado.

Na ação, os jovens poderiam participar como candidatos, se inscrevendo em um dos quatro partidos fictícios criados pela Justiça Eleitoral, cada um com um tema diferente. No final, o Partido ligado ao Meio Ambiente se tornou o vencedor.

“Cada partido tinha que apresentar um projeto, montá-lo e executá-lo. Foi realizado um cronograma que foi seguido pelos alunos e mostrado para a comunidade escolar. Cada partido tinha entre quatro e cinco integrantes”, destaca o diretor do Ceja Marco Antônio de Almeida.   

O Partido ligado ao meio ambiente levou para a escola uma palestra da Polícia Ambiental sobre o tema, por exemplo. Na execução do projeto, os alunos fizeram uma limpeza às margens dos rios Bugre e Paraguai. Os temas desenvolvidos foram estudados em sala de aula transversalmente em todas as áreas do conhecimento.

Leia mais:  Mato Grosso sedia evento nacional que discute combate à fraude fiscal

No entendimento de Marco Antônio, o projeto foi de suma importância, pois envolveu toda a comunidade escolar. Cada partido teve entre quatro e cinco ações, todas elaboradas e colocadas em prática. “Trabalhamos também a diversidade com os alunos. Isso foi um grande aprendizado”, frisa.

A professora Fátima Graziele de Souza destaca que as propostas elaboradas pelos partidos buscaram proporcionar a toda escola momentos de sair da zona de conforto, da crítica pela crítica e, efetivamente assumir o papel de cidadão que tem direitos e deveres na sociedade, logo, responsável pela transformação social.

“O objetivo de estimular a consciência cívica nos jovens e adultos foi alcançado. Com isso, fortalecemos os princípios éticos e estimulamos a participação política livre, democrática e consciente”, assinala.

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Novo gestor de Chapada troca todos os secretários e traz ex-prefeito na equipe

Publicado

O novo prefeito de Chapada dos Guimarães (67 km ao norte de Cuiabá), Osmar Froner (MDB) anunciou a equipe de secretários que irá compor sua gestão, com a troca de todos os nomes do primeiro escalão. Entre os nomes anunciados está o ex-prefeito do município, Gilberto Mello.

Gilberto até chegou a apresentar a candidatura para a prefeitura, mas precisou ser substituído após ser barrado pela Lei da Ficha Limpa. Ele assume a Secretaria Municipal de Governo, um dos cargos mais importantes do secretariado.

Na Secretaria de Administração, o comando será do biólogo e bacharel em direito Marcos Soares Souza. Já a Secretaria de Planejamento e Orçamento é de responsabilidade do bacharel em história e pós-graduado em Gestão de Cidades, Aislan Sebastião Cunha Galvão.

A Secretaria de Finanças foi assumida pelo ex-vereador e técnico em contabilidade Dagoberto Garcia Belufi. A Educação será comandada pelo professor Benedito Antônio de Oliveira Lechner.

A pasta de Esporte e Lazer será gerida pelo empresário e líder comunitário Mauro José Conceição de Paula. A Secretaria de Saúde terá como gestora a enfermeira e ex-vereadora, Rosa Maria Blanco Manzano.

Leia mais:  Nobres recebe etapa regional dos Jogos Escolares a partir de sexta-feira (24)

Para a Assistência Social, o prefeito escolheu a bacharel em direito e ex-conselheira tutelar Fernanda Ferreira da Silva. Já a Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente tem como titular o publicitário e empresário Alexandre Parreira Severino.

 

Luis Carlos de Freitas, que é geólogo, economista e ex-prefeito de Chapada dos Guimarães, assumiu a Secretaria de Agricultura. E a Procuradoria Geral do Município fica a cargo da bacharel em direito Rosana Costa Itacaramby. (Com informações da assessoria)

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana