conecte-se conosco


TCE MT

Alunos dos cursos de Direito e Ciências Contábeis participam do TCEstudantil

Publicado

O Tribunal de Contas de Mato Grosso recebeu 50 estudantes de Direito do 8º ao 10º semestres e de Ciências Contábeis do 1º ao 8º semestres nesta terça-feira (8/10) pelo Projeto TCEstudantil. Os alunos são do Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi). Os visitantes foram recebidos em plenário durante a sessão ordinária presidida pelo conselheiro Gonçalo Domingos de Campos Neto. “O estudo é um patrimônio único e espero que tenham bastante proveito das palestras, visitas às unidades técnicas e também neste plenário”, disse.

O conselheiro substituto Luiz Carlos Pereira explicou a função e as competências dos Tribunais de Contas. “Temos recebido alunos de escolas públicas e particulares e também universitários, cada público tem diferentes interesses e olhares sobre o trabalho que realizamos. Para vocês dos cursos de Direito e Contábeis pode ser uma experiência muito proveitosa, pois já estão com certa maturidade para compreender como esta instituição demanda profissionais nessas áreas”, afirmou.

O TCEstudantil tem como objetivo trazer alunos de nível médio e universitários para visitar o TCE-MT, visando à formação de valores fundamentais para o exercício da cidadania e do controle social.

Leia mais:  Mantida multa ao ex-gestor da Arsec por atraso no envio de documentos

Durante esta visita, os estudantes assistiram às apresentações do auditor público externo, Marcelo Pereira da Silva sobre o “Tribunal de Contas do Estado” e do assistente do Ministério Público de Contas, Teófilo Márcio de Arruda Barros Júnior, sobre o “Ministério Público de Contas do Estado”. Além disso acompanharam o julgamento das contas públicas no Plenário e aprenderem a utilizar os canais de comunicação voltados para a sociedade.

Fonte: TCE MT
Comentários Facebook
publicidade

TCE MT

TCE publica 5ª edição do Glossário do Cidadão com 200 verbetes

Publicado

por

     CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O LIVRO VIRTUAL      

Fortalecimento do diálogo e compreensão de suas ações pela sociedade, é com esse objetivo que o Tribunal de Contas de Mato Grosso disponibiliza a 5ª edição do Glossário do Cidadão. A 5ª edição conta com 200 verbetes que permitem ao leitor saber mais sobre termos e conceitos comumente usados nas decisões e relatórios do TCE. “Assim, esperamos estar contribuindo na melhoria do entendimento da gestão dos recursos públicos, estimulando o exercício da cidadania e do controle social sobre os resultados das políticas públicas”, explica a secretária de Articulação Institucional, Cassyra Vuolo. Para acessar o e-book, basta entrar na aba da editora PubliContas ou clique AQUI

O Glossário do Cidadão já completa 12 anos e é reformulado a cada edição para acrescentar alguns termos e aprimorar outros. O objetivo é democratizar as informações, tornando-se uma importante ferramenta do TCE-MT no fortalecimento do diálogo e na compreensão de suas ações pela sociedade. Após uma década, a publicação se consolidou como uma publicação técnica do TCE-MT, com registro no International Standard Book Number (ISBN) – código internacional de catalogação de livros, controlado no Brasil pela Fundação Biblioteca Nacional – passando a ser referência em pesquisa para outras instituições.

Leia mais:  Guilherme Maluf cita gestores de Cuiabá sobre irregularidades no reajuste tarifário

Segundo a secretária da SAI, Cassyra Vuolo, o Glossário é “voltado à compreensão de determinados termos que, apesar de serem usuais para os operadores do controle externo, ainda geram dúvidas nos públicos de interesse do TCE-MT”. O texto é elaborado pela Secretaria de Articulação Institucional e Desenvolvimento da Cidadania (SAI), que anualmente seleciona as palavras a partir de falas entre o TCE e o cidadão, que ocorrem nos eventos de controle social como TCEstudantil e Consciência Cidadã.

Os verbetes são respondidos pelos líderes de diversas unidades técnicas do TCE de Mato Grosso e, para facilitar a sua compreensão, a linguagem é adequada.

ATUALIZE-SE. LEIA OS LIVROS PUBLICADOS PELO TCE-MT

Glossário do Cidadão – 5ª edição

Fonte: TCE MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Deixe sua Opinião

Como você define o governo de Mauro Mendes, até agora ?

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana