conecte-se conosco


Cidades

Alunos da rede pública participam de plantio de mudas do projeto Verde Novo

Publicado

Jorge Pinho

Alunos de duas unidades da rede pública municipal de Educação participaram no último final de semana de uma programação especial. Na sexta-feira (10), os alunos da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Fábio Firmino Leite, do bairro Doutor Fábio II, plantaram mudas de árvores na parte interna e externa da escola e no sábado (11) foi a vez dos alunos do CMEI Marília Inês Pedrollo Salomoni.

A ação foi realizada por meio de uma parceria entre  através do Projeto Verde Novo, que é desenvolvido pelo o Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio do Juizado Volante Ambiente (Juvam), Prefeitura de Cuiabá, Instituto Ação Verde e o Grupo Petrópolis, responsável pela doação das mudas de árvores nativas e frutíferas. O intuito é levar à toda comunidade a conscientização da arborização urbana na cidade de Cuiabá.

Na sexta-feira foram plantadas 24 mudas e distribuídas outras 200 para os alunos, professores, pais dos alunos e comunidade. Durante a programação, as crianças assistiram palestras de educação ambiental promovidas pelas engenheiras florestais do Juvam e participaram do jogo Rebojando junto com o palhaço Lelé Picolé Curimpampam, interpretado pelo sargento da PM Ambiental Marcelo Campos (Juvam). Eles aprenderam brincando com um tabuleiro de lona, com um percurso, onde as crianças precisam responder corretamente as questões sobre o meio ambiente para avançar. Depois das brincadeiras, os alunos realizaram o plantio das mudas.

Leia mais:  Cuiabá recebe maior encontro de saneamento básico do Brasil

A Engenheira Florestal da Juvam, Rosiani Carnaíba, disse que o projeto já foi desenvolvido em várias escolas municipais e foram distribuídas mais de 36 mil mudas de árvores. “Nós começamos com esse projeto para levar o conhecimento sobre a importância da arborização e seus benefícios, fazendo com que os alunos tenham mais iniciativa de plantar e cuidar das árvores e, porque é muito mais fácil você conseguir conscientizar uma criança hoje do que um adulto. Então, estamos indo nas escolas municipais com palestras de educação ambiental e o plantio dentro e/ou fora das escolas, onde tiver espaço ou áreas verdes, para sombrear ou até mesmo para a criação de um pomar”, explicoua Rosiani.

A Prefeitura de Cuiabá colabora com substratos para as mudas e também oferta espaços para o plantio. As mudas são doadas de acordo com o decreto nº 5.144, de 15 de fevereiro de 2012, que especifica quais as espécies são adequadas para plantar no município.

Para a coordenadora da escola Rubinete Augusta, o projeto agrega  conhecimento. “Nós trabalhamos em sala de aula com as crianças com um projeto sobre sustentabilidade e o Verde Novo veio para reforçar a importância de cuidar do meio ambiente, das árvores e das nossas águas, principalmente”.

Leia mais:  Prefeito lamenta morte do ex-vereador de Várzea Grande Ênio Caldart

A ação contou com a ajuda voluntária do professor de Geografia Adeneval da Silva Teodoro, que desenvolve o projeto. “As crianças são o nosso futuro – Conscientizar é o caminho” que ensina os alunos a diminuir os impactos ambientais. “Se ensinarmos as nossas crianças a preservar o meio ambiente, eles crescerão conservando a nossa flora e fauna. E hoje, com a parceria do Verde Novo, vamos levar à toda comunidade uma oportunidade transformar o bairro em um espaço melhor, doando as mudas de árvores para serem plantadas e assim contribuir  com a preservação do meio ambiente”, declarou Adeneval.

No sábado foi realizado o plantio de 500 novas árvores frutíferas e nativas em torno do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Marília Inês Pedrollo Salomoni, no Residencial Santa Terezinha. Lá foram distribuídas 500 mudas para a comunidade. A ação contou com o apoio dos voluntários do sorvete social.

No período da tarde, houve uma conscientização ambiental para os moradores do bairro e programação especial para as crianças com brincadeiras feitas pelo palhaço Lelé Picolé Curimpampam e distribuição de sorvetes, açaí e guloseimas.

(Estagiária Emilly Rodrigues com supervisão da jornalista Maria Barbant)

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
publicidade

Cidades

CCI Padre Firmo é entregue após passar por reforma e idosos terão aulas de informática

Publicado

por

Vicente Aquino

O prefeito Emanuel Pinheiro e a primeira-dama Márcia Pinheiro entregaram na manhã desta quarta-feira (18), mais uma unidade de atendimento voltada a pessoa idosa após passar por uma ampla reforma na estrutura física e de revitalização.

O Centro de Convivência dos Idosos (CCI) Padre Firmo é a terceira do total de quatro unidades existentes no Município sob a responsabilidade da Secretaria de Assistência Social, a receber melhorias de infraestrutura a fim de oferecer serviços de excelência a população que utiliza dos serviços ofertados pela administração pública.

Após cinco meses de espera, os idosos receberam um local adequado, de qualidade e com segurança para realização das atividades diárias. Por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), o total de investimento da obra foi de R$ 300 mil reais. “Isso é inclusão e igualdade social. Assim posso definir a entrega de mais uma obra, o que demonstra total respeito e admiração a essas pessoas que tanto já contribuíram com nossa cidade. E o trabalho não para. Já está em andamento a reforma do CCI Aidee Pereira, sendo a última unidade a ser reformada e será entregue em breve. Os Centros de Convivência João Guerreiro e Maria Ignês já foram reformados e entregues à população”, disse o prefeito.

“A valorização da pessoa idosa tem sido uma das prioridades da gestão atual. Diante disso, ações pautadas no resgate de vidas a partir da inclusão social do idoso, como essa de hoje, está sendo frequente nessa administração. E vamos continuar trabalhando por vocês”, ressaltou o secretário municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Wilton Coelho.

Leia mais:  Bandidos invadem casa e matam policial civil federal durante assalto em Várzea Grande

No ato da entrega, foi assinado um Termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura de Cuiabá e a Universidade de Cuiabá – Unic Barão, onde os acadêmicos do curso Tecnologia da Informação irão dar aulas de informática básica aos idosos assistidos pelo CCI Padre Firmo. “A alfabetização digital é muito importante. Hoje a tecnologia está cada vez mais presente em nossas vidas. Então esses cursos, em parceria com essa importante Instituição de Ensino, vão proporcionar maior independência a essas pessoas e consequentemente melhoria da qualidade de vida da terceira idade”, declarou a primeira-dama Márcia Pinheiro.

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Cuiabá, Jerônimo Urei parabenizou mais essa importante iniciativa do prefeito e da primeira-dama na captação de recursos junto ao Governo Federal para implantação de mais um serviço oferecido pelos Centros de Convivência, com aulas de computação. Isso demonstra a preocupação dessa atual gestão com a terceira idade. “O nosso muito obrigado. O Conselho só tem a agradecer todo suporte necessário recebido para efetivação de politicas públicas a esse público. Nesse caso, a aquisição de computadores para mais uma ação de inclusão social”, disse.

Foram executados serviços de pintura, troca de telhado, piso, parte elétrica, portas e janelas, melhorias nos banheiros para ter mais acessibilidade, manutenção na piscina, dentre outros reparos necessários para oferecer um atendimento de qualidade à população da terceira idade do Município.

Além da melhoria na estrutura, a unidade também recebeu a revitalização na parte de jardinagem, calçadas e meio-fio, instalação de novos equipamentos para a prática de exercícios e lazer, além da troca de eletrodomésticos da cozinha como fogão e geladeira.  

Leia mais:  Prefeito acompanha chegada dos primeiros contêineres da Praça Maria Taquara

Dona Aurea Silva, 68 anos traduziu o momento da entrega como felicidade. “Está tudo maravilhoso. Banheiro reformado, piscina, sala de ginástica com equipamentos diferentes, tudo bem arrumadinho. Estou muito feliz, estava contando os dias para que chegasse o momento dessa inauguração. De agora em diante não vou perder nenhuma atividades aqui do CCI”, contou.

Dona Alzira de Souza, 73 anos também disse estar satisfeita com o local todo reformado. Valeu a pena esperar, disse ela que já frequenta a unidade há mais de cinco anos. “Se já era bom, agora vai ficar melhor ainda. Com essa reforma aqui no Centro de Convivência poderemos contar com um espaço bem mais especializado. Estava sentindo muito falta, posi aqui é a minha segunda casa”, reforçou.

Na unidade localizada na região central de Cuiabá, os idosos contam com serviços médicos especialistas em geriatria, odontologia, fisioterapia, hidroginástica, serviços de enfermaria, assistente social, aulas de dança, coral e artesanato. De acordo com levantamento atualizado, o cadastro atual de idosos atendidos na unidade chega a 700 idosos, sendo que a média diária de atendimentos é de 250 pessoas. 

“Implantar uma política pública eficiente em todas as esferas tem sido uns dos desafios da nossa gestão. Desde que assumi a prefeitura, foi firmado um compromisso com os idosos que tanto contribuíram com a nossa cidade e agora chegou a hora de retribuir por todos esses serviços prestados à sociedade”, concluiu o prefeito.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
Continue lendo

Deixe sua Opinião

Como você define o governo de Mauro Mendes, até agora ?

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana