conecte-se conosco


Cidades

Alunos da rede pública participam de plantio de mudas do projeto Verde Novo

Publicado

Alunos de duas unidades da rede pública municipal de Educação participaram no último final de semana de uma programação especial. Na sexta-feira (10), os alunos da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Fábio Firmino Leite, do bairro Doutor Fábio II, plantaram mudas de árvores na parte interna e externa da escola e no sábado (11) foi a vez dos alunos do CMEI Marília Inês Pedrollo Salomoni.

A ação foi realizada por meio de uma parceria entre  através do Projeto Verde Novo, que é desenvolvido pelo o Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio do Juizado Volante Ambiente (Juvam), Prefeitura de Cuiabá, Instituto Ação Verde e o Grupo Petrópolis, responsável pela doação das mudas de árvores nativas e frutíferas. O intuito é levar à toda comunidade a conscientização da arborização urbana na cidade de Cuiabá.

Na sexta-feira foram plantadas 24 mudas e distribuídas outras 200 para os alunos, professores, pais dos alunos e comunidade. Durante a programação, as crianças assistiram palestras de educação ambiental promovidas pelas engenheiras florestais do Juvam e participaram do jogo Rebojando junto com o palhaço Lelé Picolé Curimpampam, interpretado pelo sargento da PM Ambiental Marcelo Campos (Juvam). Eles aprenderam brincando com um tabuleiro de lona, com um percurso, onde as crianças precisam responder corretamente as questões sobre o meio ambiente para avançar. Depois das brincadeiras, os alunos realizaram o plantio das mudas.

Leia mais:  Fazendeiro registra BO após pedaços de caixões, urnas funerárias e ossos serem jogados na propriedade dele em MT

A Engenheira Florestal da Juvam, Rosiani Carnaíba, disse que o projeto já foi desenvolvido em várias escolas municipais e foram distribuídas mais de 36 mil mudas de árvores. “Nós começamos com esse projeto para levar o conhecimento sobre a importância da arborização e seus benefícios, fazendo com que os alunos tenham mais iniciativa de plantar e cuidar das árvores e, porque é muito mais fácil você conseguir conscientizar uma criança hoje do que um adulto. Então, estamos indo nas escolas municipais com palestras de educação ambiental e o plantio dentro e/ou fora das escolas, onde tiver espaço ou áreas verdes, para sombrear ou até mesmo para a criação de um pomar”, explicoua Rosiani.

A Prefeitura de Cuiabá colabora com substratos para as mudas e também oferta espaços para o plantio. As mudas são doadas de acordo com o decreto nº 5.144, de 15 de fevereiro de 2012, que especifica quais as espécies são adequadas para plantar no município.

Para a coordenadora da escola Rubinete Augusta, o projeto agrega  conhecimento. “Nós trabalhamos em sala de aula com as crianças com um projeto sobre sustentabilidade e o Verde Novo veio para reforçar a importância de cuidar do meio ambiente, das árvores e das nossas águas, principalmente”.

Leia mais:  Prefeitura de Cuiabá publica editais de convocação para função de Técnico de Nutrição Escola (TNE)

A ação contou com a ajuda voluntária do professor de Geografia Adeneval da Silva Teodoro, que desenvolve o projeto. “As crianças são o nosso futuro – Conscientizar é o caminho” que ensina os alunos a diminuir os impactos ambientais. “Se ensinarmos as nossas crianças a preservar o meio ambiente, eles crescerão conservando a nossa flora e fauna. E hoje, com a parceria do Verde Novo, vamos levar à toda comunidade uma oportunidade transformar o bairro em um espaço melhor, doando as mudas de árvores para serem plantadas e assim contribuir  com a preservação do meio ambiente”, declarou Adeneval.

No sábado foi realizado o plantio de 500 novas árvores frutíferas e nativas em torno do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Marília Inês Pedrollo Salomoni, no Residencial Santa Terezinha. Lá foram distribuídas 500 mudas para a comunidade. A ação contou com o apoio dos voluntários do sorvete social.

No período da tarde, houve uma conscientização ambiental para os moradores do bairro e programação especial para as crianças com brincadeiras feitas pelo palhaço Lelé Picolé Curimpampam e distribuição de sorvetes, açaí e guloseimas.

(Estagiária Emilly Rodrigues com supervisão da jornalista Maria Barbant)

Comentários Facebook
publicidade

Cidades

Seis enfermeiros de hospital de Tangará da Serra (MT) testam positivo para Covid-19

Publicado

por

Por Guilherme Barbosa, TV Centro América

Seis funcionários do Hospital Santa Ângela, em Tangará da Serra, testaram positivo para Covid-19. Os enfermeiros e técnicos de enfermagem foram afastados e estão isolamento em casa.

De acordo com a direção do hospital, é feita periodicamente a desinfecção de todas as alas do prédio para evitar que a doença se propague.

Segundo o hospital, todas as medidas de segurança estão sendo tomadas. Não tem nenhum paciente com a Covid-19 internado no hospital, que está funcionando normalmente.

A Vigilância Epidemiológica do município informou que já são 77 casos confirmados em Tangará da Serra. Trinta e oito pacientes estão em isolamento domiciliar e 39 já foram curados.

Conforme a prefeitura, o isolamento social está em torno de 40%, bem abaixo do ideal de 70%. Por isso, foi decretado na última sexta-feira (22) um novo toque de recolher das 20h até as 6h da manhã.

A ideia é diminuir o fluxo de pessoas circulando nas ruas e assim reduzir o número de infectados.

Leia mais:  Salvar o Rio Cuiabá depende de esforço conjunto, afirma Pinheiro

Tangará da Serra possui somente 13 leitos de UTI para tratar pacientes com Covid-19 no serviço público de saúde.

Comentários Facebook
Continue lendo

Deixe sua Opinião

Como você define o governo de Mauro Mendes, até agora ?

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana