conecte-se conosco


Educação

Alunos da Escola Irene Gomes do bairro Figueirinha em Várzea Grande participam do TCEstudantil

Publicado

Surpresa e entusiasmo com as descobertas. Assim, podem ser resumidas as reações dos estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Irene Gomes, do Bairro Figueirinha, em Várzea Grande, após a visita ao Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT). O grupo, formado por cerca de 90 alunos e professores, participou do programa TCEstudantil na manhã desta terça-feira (30/04).

Durante a visita, os estudantes tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre o papel do Tribunal de Contas de Mato Grosso. Os jovens assistiram a palestras e aprenderam sobre a função e importância do órgão para o exercício da cidadania, como poderão utilizar as ferramentas de transparência e participação direta disponibilizadas pelo Tribunal na internet para a fiscalização dos recursos, serviços e políticas públicas.

Na oportunidade, conheceram ainda toda a estrutura organizacional do Tribunal, como também acompanharam uma parte da sessão do Pleno da Corte de Contas e puderam assistir in loco como são feitos os julgamentos de contas e outros processos pelos conselheiros do TCE-MT.

Leia mais:  Veja o gabarito do Enem 2018 e saiba quantas questões você acertou na prova

Para a estudante Kamilly Taisa Souza Paciente, de 16 anos, aluna do 2º ano, conhecer o TCE-MT foi uma surpresa e um momento de grande emoção. A jovem revelou que não imaginava que a Corte de Contas fosse tão importante para a sociedade. “A gente não tem muita noção do que faz o Tribunal de Contas e nem que nós mesmo podemos fiscalizar os prefeitos, os vereadores e até o governador e os deputados só entrando na internet. Agora eu aprendi que é importante a gente participar e acompanhar o que os gestores fazem com o dinheiro dos nossos impostos”, disse a estudante.

O também aluno Jonas Vinícius, 16 anos, 2º ano do ensino médio, participar do TCEstudantil abriu sua mente para coisas que ele ainda não sabia. “Achei bem interessante como os conselheiros do Tribunal de Contas fazem os julgamentos dos processos e principalmente saber que nós, como cidadãos, também temos poder para fiscalizar os gastos dos recursos públicos, tanto no nosso bairro quanto na nossa cidade e nosso estado”, disse.

Leia mais:  Casies divulga edital para cursos de Libras e Noções Básicas de Interpretação.

A coordenadora pedagógica da escola, professora Leane Rossini, por sua vez, lembrou que o TCEstudantil é uma oportunidade para a formação de cidadãos conscientes e que o programa tem um impacto muito positivo sobre os alunos que participam da visita ao TCE-MT. “Nestas visitas eles recebem informações e conhecimentos que ficarão para sempre com eles, que serão úteis para a formação da consciência e da cidadania de cada um. E nós também, como educadores, também aprendemos sempre algo novo. O TCE está de parabéns por manter esta iniciativa em parceria com nossas escolas”, destacou.

Criado há 18 anos pelo TCE-MT, o programa TCEstudantil e tem como objetivo, a conscientização de estudantes das redes públicas estadual e municipal, federal e às universidades sobre o papel de órgão de controle externo do TCE-MT, sobre cidadania e participação da sociedade no controle e fiscalização da gestão pública.

Comentários Facebook
publicidade

Educação

Ruas do Ribeirão do Lipa e São João Del Rey recebem obras de infraestrutura

Publicado

por

Localizados em regiões diferentes, mas com necessidades parecidas, os bairros Ribeirão do Lipa e São João Del Rey começam a ver um sonho em comum tonar-se realidade. Por meio do programa Minha Rua Asfaltada, a Prefeitura de Cuiabá executa nas comunidades das regiões Oeste e Sul a construção de rede de drenagem, pavimentação, meio-fio e calçada. No total, são nove quilômetros de obras que irão transformar a realidade vivida por cerca de 10 mil pessoas.

Somente no Ribeirão do Lipa, a extensão a ser alcançada é de aproximadamente três quilômetros. A intervenção no bairro, que foi fundado há mais de 50 anos, é fruto de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com a empresa Fatex Construtora. No local, enquanto algumas vias recebem o serviço de edificação da tubulação e galerias pluviais, outras como a S/D, Benvindo da Costa, Projetada Um, Dois, Três e Quatro já foram pavimentadas.

“O Ribeirão do Lipa é um dos bairros mais tradicionais de Cuiabá e, dentro daquilo que podemos, estamos buscando contribuir para o seu desenvolvimento. Ficamos felizes em ver que a obra está avançando. Mas, o mais importante é que está sendo feito um serviço de qualidade. Da drenagem ao pavimento, são usados materiais de primeira linha, que garantem uma longa vida útil ao asfalto”, comenta o prefeito Emanuel Pinheiro.

Leia mais:  Mauro anuncia cinco nomes que vão compor sua equipe de governo, Educação e surpresa. olhe vídeo

A obra evolui de forma satisfatória também no São João Del Rey. Iniciado em março deste ano, o trabalho chegará a mais de seis quilômetros de malha viária. Ao todo, o Município investe R$ 6.713.333,63 na comunidade. Neste momento, as equipes atuam na construção de todo o sistema de drenagem nas ruas Doze, Dezesseis e Avenida A. De acordo com o cronograma, a pavimentação deve ser finalizada no próximo ano.

“Também no São João Del Rey, aplicamos R$ 176.765,30 na construção de uma praça pública. Em uma área de 1.255 m², estamos construindo um novo espaço de lazer com pista de caminhada, playground, academia ao ar livre. São ações que melhoram a qualidade de vida dos moradores e valoriza todo o bairro”, completa o secretário municipal de Obras Públicas, Vanderlúcio Rodrigues.

MINHA RUA ASFALTADA

Implantado em 2017, o programa Minha Rua Asfaltada se consolidou como uma grande ação de infraestrutura. Neste ano, a Prefeitura de Cuiabá chegou a 47 bairros beneficiado com a atividade, levando em consideração as obras concluídas, em execução e também aquelas que, neste momento, passam pelo processo de licitação. De acordo com levantamento da Secretaria de Obras Públicas, são nove comunidades da região Norte, 18 da Sul, 12 da Leste e oito da Oeste.

Leia mais:  Seduc divulga lista das inscrições deferidas do seletivo de professores para Exame Online

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
Continue lendo

Deixe sua Opinião

Como você define o governo de Mauro Mendes, até agora ?

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana