conecte-se conosco


Política

Agora é lei: 05 de junho, dia da reciclagem

Publicado

class=”olho”>NOTÍCIAS
26/10/2018
Agora é lei: 05 de junho, dia da reciclagem

O objetivo da lei é conscientizar as ipessoas sobre a importância da reciclagem

Conheça a lei e faça sua parte a favor de uma Cuiabá melhor e mais limpa.

A Câmara Municipal aprovou e o Prefeito sancionou o projeto de lei nº 6.288 de 10 de agosto de 2018, por autoria do vereador Misael Galvão que oficializa o dia 05 de junho como dia municipal da reciclagem no âmbito do município de Cuiabá e dá outras providências.

Segundo Misael Galvão, “O objetivo da lei é conscientizar as pessoas sobre a importância da reciclagem e do cuidado que devemos ter com a nossa cidade”, enfatiza.

Para Fátima Ferreira, catadora há 10 anos na Cooperativa Alternativa de Catador de Material (Coorepam), fala com entusiasmo da nova lei. “Para nós catadores, não é apenas um benefício para a sociedade, mas sim um reconhecimento para a nossa categoria. Estamos muito felizes pelo Vereador Misael pensar em nosso trabalho e entender que merecemos reconhecimento”, relata.

Leia mais:  Assembleia Legislativa debate utilização do gás natural em Mato Grosso

Para o Vereador, criar o dia da reciclagem na nossa capital é valorizar as pessoas que trabalham com materiais recicláveis, pois isso contribui muito para o meio ambiente.

Segundo a Secretária de Serviços Urbanos do Município, quatro cooperativas realizam a coleta seletiva e destinam os resíduos para os lugares adequados.

Moção de Aplausos

A solenidade homenageia pessoas pelo serviço prestado em diversas esferas. Em abril desse ano foi realizada a Moção de Aplauso para os servidores da Coorepam que realizam seus serviços com muita dedicação. Na ocasião, os trabalhadores receberam das mãos do Vereador Misael Galvão um certificado de congratulação pelo trabalho desenvolvido.

Reciclagem consciente

Os principais materiais recicláveis são o metal, vidro, plástico e o papel. Geralmente, a coleta é feita pelos catadores e depois vendidos às empresas de reciclagem para ser destinada corretamente de acordo com o material.

Fazendo parte dos três “R’s” (reciclagem, reutilização e redução), a reciclagem deve ser feita de maneira consciente. Para auxiliar nesse serviço, a separação do lixo doméstico é uma forma da sociedade também participar do processo de reciclagem e ajudar o meio ambiente a se regenerar e não se desgastar rapidamente.

Leia mais:  Segundo turno da reforma da Previdência só será votado em agosto

Susan Bento

 

Olhando a Notícia

 

 

Imprimir Voltar Compartilhar:

Comentários Facebook
publicidade

Política

Deputado assina TAC e promete não realizar mais festas

Publicado

O deputado estadual Faissal Calil (PV) assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público Estadual (MPE) no qual se compromete a não realizar festas em sua residência, localizada no bairro Shangri-lá em Cuiabá, que excedam o volume de som permitido na “Lei do Silêncio”. O desrespeito à norma renderá multa no valor de R$ 3 mil.

“Se abster, a partir desta data, de produzir nos eventos realizados em sua residência ou sob sua responsabilidade, ruídos em níveis tais que possam resultar em danos à saúde humana”, diz o promotor 17ª Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística e do Patrimônio Cultural de Cuiabá, Gerson Natalício Barbosa.

 

De acordo com o TAC, chegou ao conhecimento da promotoria de Justiça que o deputado realizou uma festa para comemorar a vitória do vereador Marcus Brito Jr. (PV), que é seu aliado político. O termo de compromisso foi assinado no dia 15 de dezembro.

Ainda consta no documento que as celebrações são realizadas com frequência no local. “De acordo com a notícia, as festas organizadas pelo senhor Faissal Jorge Calil Filho são recorrentes e causam grande perturbação à vizinhança”.

Leia mais:  MT registra 57 mortes por Covid-19 e mais de 2,2 mil casos da doença

 

Veja vídeo da festa 

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana