conecte-se conosco


Cidades

Ações de conscientização do Educamob continuam pelas unidades escolares da Capital

Publicado

Lançado em setembro desde ano, durante a Semana Nacional de Trânsito, o projeto Educamob, desenvolvido pela Secretaria de Mobilidade Urbana, orientou, esta semana, os alunos da Escola Chave do Saber. Por meio de uma metodologia lúdica, as crianças do Ensino Fundamental, participaram de várias atividades de educação no trânsito.

As atividades envolvem dinâmicas sobre as leis de trânsito, regras de conduta dos motoristas e pedestres, medidas de cuidados para uma locomoção segura nas vias e também.  A supervisora de Educação para o Trânsito, Luciana Melo, explica que o intuito maior do projeto é trabalhar essas atividades, inserindo-as na base de formação escolar deles, “para termos cidadãos conscientes, tendo mais respeito e empatia com o próximo”, observa.

A coordenadora pedagógica da Chave do Saber, Elisa Duems, avaliou a iniciativa do Município de proporcionar as atividades aos alunos, como excelente. “Uma grande ação, de extrema importância na grade extraclasse das crianças, pois elas necessitam vivenciar este cenário, para crescerem com um olhar mais sensível ao próximo”, explicou.  

Leia mais:  Mais de 700 alunos da rede municipal de Cuiabá participam de projeto que incentiva a leitura

Ela contou, também, que o tema é tratado diariamente em sala de aula, no intuito de reforçar a prática consciente de um trânsito seguro. “Procuramos esse projeto porque no entorno da escola sofremos com o desrespeito de alguns condutores, mostrar para as crianças a realidade e trabalhar as informações de forma que, ao voltarem para casa, eles também repassem aos familiares, esses percebam o quanto podem melhorar”, complementou a coordenadora.

Em apenas um mês, o projeto já atendeu seis unidades escolares, realizando 18 ações com os alunos. Além das escolas, a equipe de Educação para o Trânsito faz trabalhos com idosos, auxiliando-os a ter uma melhor percepção do trânsito.

 

Comentários Facebook
publicidade

Cidades

Prefeitura publica calendário de pagamento do IPTU; veja datas

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá estabeleceu a programação para pagamento do IPTU em 2021, que deve começar a partir de 1º de março. O Decreto nº 8.285, que determina o cronograma, foi publicado na Gazeta Municipal.

 

Assim como em outras edições, o pagamento poderá ser feito em cota única ou em até oito parcelas. O valor mínimo de cada parcela será de R$ 57,26.

 

Aqueles que não tiverem débitos de anos anteriores e optarem por quitar o IPTU em cota única até o dia 14 de abril, terão desconto de 10%. Os carnês serão enviados para todos os contribuintes que contam no Cadastro Imobiliário do Município.

 

Já as guias do IPTU de imóveis territoriais deverão ser retiradas nos postos de atendimentos do Município ou por meio do site.

 

A retirada presencial poderá ser feita no Centro Integrado de Atendimento ao Contribuinte (CIAC), nas Lojas de Atendimento ao Contribuinte (LAC-Norte e LAC-SUL), e em outros postos de atendimento que serão indicados pela Prefeitura de Cuiabá.

Leia mais:  Mais de 700 alunos da rede municipal de Cuiabá participam de projeto que incentiva a leitura

 

Outra informação que o munícipe deverá ficar atento é em relação ao pedido de isenção do pagamento, que neste ano poderá ser feito no período de 1º de junho a 30 de julho, com validade até 2024.

 

Caso a solicitação seja indeferida, será concedido um prazo de 30 dias, a partir da ciência do contribuinte quanto à decisão, para que o valor seja pago sem desconto e sem a incidência de juros e multa.

 

“De acordo com os termos do art. 5º da Lei nº 5.355/2010, alterado pela Lei nº 5.797/2014, estão isentos do Imposto Predial e Territorial Urbano os imóveis residenciais com valor venal atualizado igual ou inferior a R$ 33.921, excluindo-se os imóveis territoriais, comerciais, unidades autônomas desdobradas com cadastro individualizado para fins tributários, chácaras de recreio e garagens de edifícios”, explica o decreto municipal.

 

Veja calendário de pagamento: 

 

Primeira parcela e cota única: 14 de abril

 

Segunda parcela: 14 de maio

 

Terceira parcela: 14 de junho

Leia mais:  Hospital Materno Infantil, Dia e Retaguarda será realidade para a saúde pública de Cuiabá já no inicio de 2019

 

Quarta parcela: 14 de julho

 

Quinta parcela: 13 de agosto

 

Sexta parcela: 14 de setembro

 

Sétima parcela: 14 de outubro

 

Última parcela: 12 de novembro

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana