conecte-se conosco


Mato Grosso

Ações administrativas tornam Mato Grosso Saúde viável

Publicado

O Conselho Deliberativo do Mato Grosso Saúde foi implantado e realizou sua primeira reunião nesta quinta-feira (25.07). O objetivo do Conselho é acompanhar e orientar as ações estratégicas da gestão do Plano de Saúde do Servidor de Mato Grosso.

A presidente do Mato Grosso Saúde, Misma Thalita Coutinho, afirmou que a reunião é importante para apresentar os trabalhos realizados e discutir soluções e melhorias para o plano de saúde. “Ao abrirmos o diálogo com nossos associados, temos oportunidade de ampliar as ideias para melhorias, além de levarmos transparência aos nossos beneficiários”.

Durante a reunião, foram apresentadas aos conselheiros as situações estratégicas do Plano, como o início do envio de e-mail aos beneficiários, com faturas, boletos e matérias com orientações de saúde, uma forma de expandir as informações do Instituto. Outro ponto apresentado foi a expansão do Plano, com o Posto Itinerante, que leva serviços de saúde preventiva às secretarias de Estado. Outra novidade foi a implantação do call center, que reduzir os números de ligações perdidas.

Redução

A presidente do Mato Grosso Saúde apresentou a situação atual do Plano, com suas receitas, despeitas, número de beneficiários, ações de expansão e atendimentos médicos e cirúrgicos. “Com a melhoria da gestão das nossas despesas e um equilíbrio da nossa receita, por meio de ações administrativas, podemos vislumbrar um cenário financeira positivo para o plano”.

Leia mais:  “Queremos trabalhar e desenvolvimento econômico”, pedem Enawene Nawe

Misma Thalita Coutinho ainda apresentou que, neste ano, foram economizados R$ 200 mil com a nutrição de pacientes, economia obtida apenas com estudos técnicos realizados com profissionais especializados na área.

Ela ainda informou que a negociação de valores diretamente com os prestadores é acompanhada de perto, para que haja uma efetiva redução do valor das compras de materiais. “Outro exemplo de como conseguimos alinhar as necessidades governamentais com a redução dos custos são nas aquisições de Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPMEs). Realizamos uma negociação direta para aquisição com valores mais justos”.

Viabilidade do Plano

Um dos Conselheiros nomeados como representante do Governo é o antigo presidente do Plano, e também beneficiário, Carlos Brito. Ele reforçou que a autarquia teve uma grande evolução e que se mostra inteiramente viável. “Os avanços, como a ampliação e a estabilidade dos atendimentos da rede credenciada, somado ao aumento da carteira de beneficiários, comprovam a possibilidade do Plano. Junto a isso, o canal de comunicação está mais amplo, aproximando os beneficiários do seu plano de saúde”.

Leia mais:  MTI atua para restaurar redes de fibra ótica rompidas

Com valores que começam em R$ 103,35, hoje o plano de saúde do servidor custa em média 52,15% a menos do que os demais concorrentes diretos, em comparação com a mesma categoria de coparticipação.

“As nossas mensalidades são atrativas, para que os nossos beneficiários possam ser atendidos em nossa rede credenciada que hoje tem mais de 350 prestadores, um incremento de 166% no número de médicos especializados, laboratórios, clínicas e outros”, reforça Misma Thalita.

O Conselho Deliberativo

O Conselho Deliberativo é previstos na Lei 539, de 18 de junho de 2014, e faz parte da estrutura organizacional do Mato Grosso Saúde, reunindo membros indicados pelo Governo, bem como servidores beneficiários das classes dos ativos, inativos e militares, que terão mandatos de dois anos.

Os conselheiros indicados deverão se reunir quadrimestralmente e sempre que convocados pelo seu presidente, com a missão de opinar, propor e auxiliar sobre as políticas administrativas do Instituto.

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

“Rondon é um herói brasileiro e um dos maiores mato-grossenses da nossa história”, destaca governador em homenagem aos 156 anos do patrono

Publicado

Marechal Rondon foi responsável pela implantação da primeira linha telegráfica do Estado

Nesta quarta-feira (05.05) é comemorado o aniversário de 156 anos do mato-grossense Cândido Mariano da Silva Rondon. Patrono das telecomunicações, o notável desbravador nasceu em 1958, no distrito de Mimoso (123 km de Cuiabá), localizado no município de Santo Antônio do Leverger em Mato Grosso.

Marechal Rondon é uma das personalidades históricas de grande notoriedade do Brasil e foi responsável pela implantação da primeira linha telegráfica do Estado, trecho que ligava Cuiabá ao Araguaia viabilizando a comunicação do Centro-Oeste com outras regiões. Além disso, implantou outras demais linhas, que ligavam Mato Grosso ao Estado do Rio de Janeiro, e mais tarde, essa expansão foi vertiginosa, avançando de Mato Grosso para Amazônia.

Nesta mesma data do seu aniversário, é também o Dia Nacional das Telecomunicações, estabelecido em sua homenagem.

O Governador Mauro Mendes considera o dia 05 de maio uma importante data histórica, que deve ser lembrada para fortalecer e manter viva a memória deste extraordinário mato-grossense.

“O Marechal Rondon é um herói brasileiro e um dos maiores mato-grossenses da nossa história. Foi um grande desbravador, um grande ser humano e apoiador dos povos indígenas. Além de ter sido um visionário, que expandiu a tecnologia nas expedições. Merece todas as homenagens e deve servir de inspiração para todos nós”, afirmou Mendes.

Leia mais:  SES realiza encontro de profissionais da Saúde para debater prevenção de transtornos psicológicos

Rondon ainda permanece vivo, seu nome está presente em diversas páginas de importantes e ricas obras literárias.  Além disso, importantes ruas e avenidas no Brasil foram intituladas com o nome do Marechal. Nessas mesmas homenagens aparecem Escolas, Museus e outros.  Devido ao brilhante trabalho de implantação das linhas telegráficas na Amazônia o nome do Marechal também é nome o mesmo do Estado de Rondônia em sua homenagem.

No site da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) está disponível o primeiro volume dos relatórios da produção científica da Comissão Rondon (clique aqui). A obra foi publicada em 2015 com o apoio da então Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso e liberada para consulta e download gratuitos no site da Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça. O relatório científico da Comissão Rondon integrou o projeto “O Brasil pelos brasileiros” (clique aqui). O projeto resgatou 86 publicações raras e preciosas resultantes das expedições organizadas por Cândido Rondon, em décadas de trabalho desde a expedição em 1907.

 

Homenagens

Em Mato Grosso, o maior e principal terminal aeroviário do Estado, localizado no município de Várzea Grande, foi batizado com o nome de Aeroporto Marechal Rondon, em homenagem ao desbravador.

Leia mais:  Quase 200 policiais militares aprendem novas técnicas de imobilização tática e defesa pessoal

Além disso, outra importante obra arquitetônica que abriga parte da rica história do Marechal é o Memorial Rondon. Inaugurado em agosto de 2016, o museu foi construído em homenagem ao desbravador, para abrigar parte de sua rica história dos caminhos trilhados por Rondon, tendo como base os trabalhos realizados pela Comissão chefiada pelo militar.

O Memorial Rondon fica localizado no Distrito de Mimoso, município de Santo Antônio de Leverger. A Rodovia MT-040 está pavimentada até a comunidade de Mimoso e conta com estrutura de postos de abastecimento com conveniências e alguns restaurantes e lanchonetes.

Excepcionalmente nesta quarta-feira (05), o Memorial foi aberto para visitações. Aos turistas está disponível parte de uma rica exposição dos momentos histórico da jornada de Rondon nos trabalhos de desbravamento durante implantação das linhas telegráficas.

A unidade passará por ajustes e reparos na estrutura predial. A previsão de abertura definitiva do retorno das atividades é para o mês de junho deste ano. Após a finalização do trabalho, o Memorial Rondon estará apto para receber visitantes de segunda a domingo, das 8h às 17h.

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana