conecte-se conosco


Mato Grosso

Academia de Polícia Militar comemora aniversário com entrega de medalha a 120 pessoas

Publicado

Uma solenidade comemorativa aos 31 anos de existência da Academia de Polícia Militar Costa Verde (APMCV) marcou a noite desta terça-feira (27.11), com entrega da Medalha Mérito do Ensino da Polícia Militar para 120 pessoas, em Várzea Grande. Entre os agraciados, professores e civis, militares da reserva remunerada e da ativa de Mato Grosso, além do coronel PM do estado de Pernambuco, Walter Benjamim de Medeiros Filho. A Academia foi criada em 27 de novembro de 1987.  

“Em 2011, depois de formar 22 turmas, a polícia militar criou essa condecoração, que no início destinava-se para agraciar os professores da Academia, mas em 2017 a Academia propôs uma mudança que permitiu contemplar aqueles que contribuem com o ensino da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso”, explicou o diretor da APMCV, tenente coronel James Jácio Pereira.

A escolha dos agraciados teve como base a análise de currículos das pessoas que já atuaram na área de ensino da PMMT.

A cerimônia festiva contou com a presença de magistrados, da corregedora geral da PMMT, Ridalva Reis de Souza, do secretário adjunto de Integração Operacional da Secretaria de Segurança Pública, Jonildo José de Assis, que na oportunidade representou o secretário Gustavo Garcia, de familiares dos agraciados e do ex-governador e ex-senador Júlio Campos, tido como parceiro na implantação da Academia, uma vez que doou à época, toda a área que abriga a Academia. 

Leia mais:  Projeto leva orientações de saúde e educação a adolescentes do Socioeducativo

        

Ressalta-se que em 31 anos de existência a APMCV formou 760 oficiais, entre operacionais, administrativos e do quadro de saúde. Sendo estes, integrantes da corporação de Mato Grosso e de outros estados como Paraíba, Rondônia, Amapá, Mato Grosso do Sul e Acre. 

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Servidor é preso por roubar pneus novos utilizados em caminhões e retroescavadeiras

Publicado

Foram desviados pelo menos 12 pneus novos utilizados em caminhões e retroescavadeiras, causando um prejuízo de aproximadamente R$ 35 mil.

Um servidor público suspeito de desviar pneus de veículos da prefeitura de Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá, prestou esclarecimentos na delegacia do município. Segundo a Polícia Civil, ele deve responder pelo crime de peculato.

As investigações começaram no dia 22 de março, quando o prefeito Adilson Gonçalves de Macedo registrou um boletim de ocorrência denunciando o suposto desvio.

O delegado Wilyney Santana Borges disse que várias buscas foram realizadas, até que o suspeito acabou confessando o crime. Em depoimento, ele contou que os pneus foram repassados para um comerciante como parte do pagamento na aquisição de um carro dele de luxo.

Os pneus desviados eram de veículos da Secretaria Municipal de Urbanismo.

De acordo com a polícia, nas investigações, foi apurado que pneus adquiridos para serem utilizados nas automóveis da secretaria foram desviados nos meses de novembro e dezembro de 2020, por um servidor  que exercia funções no setor de frotas da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Leia mais:  Polícia do DF cumpre mandados de busca e prisão em MT

Segundo o delegado, os indícios apontados no inquérito indicam que foi possível constatar o desvio de pelo menos 12 pneus novos utilizados em caminhões e retroescavadeiras, causando um prejuízo de aproximadamente R$ 35 mil.

A Polícia Civil informou que o investigado pela venda dos pneus deverá responder ação penal pelo crime de peculato, vez que na época dos desvios, exercia o cargo de funcionário público. Já o comerciante que recebeu os pneus desviados, em troca de pagamento, responderá pelo crime de receptação.

A delegacia de Barra do Garças continua as investigações para saber se havia a conivência ou participação de outros servidores municipais, envolvidos no caso dos pneus desviados.

Por G1 MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana