conecte-se conosco


Abertura de Jogos Escolares em Várzea Grande anima atletas e público

Publicado

A pira olímpica de mais uma fase estadual dos Jogos Escolares foi acesa no ginásio Fiotão, em Várzea Grande, na noite de quinta-feira (03.10), marcando o início das disputas nas modalidades esportivas individuais. Relembrando os jogos olímpicos, antes de ser acesa a tocha passou pelas mãos de vários atletas e ex-atletas, finalizando com o professor e desportista deficiente visual Bolinha, levando o ginásio ao delírio na abertura da competição escolar.

“Estamos num dia realmente feliz, estamos de braços abertos para receber todas as delegações dos 32 municípíos que estão na nossa cidade”, afirmou Lucimar Campos, prefeita de Várzea Grande – município sede parceiro da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) na efetivação dessa etapa estadual.

Ao declarar oficialmente abertos os Jogos Escolares no município, a prefeita Lucimar aproveitou para convidar a todos para fazer uma grande ola, no que foi prontamente atendida. A coreografia serviu para envolver ainda mais o público na noite de festa que celebrou a realização dos Jogos Escolares em Várzea Grande.

Participaram também da abertura do evento, o secretário da Secel, Allan Kardec, o senador Jayme Campos, vereadores e secretários municipais de Várzea Grande, dentre outras autoridades. 


Senador Jayme Campos, prefeita Lucimar Campos, secretário municipal Sílvio Fidelis e secretário de Estado Allan Kardec – rodeados por demais envolvidos na realização  – Foto por: Ahmad Jarrah

Para o secretário Allan Kardec, a realização do evento em Várzea Grande, especificamente ali no ginásio Fiotão, adentrava em memórias já vividas por outros desportivas do Estado. 

“Uma semana depois da reinauguração desse belo ginásio, estamos aqui fazendo esse grade evento. Um ginásio que passou pela história de muitos atletas mato-grossenses. Em 1994, eu mesmo estava aqui defendendo Cuiabá nos Jogos Escolares. Por tudo isso é tão importante agradecer a todos os envolvidos, do Governo do Estado, da Prefeitura e Câmara de Vereadores de Várzea Grande, pela realização dos Jogos. Quero em nome de todos os desportistas do Estado, dizer que vocês podem acreditam novamente no esporte em Mato Grosso, e desejar pra cada atleta um grandiosa competição”, expressou Allan. 

Leia mais:  Estado muda projeção e só pagará salário integral em dezembro

A presença do atleta olímpico Vicente Lenilson também alimentou a inspiração dos jovens atletas que participam do evento. Após a exibição do vídeo da conquista da medalha de prata no revezamento 4x100m na Olimpíada de Sidney, em 2000, o atleta falou da importância da competição escolar em sua carreira esportiva.

“Nas olimpíadas de Sidney eu tinha 21 anos, apenas quatro anos depois de ter começado no esporte por meio de Jogos Escolares como este. Foram três Olímpiadas com duas medalhas e muitas outras conquistas. Da mesma forma, todos vocês podem alcançar vitórias em suas vidas”, motivou Vicente Lenilson.

A cerimônia de abertura contou ainda com a entrada e apresentação das delegações participantes, apresentação cultural de siriri com o grupo de Dança Regional Estrela Guia, e luzes, muitas luzes transmitidas pelos aparelhos celulares do próprio público que abrilhantaram o início de mais uma etapa do maior evento esportivo escolar do país.

Modalidades e programação

Até domingo (06.10), cerca de 1.500 estudantes de escolas públicas e privadas mato-grossenses disputam as modalidades individuais de atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez. Confira a programação no final do texto.

Leia mais:  Dois Comandos Regionais da PM no interior terão novos comandantes

Os campeões e campeãs estaduais em cada modalidade representam Mato Grosso na etapa nacional da competição escolar que acontecerá em novembro, em Blumenau/SC.

De maio a agosto, a Secel realizou 10 etapas regionais do Jogos Escolares das modalidades coletivas, envolvendo todos os municípios mato-grossenses. Mais duas etapas estaduais consagraram as equipes campeãs mato-grossenses, que, em setembro, disputaram a fase nacional – Regional Verde, em Palmas-TO, buscando a classificação para a etapa final brasileira.  

Atletismo Data:  04/10 (manhã e tarde), 05/10 (manhã e tarde) e 06/10 (manhã e tarde)
Local: COT da UFMT – Coxipó, Cuiabá

Badminton Data: 05/10 (manhã e tarde)
Local: Ginásio Abdão Profeta – Bairro Jardim Glória, Várzea Grande

Ciclismo Data: 05/10 (manhã)
Local: Chapéu do Sol – Várzea Grande

Ginástica rítmica  Data: 05/10 (manhã e tarde)
Local: Ginásio Fiotão – Bairro Centro Sul, Várzea Grande

Judô Data: 04/10 (manhã e tarde)
Local: Ginásio Fiotão – Bairro Centro Sul, Várzea Grande

Luta olímpica Data: 05/10 (manhã e tarde) e 06/10 (manhã e tarde)
Local: Ginásio Fiotão – Bairro Centro Sul, Várzea Grande

Natação Dias: 05/10 (manhã e tarde) e 06/10(manhã)
Local: Piscina do Complexo Arena Pantanal – Bairro Verdão, Cuiabá

Tênis de mesa Data: 05/10 (manhã e tarde) e 06/10 (manhã e tarde)
Local: Complexo Esportivo Dom Aquino – Bairro Dom Aquino, Cuiabá

Vôlei de praia 
Data: 04/10 (manhã e tarde), 05/10 (manhã e tarde) e 06/10 (manhã)
Local: Complexo Esportivo AABB – Bairro Chácara dos Pinheiros, Cuiabá

Xadrez  Data: 04/10 (tarde), 05/10 (manhã e tarde) e 06/10 (manhã)
Local: Anexo II da Secretaria municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer – Bairro Marajoara, Várzea Grande

Comentários Facebook
publicidade

Assembleia prorroga recesso das atividades administrativas

Publicado

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (DEM), prorrogou o recesso das atividades administrativas até a próxima sexta-feira (14). A determinação, publicada no Diário Oficial Eletrônico de sexta-feira (7), mantém as atividades estritamente essenciais para o funcionamento do Parlamento.

Esse prazo, de acordo com a Resolução Administrativa nº 45/2020, pode ser prorrogado caso continue a evolução das condições sanitárias em Cuiabá e Várzea Grande. Nas duas cidades, voltaram a aumentar os casos de contaminação pelo novo coronavírus.

Na última determinação, publicada no DOE/AL do dia 29 de julho, por meio da Resolução Administrativa nº 42/2020, o recesso administrativo teve início em 3 de agosto e seguiu até o último dia 8. O documento descreveu a alteração das condições de funcionamento da Assembleia Legislativa nesse período de enfrentamento da Covid-19.

O documento mantém como atividades essenciais as sessões plenárias (ordinárias e extraordinárias), as reuniões das comissões permanentes e temporárias, as reuniões do Colégio de Líderes e da Mesa Diretora. Os horários do expediente dessas atividades legislativas serão das 8 horas até as 14 horas, com exceção das quartas-feiras, quando o expediente será das 8 horas até as 12 horas e, à tarde, das 13 horas até as 17 horas.

As atividades do Plenário ocorrerão através do Sistema de Deliberação Remota, instituído pela Resolução nº 6.719/ 2020, utilizando da plataforma digital Zoom ou equivalente, como medida excepcional destinada a viabilizar o funcionamento do Plenário durante a emergência de saúde pública.

Leia mais:  Polícia Civil identifica infrações em ponto de venda de gás de cozinha na Capital

Em dias de sessão, apenas será permitido o acesso ao Plenário de Deliberações, o presidente da Assembleia Legislativa, que será auxiliado pelos 1º e 2º secretários ou por parlamentares designados para tal incumbência e até mais um parlamentar a ser convocado, devendo todas as proposições serem remetidas ao e-mail [email protected]

A medida adotada pelo presidente Botelho está embasada no artigo 4º do Decreto Federal nº 10.282, de 20 de março de 2020, que regulamenta a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, que define os serviços públicos e as atividades essenciais dos Poderes Legislativos.

De acordo com o documento, os servidores que não estiverem em afastamento médico, em gozo de férias ou licenças, devem desempenhar suas atividades funcionais designadas pela chefia imediata em regime de trabalho home office, devendo permanecer durante o horário de expediente acessíveis e disponíveis.

De acordo com a resolução, apenas dois servidores terão acesso a cada um dos 23 gabinetes. Já nos gabinetes da Presidência, da Secretaria de Serviços Legislativos, da Secretaria Parlamentar da Mesa Diretora, dos Núcleos de Comissões Permanentes e da Coordenadoria de Segurança Militar, será autorizado o ingresso de servidores em quantidade essencial para o efetivo desempenho das atividades.

O documento restringe ainda o acesso de servidores nas secretarias administrativas e na Procuradoria. Nesses setores, será permitida a entrada do secretário e do procurador, respectivamente, e de até dois servidores.

Leia mais:  Setasc oferece vagas para curso gratuito de operador de computador

Na Superintendência de Contratos, Convênios e Correlatos e na de Licitação, será permitido o acesso dos superintendentes e de até três servidores. Na Gerência de Manutenção e Serviços Gerais, será permitido o acesso do gerente e de até quatro servidores.

Na Supervisão de Saúde e Qualidade de Vida, será permitido o acesso do supervisor e de até dois servidores. Na TV Assembleia, será facultado o acesso de até quatro servidores por turno. Já na Rádio FM 89,5 será permitida a entrada de até dois servidores por turno.

Outra determinação da resolução é de os secretários, responsáveis pelos referidos setores, remeterem à Coordenadoria Militar a relação nominal única dos servidores, indicando as atividades essenciais a serem executadas. O acesso será submetido à autorização formal da Secretaria de Administração de Patrimônio.

No período de pandemia, a resolução autoriza a realização de obras, reformas e manutenções necessárias nas dependências do Parlamento durante o período de pandemia da Covid-19. Cabe à Secretaria de Administração e Patrimônio adotar as medidas necessárias para evitar a propagação interna da Covid-19. A secretaria deve intensificar a limpeza e desinfecção de superfícies nas dependências da Assembleia Legislativa, especialmente banheiros, elevadores, corrimões e maçanetas. O setor deve também adotar medidas que visam renovar a circulação de ar e da abertura periódica das janelas em locais com uso de ar condicionado.

 

 

Por: HiperNoticias

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana