conecte-se conosco


Educação

A poucos passos do Enem, vale acompanhar as dicas fundamentais

Publicado

A pouco mais de um mês para o início do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cada minuto é decisivo para os estudantes aprimorarem seus conhecimentos. Este ano, o exame terá provas aplicadas em dois domingos seguidos, 4 e 11 de novembro.

No primeiro dia, serão cinco horas e meia para o participante resolver questões de linguagens, códigos e suas tecnologias; e ciências humanas e suas tecnologias, além da redação – para a qual vale a advertência de que qualquer explanação que desrespeite os direitos humanos incorrerá na perda de 200 pontos.

Nesta edição do exame, a segunda etapa apresenta um diferencial: serão mais 30 minutos para o estudante, que, até 2017, dispunha de quatro horas e meia e agora terá cinco horas para desenvolver as questões propostas de ciências da natureza e suas tecnologias e de matemática e suas tecnologias.

Abaixo, confira algumas dicas elaboradas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao MEC, para os participantes do exame.

Aplicativo – O cartão de confirmação da inscrição estará disponível a partir de outubro (a previsão é dia 13). Desse documento constam o número de inscrição; data, hora e local das provas; atendimento especializado e/ou específico (se solicitado); e língua estrangeira selecionada. Para facilitar o acesso às informações, o aluno pode baixar o aplicativo do Enem em seu smartphone – no App Store, para sistemas IOS; ou no Google Player, para Android.

Leia mais:  Como fazer uma boa redação do Enem 2018?

Pontualidade – Assim que souber o local das provas, faça o percurso para verificar a distância, o tempo gasto e a melhor forma de chegar. Lembre-se que o trânsito no dia pode estar mais complicado que o de costume.

Documentação – Nesta edição do Enem, vários documentos podem ser utilizados para identificação, mas só valem os originais, oficiais e com foto, como Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Certificado de Dispensa de Incorporação, Certificado de Reservista, Passaporte, Carteira Nacional de Habilitação e Identidade funcional. Não será aceito qualquer documento em formato eletrônico.

O que levar – Fique atento aos itens obrigatórios e proibidos no dia das provas. Todos os alunos devem levar, além do documento de identificação, uma caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente. Como a leitura ótica do cartão de respostas só identifica a cor preta, está vetado o uso de canetas de tinta azul ou vermelha, lápis e lapiseira. O ideal é que o estudante leve mais de uma caneta. É aconselhável também portar o cartão de confirmação de inscrição.

Leia mais:  Enem será adiado em pelo menos um mês, anuncia governo

É proibido levar qualquer material impresso (livros, apostilas), borracha, caneta de material não transparente, corretivo, dispositivos eletrônicos, fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados imagens, vídeos e mensagens, óculos escuros, relógio, chapéus, gorros e bonés.

Durante a prova – Antes de entrar na sala, guarde os objetos não permitidos no envelope porta-objetos, feche o lacre e deixe-o debaixo da sua cadeira. Não esqueça de conferir seus dados no cartão-resposta/folha de redação e certifique-se de que não esteja faltando nenhuma pergunta ou página em seu caderno de questões.

É possível se alimentar e hidratar durante as provas, mas é importante o candidato saber que os produtos poderão ser verificados a qualquer momento. O Inep recomenda que, nesse caso, o estudante leve alimentos de fácil manuseio e não exagere no consumo.

Calendário – A divulgação do cartão de confirmação está prevista para 22 de outubro. As provas, vale retomar, serão realizadas em novembro, em dois domingos consecutivos, nos dias 4 – com encerramento às 19h – e 11 – encerradas às 18h30. A divulgação dos gabaritos se dará em 14 de novembro, sendo os resultados publicados em 17 de janeiro de 2019.

Assessoria de Comunicação Social

Comentários Facebook
publicidade

Educação

Univag inova e lança oferta de aulas ao vivo

Publicado

O Univag – Centro Universitário de Várzea Grande, sempre buscando inovar no ensino superior, lança uma nova forma de ofertar aulas, a graduação ao vivo. São mais de 15 cursos com aulas ao vivo com total interação, sem perder a essência da sala de aula, com a alta qualidade do Univag.

A graduação ao vivo será transmitida com o que há de melhor da tecnologia remota e do modelo presencial: as aulas acontecem com dias e horários marcados com interação ao vivo entre aluno e professor pela plataforma ZOOM com o apoio do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem).

Essa oferta permite que o aluno assista as aulas ao vivo sem precisar se locomover, no conforto da sua casa, indo até o Univag apenas para a realização das aulas práticas e provas regimentais, com dois a quatro encontros presenciais planejado por semestre.

“Toda estrutura é pensada para promover a maior conveniência para quem quer estudar e ter a melhor formação profissional. Os cursos ao vivo do Univag apresentam qualidade superior, pois o acompanhamento dos alunos ocorre durante todas as atividades. A proposta pedagógica ao vivo oportuniza mais tempo para se dedicar aos estudos, em qualquer local, comparecendo a instituição apenas em datas programadas”, ressaltou o diretor de Área de Conhecimento do Univag, professor doutor Alessandro A. Lopes Santana da Silva.

Leia mais:  Matrícula para alunos novos da Educação Básica, Pré-Escola e Ensino Fundamental começa dia 7

Além dessa novidade, o Univag já oferta Graduações Tecnológicas Semipresenciais na área da gestão com a mesma qualidade dos cursos presenciais. Nos cursos Semipresenciais do Univag o aluno comparecerá ao polo nas datas programadas para realizar atividades otimizadas: exercícios, apresentação de trabalhos, desenvolvimento de projetos e avaliações.

Inscrições abertas

Gratuita, a inscrição para a modalidade à distância, oferta Semipresencial e graduação ao vivo pode ser feita até o dia 19 de fevereiro, pela Internet, no endereço eletrônico: www.vestibularunivag.com.br e também em qualquer um dos polos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados das 8h às 12h.

Para o processo seletivo, o (a) candidato (a) pode ingressar no Univag através da nota de Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), pela realização presencial e agendada de prova de Redação, com data e horários estabelecidos no ato da inscrição ou por prova de Redação on-line.

Quer qualidade aliada a praticidade? Faça um curso de graduação ao vivo ou Semipresencial no Univag. Consulte os cursos ofertados e nosso Programa de Bolsas e Parcelamentos.

Leia mais:  Senado convoca Weintraub a explicar falas em reunião ministerial

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana