conecte-se conosco


Educação

A EMEB Escola Cívico Militar Maria Dimpina oferecerá 255 vagas para alunos novos

Publicado

As matrículas poderão ser feitas pelo portal Matrícula WEB, nos dias 9 e 10 de janeiro, pelo site da Prefeitura de Cuiabá

A EMEB Profª Maria Dimpina Lobo Duarte, localizada na Grande Coxipó,  funcionará já a partir do ano letivo 2020, dentro do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares. Lançado em setembro do ano passado pelo governo federal, o programa foi desenvolvido para promover a melhoria na qualidade da educação básica do país.

Na unidade serão oferecidas 255 vagas para alunos do 6º ao 9° Ano do Ensino Fundamental, nos dois períodos. As matrículas para alunos novos poderão ser feitas pelo link do portal Matrícula WEB, disponível no site da Prefeitura de Cuiabá, nos dias 9 e 10 de janeiro, dias em que poderão ser feitas as matrículas para as escolas localizadas nas Regionais Sul e Oeste. A unidade atenderá cerca de 510 alunos.

Para receber os alunos, a unidade está passando por uma ampla reforma abrangendo toda a parte de infraestrutura além da reorganização pedagógica e dos espaços.

Leia mais:  Avança no Senado liberação do BPC a mais de um deficiente na família

Assessores da Diretoria de Ensino (DE) da Secretaria de Educação junto com a equipe pedagógica da unidade estão reformulando a grade curricular da unidade, que oferecerá além das disciplinas comuns nas áreas de Linguagens, Ciências da Natureza e Humanas, Matemática e Ciências Sociais uma parte diversificada com Educação Moral e Cívica, Informática, Educação Ambiental/Horta, Linguagem Corporal/Judô, Arte/ Banda e Fanfarra e Danças/Siriri e Cururu e também Educação Física/Natação.

Também na parte diversificada, os alunos participarão do Projeto Valores, com atividades ministradas por militares da reserva das Forças Armadas. Os  aspectos da vida cidadã como saúde, sexualidade, vida familiar e social, direitos dos idosos, das crianças, educação para o trabalho, para o trânsito, meio ambiente, pluralidade cultural e outros serão trabalhados com temas contemporâneos transversais, integrados aos componentes curriculares convencionais conforme a política educacional no Município, a Escola Cuiabana.

O prefeito Emanuel Pinheiro falou sobre o perfil cívico militar preconizado pelo programa e destacou que se trata de um ambiente de parcerias. “Nesse ambiente possibilitamos a construção de vínculos entre os gestores, professores, militares, estudantes e pais e responsáveis, onde a qualidade do ensino e a disciplina são as metas”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro.

Leia mais:  Projeto de Xuxu Dal Molin amplia acesso às pautas das sessões para deputados e cidadãos

O secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos, destacou que a anuência da comunidade escolar foi fundamental para a implantação da escola cívico militar no município. “Uma audiência publica realizada no final do ano passado, reuniu a comunidade escolar que demonstrou o interesse pela modalidade de ensino em especial pela qualidade e disciplina, segurança, valores morais e cívicos”, disse o secretário Alex Vieira Passos.

Comentários Facebook
publicidade

Educação

Detran-MT inicia o ano orientando 525 pessoas com ação educativa em escola

Publicado

por

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) iniciou o ano atendendo 525 alunos e professores, nesta quarta-feira (23.01), com ações educativas na Escola Estadual Professora Alice Fontes Pinheiro, no bairro Nossa Senhora Aparecida, em Cuiabá.

Os servidores ministraram palestras sobre orientações aos pedestres, crianças, passageiros e cliclistas quanto a percepção dos riscos e perigos no trânsito, além do perigo de menores no volante e responsabilidade dos pais e riscos de aceitar carona com motoristas embriagados.

Segundo a Analista do Serviço de Trânsito da Gerência de Ações Educativas de Trânsito do Detran-MT, Zoraide Barbosa Almeida Urcino, a unidade escolhida está localizada próximo à rodovia Palmiro Paes de Barros, que tem um grande fluxo de veículos. “Por isso é necessário fazer essas palestras, orientando, por exemplo, quanto à forma segura de se atravessar a rua na faixa de pedestres para evitar acidentes”, disse.

Durante todo ano, o Detran-MT, por meio da Gerência de Ações Educativas de Trânsito, realiza diversas ações em empresas e escolas com o objetivo de sensibilizar e orientar toda a população sobre as leis de trânsito e comportamentos seguro no trânsito.

Leia mais:  Vereador Dr. Xavier é homenageado na 4ª Copa Nacional de Bandas e Fanfarras

Para o coordenador da unidade escolar, Fernando Lino, a ação educativa foi de grande importância. “Trata-se de uma orientação para a vida. O trânsito está sendo muito desafiador, e nossos alunos precisam dessas orientações. Foi uma excelente ação de toda a equipe do Detran-MT”, avaliou.

(Com supervisão da jornalista Lidiana Cuiabano) 

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Deixe sua Opinião

Como você define o governo de Mauro Mendes, até agora ?

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana