conecte-se conosco


Educação

A Arte de Ensinar

Publicado

A ARTE DE ENSINAR

MEIRA SANTOS SILVA, Camilli [1]

Resumo:

A educação é um processo privilegiado de formação de pessoas e não se reduz apenas à transmissão de conhecimentos ou tão pouco repasse de instruções descontextualizadas, que condicionam a pessoa como depositária de saberes.

A figura do professor deve ser entendida como mediador de conhecimento e não apenas como detentor do mesmo.

Palavras-chave: Práticas educativas. Humanização. Integralização do ser.

Ensinar não se esgota no “tratamento” do objeto ou do conteúdo, mas se alonga à produção das condições em que aprender criticamente é possível. Ser educador é viver a certeza de que faz parte de sua tarefa docente não apenas ensinar os conteúdos, mas também ensinar a pensar certo, estimulando a capacidade criadora do educando.

O professor exerce sua profissão com esforço, preparo, conhecimento, pesquisa, tempo e dedicação, no entanto, a educação precisa ser mais consolidada e compreendida por diversos segmentos da sociedade.

Ser professor é manter-se apaixonado por sua profissão, tendo convicção do seu esforço e da sua real dedicação, que compartilha conhecimentos, propaga informações e faz o outro crescer, sendo presença concreta que caminha junto, criando assim vínculos de comprometimento com sua missão.

Leia mais:  Milton Ribeiro toma posse como ministro da Educação

Educar é um trabalho que constantemente ultrapassa o transmitir conhecimento, pois cria possibilidades para sua produção ou sua construção! Este é o legado que cada educador deixa para a sociedade: formar cidadãos para que possam estar aptos a viver este processo de integração social e não meros receptores de conhecimentos sociais.

“Educar significa guiar outros seres humanos de modo que eles se tornem aqueles que devem ser…” (Edith Stein – filósofa e teóloga alemã, 2003).

A arte de ensinar é estabelecer uma intimidade entre os saberes curriculares e a experiência social, fazendo com que o educando construa seu próprio pensamento, tendo a consciência crítica com o ensino dos conteúdos que lhe são passados, vivenciando a experiência de dialogar sobre a realidade concreta.

REFERÊNCIAS

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

STEIN, Edith. Estructura de la Persona Humana. In: Obras Completas, IV. Escritos antropológicos y pedagógicos. Madrid: Editorial de Espiritualidade/Vitoria: Ediciones El Carmen/Burgos: Monte Carmelo, 2003.

Leia mais:  Unemat realizará seleção de analistas para atuação no Cadastro Ambiental Rural

[1]Professora, Mestre em Direito do Trabalho e Relações Internacionais do Trabalho pela Universidade Três de Febrero – UNTREF.

Comentários Facebook
publicidade

Educação

Univag inova e lança oferta de aulas ao vivo

Publicado

O Univag – Centro Universitário de Várzea Grande, sempre buscando inovar no ensino superior, lança uma nova forma de ofertar aulas, a graduação ao vivo. São mais de 15 cursos com aulas ao vivo com total interação, sem perder a essência da sala de aula, com a alta qualidade do Univag.

A graduação ao vivo será transmitida com o que há de melhor da tecnologia remota e do modelo presencial: as aulas acontecem com dias e horários marcados com interação ao vivo entre aluno e professor pela plataforma ZOOM com o apoio do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem).

Essa oferta permite que o aluno assista as aulas ao vivo sem precisar se locomover, no conforto da sua casa, indo até o Univag apenas para a realização das aulas práticas e provas regimentais, com dois a quatro encontros presenciais planejado por semestre.

“Toda estrutura é pensada para promover a maior conveniência para quem quer estudar e ter a melhor formação profissional. Os cursos ao vivo do Univag apresentam qualidade superior, pois o acompanhamento dos alunos ocorre durante todas as atividades. A proposta pedagógica ao vivo oportuniza mais tempo para se dedicar aos estudos, em qualquer local, comparecendo a instituição apenas em datas programadas”, ressaltou o diretor de Área de Conhecimento do Univag, professor doutor Alessandro A. Lopes Santana da Silva.

Leia mais:  Eleição de diretores das escolas estaduais ocorre nesta quinta.

Além dessa novidade, o Univag já oferta Graduações Tecnológicas Semipresenciais na área da gestão com a mesma qualidade dos cursos presenciais. Nos cursos Semipresenciais do Univag o aluno comparecerá ao polo nas datas programadas para realizar atividades otimizadas: exercícios, apresentação de trabalhos, desenvolvimento de projetos e avaliações.

Inscrições abertas

Gratuita, a inscrição para a modalidade à distância, oferta Semipresencial e graduação ao vivo pode ser feita até o dia 19 de fevereiro, pela Internet, no endereço eletrônico: www.vestibularunivag.com.br e também em qualquer um dos polos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados das 8h às 12h.

Para o processo seletivo, o (a) candidato (a) pode ingressar no Univag através da nota de Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), pela realização presencial e agendada de prova de Redação, com data e horários estabelecidos no ato da inscrição ou por prova de Redação on-line.

Quer qualidade aliada a praticidade? Faça um curso de graduação ao vivo ou Semipresencial no Univag. Consulte os cursos ofertados e nosso Programa de Bolsas e Parcelamentos.

Leia mais:  Professor da rede estadual é selecionado para curso de inglês nos EUA

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana