Tecnologia
Publicado
1 mês atrás
Todas as semanas, a Netflix adiciona novas filmes e séries ao catálogo, oferecendo sempre novas opções de conteúdo para seus assinantes, e é sempre bom saber o que vem por aí no serviço. Por causa disso, o Olhar Digital selecionou as principais estreias desta semana na plataforma de streaming.
A premiada série dramática The Crown retorna para a terceira temporada , seguindo as políticas, rivalidades e relacionamentos da Elizabeth II, e os eventos que fizeram história. A nova temporada mostra acontecimentos a partir de 1964, incluindo a ascensão dos Beatles e a conquista da Copa do Mundo de 1966 pela Inglaterra.
Outro destaque é a série documental Maradona no México , que narra a passagem do ídolo argentino pelo Dorados de Sinaloa, um clube de futebol de uma região que é considerada o coração de um dos maiores carteis de droga do México. Lá, Diego Maradona tenta salvar tanto o time quanto a si mesmo.
Leia também: League of Legends comemora 10 anos com eventos e documentário na Netflix
Por fim, a animação Klaus tem tudo para agradar a família inteira. Em uma espécie de “origem do Papai Noel “, a produção mostra como um carteiro egoísta e um fabricante de brinquedos solitário cultivam uma amizade improvável e levam alegria a uma cidade fria e sombria.
Confira abaixo os principais lançamentos de séries, filmes e especiais desta semana na Netflix :
Séries
- Chefe de Gabinete – temporada 2 (11/11)
- Nada ao Redor – temporada 1 (14/11)
- El Club – temporada 1 (15/11)
- The Crown – temporada 3 (17/11)
Filmes
- Pássaro do Oriente (15/11)
- Preso em Casa (15/11)
Leia também: Kinopop, o ‘Netflix da Classe C’, chega ao Brasil neste mês por R$ 15; conheça
Infantil
- Garotas Harvey para sempre!: As Aventuras das Harvey Street – temporada 3 (12/11)
- Go! Festa Inesquecível (15/11)
- Klaus (15/11)
- Lhama Lhama – temporada 2 (15/11)
Documentários e especiais
- Jeff Garlin: Our Man In Chicago (12/11)
- Maradona no México (13/11)


Tecnologia
Segurança para mulheres em um clique: conheça a tecnologia Malalai
Publicado
5 horas atrás
No final de novembro, o prêmio GOL Novos Tempos teve como principal homenageada a arquiteta e urbanista Priscila Gama , por sua contribuição para a segurança na mobilidade urbana com o aplicativo Malalai ( Android e iOS ).
Essa não é a primeira vez que Priscila é premiada por seu app , e provavelmente não será a última. “A coisa tomou uma proporção que nem se eu quisesse eu conseguiria largar tudo hoje”, brinca a mineira, se lembrando de quando teve a primeira ideia sobre a Malalai, no final de 2015.
Malalai , que significa “atingida pela dor” e homenageia Malalai de Maiwand e Malala Yousafzai, é um aplicativo de mobilidade urbana que permite que os usuários – sobretudo mulheres – compartilhem suas rotas e enviem sinais de emergência para contatos próximos, a fim de gerar mais segurança. “Minha ideia era só oferecer companhia virtual para as mulheres”, conta Priscila.
Leia também: Black Mirror? Aplicativo de namoro é desenvolvido com base no DNA dos usuários
A ideia surgiu depois que Priscila presenciou uma mulher sendo seguida de madrugada em uma rua próxima à sua casa, em Belo Horizonte, MG.
Na mesmo época, o coletivo Think Olga lançou a hashtag #PrimeiroAssédio , na qual mulheres eram convidadas a compartilharem situações de assédio nas redes sociais. Lendo muito relatos relacionados à mobilidade, a arquiteta teve certeza de que era hora de criar algo que mudasse a situação.
Com apenas uma ideia em mente, Priscila se inscreveu em um concurso de startups , sem sequer sonhar que chegaria onde está hoje. “Nesse evento, normalmente, a galera ou é de business, ou é de tecnologia, ou é de design, eu não era de nenhum dos três”, brinca.
Foi nesse concurso que ela conheceu seu atual sócio, Henrique Mendes, e a ideia foi, aos poucos, entre altos e baixos, saindo do papel.
“O Henrique levou um ano para aprender a fazer aplicativo para fazer o nosso”, lembra a arquiteta, rindo. “Então, tirar o negócio do papel incluiu aprender a desenvolver aplicativo”.
Como funciona a Malalai
O objetivo da tecnologia Malalai é oferecer mais segurança para pessoas que querem ser livres para se deslocarem sozinhas . Através do aplicativo, os usuários podem adicionar até três pessoas de confiança, que são chamados de keepers .
Uma delas (que também precisa ter o app instalado) pode acompanhar as rotas que o usuário quiser compartilhar, enquanto as outras duas recebem apenas avisos de emergência.
Leia também: Mariéme Jamme: vencedora, agora ela quer ensinar 1 milhão de meninas a programar
Toda vez que for iniciar um trajeto, o usuário pode pedir para que o keeper principal o acompanhe, e ele receberá o mapa com a rota em tempo real em seu celular.
Também dá para configurar um tempo após o fim da rota para enviar uma mensagem de emergência ao keeper principal. Caso se passe o tempo esperado para a conclusão do caminho e você ainda não tiver concluído, quem está acompanhando sua rota receberá um aviso de emergência.
Além disso, o aplicativo possui um botão vermelho (que pode ser adicionado como atalho na tela principal do smartphone). Com apenas um clique nele, é possível avisar os três keepers que você se encontra em uma situação de emergência.
Leia também: Uber lança serviço de patinete elétrico no litoral paulista
Mapa da segurança
Outro aspecto bastante interessante do aplicativo é que ele funciona como um mapeamento coletivo . Todos os usuários do aplicativo podem visualizar e adicionar aos mapas das cidades avisos como “rua movimentada”, “assédio recorrente” e “má iluminação”.

Priscila conta que um dos maiores objetivos da empresa hoje é conseguir melhorar esse mapeamento, incluindo informações que não dependam dos usuários e adicionando a possibilidade de pessoas incluírem dados diretamente na web , sem precisarem baixar o aplicativo.
Para encontrar boas soluções a esse desafio, eles planejam um hackathon no início de 2020. “O grande desafio é conseguir mostrar onde há movimento nas ruas e onde não há em tempo real”, conta.
Leia também: Cidade italiana bane Google Maps depois de muita gente se perder
Mais do que um aplicativo
Outra novidade bastante interessante que Malalai traz é que a empresa não se trata apenas de um aplicativo .
Priscila, Henrique e sua equipe já desenvolvem jóias inteligentes , capazes de enviarem alertas discretos para celulares cadastrados.
A principal delas é o anel, que está em produção e já tem cerca de 50 pessoas na fila de espera – é possível encomendá-lo pelo site da Malalai .
Conectado ao celular via Bluetooth , o anel consegue enviar mensagens de emergência para contatos cadastrados com apenas uma pressão sobre ele.

A expectativa é que a peça esteja disponível para venda no meio do ano que vem. Priscila conta que a equipe já pensa em outras opções também, como colares e chaveiros, que devem ter custos menores.

Deixe sua Opinião

Servidores realizam doações de brinquedos para crianças com deficiências

Estado lança o maior programa de incentivo à Agricultura Familiar de Mato Grosso

Derf Barra do Garças fecha o ano com redução dos índices de roubos e furtos na regiao

Secretaria lança PMI para realização de projeto de revitalização do Mercado Municipal

Polícia Civil identifica grupo criminoso envolvido em roubos e homicídio em Sinop
Polícia


Derf Barra do Garças fecha o ano com redução dos índices de roubos e furtos na regiao
Assessoria | PJC-MT Atuando no combate a crimes contra o patrimônio, como roubo, furto e receptação, a Delegacia Especializada de Roubos e...


Polícia Civil identifica grupo criminoso envolvido em roubos e homicídio em Sinop
Assessoria | PJC-MT A Polícia Judiciária Civil avança nas investigações contra um grupo criminoso envolvidos em vários cries de roubos...


Casal é preso em Diamantino transportando tabletes de maconha e pasta base de cocaína
Assessoria | PJC-MT Um casal que fazia o transporte de substâncias entorpecentes, tipo maconha e pasta base de cocaína,...

Mato Grosso


Servidores realizam doações de brinquedos para crianças com deficiências
Os servidores da Superintendência da Pessoa com Deficiência da Casa Civil promoveram neste ano o Natal Solidário para as crianças...


Estado lança o maior programa de incentivo à Agricultura Familiar de Mato Grosso
O Governo do Estado de Mato Grosso lançou nesta sexta-feira (13.12) o programa ‘Mato Grosso Produtivo’, maior programa de incentivo...


Seduc promove seminário formativo para profissionais das escolas de ensino médio integrado
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) promove nos dias 16 a 18 de dezembro o Seminário Formativo: Ensino Médio...
Entretenimento


Abaixo-assinado contra filme do Porta dos Fundos tem 1,6 milhão de assinaturas
arrow-options Divulgação ‘A Primeira Tentação de Cristo’ é motivo de polêmica; fieis pedem para que seja removido do streaming O...


Valesca Popozuda posta foto nua no Instagram: “goste quem gostar, eu sou assim”
arrow-options Reprodução/Instagram Valesca Popozuda sensualiza no Instagram A cantora Valesca Popozuda postou uma foto nua em seu perfil no Instagram....


Rainha Elizabeth procura diretor de mídias sociais no LinkedIn
arrow-options Reprodução/Instagram/@theroyalfamily Rainha Elizabeth II, em busca de mais engajamento nas redes sociais A Rainha Elizabeth está à procura de...
Esportes


Grand Finals: Calderano perde nas quartas e se despede do torneio
Sexto melhor do mundo, o mesatenista brasileiro Hugo Calderano deu adeus ao ITTF Word Tour Grand Finals na madrugada de hoje...


Mundial de Clubes: Monterrey bate Al Sadd e terá Liverpool como rival
Os mexicanos do Monterrey foram os últimos a se classificaram na tarde de hoje (14) para as semifinais do Mundial...


Al Hilal vence e avança à semifinal contra o Fla no Mundial de Clubes
O time Al Hilal, da Arábia Saudia, venceu por 1 a 0 o Esperance, da Tunísia, em partida pelas quartas...
Mais Lidas da Semana
-
Política5 dias atrás
Por 6 a 1, TSE cassa ex-juíza Selma por corrupção; nova eleição será no 1º semestre de 2020
-
Entretenimento7 dias atrás
Repórter de TV leva tapa no bumbum em transmissão ao vivo; assista
-
Polícia5 dias atrás
Mendes diz que pagará o 13º de todos os servidores no dia 20
-
Entretenimento6 dias atrás
Samara Felippo relata caso de racismo com a filha: “Chorando de ódio”
-
Educação6 dias atrás
Audiência pública discute revalidação de diplomas emitidos no exterior
-
Política6 dias atrás
Moro diz que prisão em segunda instância é imprescindível
-
Educação3 dias atrás
Leandro Karnal faz palestra gratuita e aberta ao público em Cuiabá
-
Entretenimento5 dias atrás
Fora da Globo, Bruno Gagliasso ironiza novelas e “Surubão de Noronha”; assista