21 de janeiro de 2018 - 05:56

Esporte

31/08/2017 20:39

Artilheiro das eliminatórias, Ronaldo supera Pelé em gols em jogos da Fifa

Eleito o melhor da temporada 2016-17 da Europa depois de liderar o Real Madrid ao título da Liga dos Campeões, o atacante Cristiano Ronaldo também vai usando as partidas oficiais pela seleção de Portugal para reforçar sua candidatura a mais um prêmio de melhor jogador do mundo em 2017.

Nesta quinta-feira (31), o craque disparou na artilharia das eliminatórias europeias para a Copa do Mundo da Rússia-2018 ao anotar três gols na vitória portuguesa sobre as Ilhas Faroe, por 5 a 1, em Porto. O volante William Carvalho e o atacante Nélson Oliveira completaram.

Com o "hat-trick", Ronaldo chegou a 78 gols em jogos oficiais por Portugal. Desta forma, superou a contagem de gols de Pelé pela seleção brasileira (77). A diferença? O português precisou de 144 partidas para chegar a este número (média de 0,54 por jogo), enquanto ao brasileiro bastaram 92 partidas (média de 0,83).

Pelas eliminatórias, Ronaldo soma agora 14 gols em seis partidas, com impressionante média de 2,3 por rodada. Sozinho, ele já fez mais gols do que 43 seleções europeias nesta disputa, até esta quinta.

Um desses gols foi marcado com um belíssimo voleio na grande área. "Já vinha há algum tempo buscando um gol assim. É o que faltava na minha carreira", afirmou o atacante. "Foi uma jogada bonita e já vou ver a repetição."

Ronaldo tem agora três gols de vantagem sobre o polonês Robert Lewandowski nas eliminatórias europeias.

Contando as disputas por vagas na Copa do Mundo nas seis confederações filiadas à Fifa (Federação Internacional de Futebol), apenas o saudita Mohammed Al-Sahlawi fez mais gols que Ronaldo. Ele tem 16 tentos, mas em número maior de partidas (13).

Apesar da tranquila vitória em casa, a seleção dirigida por Fernando Santos, atual campeã europeia, ainda segue na segunda colocação do Grupo B das eliminatórias, com 18 pontos, três a menos da Suíça.

Ao lado da Alemanha, que joga nesta sexta (1º) contra a República Tcheca, a Suíça é a única equipe do continente que tem aproveitamento de 100% nas eliminatórias. Pela sétima rodada, o país bateu Andorra por 3 a 0.

FRANÇA ARRASADORA

Em um dos clássicos da rodada, a França goleou a Holanda por 4 a 0, pelo Grupo A. O resultado deixa os franceses na liderança da chave, com 16 pontos.

Novo companheiro de Neymar no Paris Saint-Germain, em contratação anunciada nesta quinta, o centroavante Kylian Mbappé, 18, entrou no segundo tempo e anotou o quarto gol da vitória, já nos acréscimos. Ex-Monaco, ele custou 180 milhões de euros.

Terceira colocada no Brasil-2014, a Holanda fica em uma situação bastante complicada, caindo agora para o quarto lugar, com dez pontos.

A Bulgária a ultrapassou na tabela, subindo para terceiro, com 12, depois de bater a Suécia por 3 a 2, em casa. Os suecos têm 13 pontos, em segundo lugar, garantindo no momento ao menos uma vaga na repescagem do continente. 

 

Por: folhaSP


Copyright 2016 -  Todos os direitos reservados

versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo