18 de janeiro de 2018 - 19:06

Brasil

20/11/2017 10:43

Vinte duas cidades têm feriado do Dia da Consciência Negra na região; veja lista

Serviços têm funcionamento alterados e repartições públicas estarão fechadas.

 

feriado do Dia da Consciência Negra, nesta segunda-feira (20) altera o funcionamento de diversos serviços públicos de Araraquara e Rio Claro. O feriado é comemorado em 22 cidades da região (veja lista abaixo).

 

Araraquara

 
Araraquara tem feriado no Dia da Consciência Negra (Foto: Marlon Tavoni/EPTV)

Araraquara tem feriado no Dia da Consciência Negra (Foto: Marlon Tavoni/EPTV)

Não haverá expediente na prefeitura, assim como nos postos de saúde, creches, CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), Coordenadoria de Vigilância em Saúde e restaurante popular.

O atendimento será normal nas unidades de pronto atendimento (UPA) Central, Vila Xavier e Valle Verde. A coleta de lixo também funciona normalmente.

Uma programação especial irá homenagear o Dia da Consciência Negra.

Às 10h, 15 famílias negras tradicionais serão homenageadas, no Palacete das Rosas, e cada uma contará um pouco sobre a sua história. Às 11h30, no Sesc Araraquara, haverá uma contação de história para divertir a criançada com os mitos e lendas da cultura africana e afro-brasileira.

À tarde, acontece 10ª Marcha da Consciência Negra, com saída prevista para às 15h do Palacete das Rosas em direção ao Sesc, onde será realizado o show da banda Bond Black, às 16h.

 

Rio Claro

 
Lago Azul em Rio Claro (SP) abrirá no feriado do Dia da Consciência Negra. (Foto: Ronaldo Oliveira/ EPTV)

Lago Azul em Rio Claro (SP) abrirá no feriado do Dia da Consciência Negra. (Foto: Ronaldo Oliveira/ EPTV)

Em Rio Claro, a maioria das repartições públicas municipais não terá expediente nesta segunda-feira. Funcionam os plantões de saúde das UPAs do Cervezão e do Bairro do Estádio, a coleta de lixo domiciliar, com exceção da coleta seletiva, e as unidades da Farmácia Todo Dia do bairro do Estádio e do Cervezão

Exposição

Ecopontos ficarão abertos em horário especial, das 8 às 17 horas. O Daae terá atendimento telefônico pela linha 0800 505-5200 e o Lago Azul de Rio Claro ficará aberto normalmente.

 
Obra de Vimba Soares exposta no Shopping Rio Claro (Foto: Divulgação/ Shopping Rio Claro)Obra de Vimba Soares exposta no Shopping Rio Claro (Foto: Divulgação/ Shopping Rio Claro)

Obra de Vimba Soares exposta no Shopping Rio Claro (Foto: Divulgação/ Shopping Rio Claro)

Em homenagem a data está no Shopping Rio Claro a exposição “Somos Todos Mulatos”, com obras de Vimba Soares, artista plástico, ilustrador e escultor, com a técnica de tinta acrílica. A exposição vai até 30 de novembro com entrada gratuita.

 

Feriado

O Dia Nacional da Consciência Negra foi oficialmente instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.

O dia é feriado em cerca de mil cidades em todo o país e nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro por meio de decretos estaduais. Em estados que não aderiram à lei, como São Paulo, a decisão se haverá feriado é da Câmara de Vereadores de cada município.

 

Copyright 2016 -  Todos os direitos reservados

versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo